4 tendências de marketing que você deve ficar de olho em 2018

Sumário
    Add a header to begin generating the table of contents

    O marketing é um setor bastante dinâmico e que se mantém em constante evolução. A cada ano técnicas são atualizadas, ferramentas são lançadas, plataformas são criadas e metodologias são adaptadas. Para não sair atrás da concorrência, é preciso se manter atualizado com as tendências de marketing.

    Em 2018, algumas tecnologias que já vêm sendo utilizadas — como inteligência artificial e realidade virtual — devem ganhar ainda mais espaço e se destacar na comunicação empresarial. Além disso, algumas metodologias devem se consolidar como estratégias bastante relevantes, como os influenciadores digitais.

    Vamos apresentar, neste artigo, algumas das tendências de marketing para o próximo ano. Ficou curioso? Então, não deixe de acompanhar os próximos parágrafos!

    1. Inteligência artificial

    A inteligência artificial (IA) já vem sendo usada para encontrar informações que não conseguiríamos ter por conta própria. Para 2018, a tendência é de que o uso dessa tecnologia seja ampliado, criando, assim, novas possibilidades de uso e o incremento de algumas estratégias importantes para o marketing.

    Por exemplo: permitir que chatbots imitem a linguagem natural nas conversas, programar softwares para tomar decisões a partir do big data, otimizar anúncios online e até mesmo reconhecer imagens, dentre outras possibilidades.

    2. Realidade virtual

    Essa tecnologia vem ganhando espaço em diversos segmentos, e com o marketing não é diferente. A tendência é de que a realidade virtual seja utilizada para auxiliar o cliente na decisão de compra, pois permite melhor visualização de um produto ou serviço, possibilitando uma compreensão maior do que vai comprar.

    Com a realidade virtual, é possível, por exemplo, mostrar como determinado cômodo ficará após uma reforma ou, então, auxiliar na formação de profissionais ao permitir que eles estudem em cenários criados virtualmente — um processo que favorece o desenvolvimento de nichos específicos, como o ensino a distância.

    3. Influenciadores digital

    A internet permitiu que as pessoas expressem opiniões, análises e desenvolvam o seu próprio conteúdo, o que levou ao surgimento de um grupo de internautas que se destacam com esse trabalho online. Os influenciadores digitais já são uma realidade e têm ajudado empresas a desenvolverem a sua marca.

    Em 2018, essa estratégia de marketing digital deve se consolidar. No Brasil, já existem diversas agências se especializando no trabalho com influenciadores digitais, o que potencializa o uso dessa ferramenta. Mas é preciso ter cuidado, afinal, audiência não é sinônimo de resultado. É importante observar o público que os influenciadores atingem.

    4. Streaming

    Essa tecnologia já ganhou o setor de entretenimento — vide Spotify, Deezer, Netflix, dentre outros — e conquistou boa parte do público. Mas o streaming já está presente em outras plataformas e deve ser usado ainda mais nas estratégias de marketing, principalmente o vídeo.

    Facebook e Instagram, por exemplo, têm investido para ampliar o poder do vídeo nas redes sociais. Assim, é bastante interessante recorrer a stories, webinars e transmissões ao vivo para humanizar a marca, alcançar as pessoas, gerar leads e fechar novos negócios.

    Este artigo sobre as tendências de marketing para 2018 foi útil para você? Então, que tal compartilhar esse material nas suas redes sociais?

    Cadastre-se conteúdos exclusivos!
    Compartilhe o post
    Vamos marcar um bate papo?
    Preencha os dados abaixo para agendarmos nossa conversa
    Marketing Digital alinhado à vendas

    Diagnóstico de marketing digital

    Para iniciarmos o diagnóstico precisamos de alguns dados.

    Obrigado pelo interesse em nosso diagnóstico!

    A partir dessas informações vamos
    fazer uma análise prévia sobre sua presença digital e lhe propor ações para o atual momento do seu negócio.

    Assim que finalizado seu diagnóstico, vamos entrar em contato para agendar uma reunião, ok?