5 dicas de SEO para pequenos negócios

Sumário
    Add a header to begin generating the table of contents

    Você tem ideia de quantas pesquisas o Google processa por segundo? Cerca de 35 mil. O buscador é essencial para o tráfego do nosso e do seu site, então você precisa de dicas de SEO para obter boas posições no ranking dos resultados e atingir cada vez mais gente com seu conteúdo.

    SEO significa Search Engine Optimization, ou otimização para mecanismos de buscas. É uma forma de garantir que o algoritmo do Google dê a devida importância ao seu conteúdo ao conseguir ler corretamente o seu site. Assim, quem pesquisar por termos relacionados ao seu negócio deve ver as suas páginas como opção.

    Só que as coisas não são simples assim. Você precisa adotar uma estratégia robusta de SEO considerando as principais tendências dessa área. Todo o seu site tem que estar devidamente configurado e não ter falhas que possam penalizar a sua posição.

    Está precisando melhorar a sua otimização? Então aproveite essas 5 dicas de SEO que separamos para você:

    1. Use palavras-chave estratégicas

    Se o seu objetivo é aparecer mais no Google, precisa ter em mente quais termos o seu visitante em potencial poderá usar para chegar até o seu site. É aí que está o segredo: você tem que implementar o uso dessas palavras-chave no seu conteúdo de forma que o algoritmo do buscador perceba e ofereça suas páginas para buscas relacionadas a elas. Só tome cuidado para não exagerar: use as palavras de modo natural.

    2. Tenha um site responsivo

    Você sabia que o Google passou a penalizar quem não oferece um bom funcionamento para dispositivos móveis? Então, se você quer melhorar sua posição no ranking, uma das melhores dicas de SEO é adaptar o seu layout e torná-lo responsivo. Isso significa não restringir funcionalidades: as suas páginas devem funcionar bem em qualquer aparelho, seja um computador ou um smartphone.

    3. Configure seus títulos e descrições

    Toda página do seu site possui meta tags, que são partes do código-fonte de onde o Google retira o título e a descrição para aparecerem nos resultados. Então, é o seu papel controlar essas tags para que sejam altamente estratégicas. Certifique-se de que a palavra-chave escolhida apareça nesses espaços, além de evitar que fiquem muito longos.

    4. Otimize suas imagens

    Não é só o seu texto que é determinante para a sua otimização. As imagens do seu site também podem atrair visitas a partir de um SEO bem implementado. Basta inserir corretamente as alt tags em cada imagem do seu site, em que deve ser descrito o que há nelas e, preferencialmente, constar sua palavra-chave. Assim, quem encontrá-las no Google Imagens, por exemplo, pode chegar até o seu site.

    5. Veja o que seus concorrentes estão fazendo

    Boa parte das dicas de SEO se referem ao que você deve fazer no seu site, mas também é essencial olhar para os seus concorrentes. Quer conhecer um truque? Você pode usar uma ferramenta como o SEMrush e inserir o endereço de outros players do seu mercado para conferir como anda a otimização deles. A partir daí, basta detectar oportunidades para aproveitar na sua própria estratégia.

    Tudo pronto para começar a implementar essas dicas de SEO para melhorar a colocação do seu site no Google? Lembre-se da importância de manter as suas táticas em plena atualização. Todos os dias podem surgir novidades que causam impacto na maneira como otimizamos conteúdo, então você deve ficar de olhos bem abertos.

    Aprenda mais com a gente seguindo a nossa página no Facebook, no LinkedIn e no Twitter, deixando o seu feed mais estratégico. Aproveite!

    Cadastre-se conteúdos exclusivos!
    Compartilhe o post
    Vamos marcar um bate papo?
    Preencha os dados abaixo para agendarmos nossa conversa
    Marketing Digital alinhado à vendas

    Diagnóstico de marketing digital

    Para iniciarmos o diagnóstico precisamos de alguns dados.

    Obrigado pelo interesse em nosso diagnóstico!

    A partir dessas informações vamos
    fazer uma análise prévia sobre sua presença digital e lhe propor ações para o atual momento do seu negócio.

    Assim que finalizado seu diagnóstico, vamos entrar em contato para agendar uma reunião, ok?