5 Dicas sobre redes sociais para a sua empresa

Sumário
    Add a header to begin generating the table of contents

    Estar presente nas redes sociais é fundamental para qualquer empresa atualmente. A internet é um meio favorável para divulgação de todo tipo de negócio e, sabendo utilizar as ferramentas certas, você terá a sua realização profissional em menos tempo do que pode imaginar. Mesmo sendo eficiente, ainda há muita dúvida sobre como usar tais plataformas de um jeito profissional.

    Já reparou como algumas empresas sequer são notadas no Facebook, Twitter, e em outras plataformas sociais? Isso é reflexo de um mau planejamento. Para que sua empresa não sofra também como esse tipo de problema – acredite, reerguer uma marca nas redes sociais é muito mais complicado do que começar – veja algumas das principais dicas coringas do marketing digital:

    1. Esqueça a linguagem padrão

    Um erro muito comum é tratar os usuários das redes sociais sempre da mesma maneira. Padronizar a linguagem da comunicação da sua empresa é bom por um lado, mas se deseja destaque, fala a linguagem de cada plataforma. Para isso, conheça profundamente o tipo de pessoa que utiliza tais sites.

    Veja como exemplo o Facebook. O público é, em sua maioria jovem e consumidores de empresas mais populares. A linguagem requer fácil compreensão e menos termos técnicos. A não ser que sua empresa possua um produto especifico e que não pode mudar a forma de comunicação, utilize termos leves, descontraídos e postagens engraçadas.

    No LinkedIn, tudo funciona exatamente ao contrátio. O público é prioritariamente de executivos e o tom é profissional. Os usuários dedicam um tempo de análise maior e gostam de todos os detalhes que puderem ter sobre a sua empresa. A prospecção de clientes através dessa plataforma cresceu bastante nos últimos 2 anos, mas ainda há muita empresa sem saber como atuar aqui.

    Então, adapte–se! Estude seu público e teste os tipos de postagem que mais funcionam para você.

    2. Quem muito se ausenta não é lembrado

    Essa máxima é muito comum para definir o quanto você precisa se fazer presente nas redes sociais. Aquela empresa que não produz conteúdo relevante para seus seguidores, com certeza nunca conseguirá o resultado que busca. Da mesma forma, a que produz conteúdo irrelevante também não.

    Estar presente em qualquer plataforma social não significa que você deva postar o dia inteiro, de forma excessiva e desnecessária. Mas que divulgue posts inteligentes, em horários estratégicos e focando no interesse de quem lhe acompanha. Faça isso e seja notado com sucesso!

    3. Pense como um todo

    Não é porque sua empresa é uma produtora de leite, por exemplo, que você não precisa produzir conteúdo para aqueles que não consomem o alimento. Pense como um todo sempre e sua marca terá destaque nas redes sociais. Claro que é necessário muito planejamento de marketing digital para não perder a identidade, mas produzir conteúdo relevante é o objetivo nesse caso.

    Um bom exemplo disso é a agência Ford Models. Famosa por trabalhar com modelos de categoria superior, a empresa ganhou um amplo destaque no Youtube postando vídeos com dicas de beleza e moda feminina e masculina. Além de incentivarem quem deseja seguir a carreira de modelo, também ajuda aquela pessoa que busca apenas a informação!

    Apresente a sua empresa! Preocupe-se com quem entende sobre o setor em que você atua e, principalmente, aqueles que querem conhecê-lo.

    4. Interação é um tesouro!

    Não vai adiantar muitos posts, mesmo que eficientes, se você não se preocupar com o que seu seguidor fala. O Banco Itaú é um dos líderes em redes sociais justamente porque sempre dá voz aos clientes e conhecedores da marca. Outra empresa que faz isso com maestria é a Gvt, sempre com respostas inteligentes e cheias de humor.

    Trabalhar a interação nas suas redes sociais só vai atrair ainda mais seguidores para a marca. Proponha webinários, promoções e muito mais. Há permissividade nessas plataformas também e você precisa tomar bastante cuidado com isso. Usar termos, frases ou imagens que podem ser considerados ofensivas apenas para parecer engraçado é um erro corrente e perigoso entre as empresas presentes nas redes sociais.

    5. Saiba lidar com críticas

    Você não vai agradar todo mundo dentro ou fora das redes sociais. Problemas com serviços são algo comum e acontece com toda empresa. É importante, porém, saber lidar com esse tipo de situação. Tenha conhecimento de como reagir a crítica ou situações problemáticas, sem que isso afete sua imagem.

    Aproveite também para transformar esses casos em vantagens. Mostre aos seguidores como uma problemática pode ser resolvida. Se você conseguir transformar uma critica em elogio, pode ter certeza que fez o trabalho corretamente.

    Não é difícil utilizar redes sociais, mas é necessário muito cuidado. Por ser uma empresa, o controle sobre o que se transmite é muito maior. Se você tiver sempre em mente esse detalhe, dificilmente terá problemas em tais plataformas.

    Cadastre-se conteúdos exclusivos!
    Compartilhe o post
    Vamos marcar um bate papo?
    Preencha os dados abaixo para agendarmos nossa conversa
    Marketing Digital alinhado à vendas

    Diagnóstico de marketing digital

    Para iniciarmos o diagnóstico precisamos de alguns dados.

    Obrigado pelo interesse em nosso diagnóstico!

    A partir dessas informações vamos
    fazer uma análise prévia sobre sua presença digital e lhe propor ações para o atual momento do seu negócio.

    Assim que finalizado seu diagnóstico, vamos entrar em contato para agendar uma reunião, ok?