Como Criar um Bom Site

7 dicas de como criar um bom site

Como Criar um Bom Site
Sumário
    Add a header to begin generating the table of contents

    Criar um bom site não é somente fazer uma página bonita, mas construir um canal de comunicação e interação entre empresa e consumidor. Por isso, é preciso que ele seja planejado pensando no usuário. Além disso, deve seguir as boas práticas do Google para ficar bem posicionado nas buscas orgânicas (não patrocinadas). Por fim, o projeto de como criar um bom site deve ter uma arquitetura de informação, boa usabilidade, ser responsivo e ter conteúdo relevante para ser facilmente encontrado pelos mecanismos de busca (Google, Bing e etc).

    7 dicas como criar um bom site

    Pensando no desafio que pode ser criar um site, separamos dicas para ajudá-lo a superar obstáculos e obter um excelente resultado final.

    #01 Preze por um site dinâmico e fácil de gerenciar

    Um bom site é um canal de relacionamento com os clientes. Por isso, aproveite sua expertise na área de negócio da empresa para ajudar seus clientes de alguma forma. Cada segmento de negócios vai definir que tipo de conteúdo que o cliente procura no site. Uma loja de equipamentos eletrônicos, por exemplo, podem divulgar dicas de uso e lançamentos da indústria. Lembre-se que grande parte das pesquisas realizadas na internet são em busca de conhecimento e informação. Se o seu site não oferece isso, certamente o concorrente irá.

    Outra dica é em relação ao tempo de abertura das páginas. Se um site não mostra alguma informação para entreter o visitante, num período de 15 a 30 segundos, o usuário simplesmente abandona o site. Otimizar o código-fonte e contratar um servidor de hospedagem confiável ajudam a diminuir esse tempo de carregamento.

    #02 Invista na arquitetura de informação e usabilidade

    Seu site é fácil de navegar? Em outras palavras: o usuário acha facilmente o que procura? Caso não tenha certeza disso, verifique a arquitetura de informação dele, que é o mapa de como a informação deve ser estruturada para que a navegação seja simples e funcional. Além disso, você precisa verificar a usabilidade dele, ou seja, a facilidade que o visitante tem ao navegar no site.

    #03 Escolha um fornecedor confiável e experiente

    O fornecedor web é um desafio para a maioria das empresas, já que nem todo mundo tem conhecimento sobre o desenvolvimento de um site. Por isso, procure uma agência que tenha um bom portfólio de sites de sua autoria. Não limite sua escolha apenas ao design e ao preço, já que um bom site vai além disso.

    #04 Otimize o site para motores de busca

    O SEO (Search Engine Optimization) é composto de técnicas para tornar um site mais fácil de ser encontrado nos buscadores sem ter que pagar por isso. Otimizar um site significa seguir uma série de boas práticas para ficar bem posicionado nos resultados orgânicos (não pagos). E por que isso é tão importante? Alguns estudos mostram que ao fazer uma pesquisa no Google, cerca de 60% das pessoas clicam apenas nos 3 primeiros resultados. E pior: 80% não chegam nem na segunda página.

    #05 Forneça conteúdo relevante

    Há algum tempo, ter um site era suficiente para manter uma presença digital. No entanto, isso mudou bastante. A facilidade de publicar e divulgar conteúdo tornaram-no uma das ferramentas essenciais para empresas conquistarem seu espaço na web. E ganhou até um nome: marketing de conteúdo. Cuidado com páginas repletas de informação e imagens, que podem sobrecarregar e confundir o usuário. O ideal é chamar atenção para algo relevante, e não perdê-la por excesso de informação.

    #06 Escolha um bom provedor de hospedagem

    Uma dica é não vincular o serviço de hospedagem ao serviço de criação do seu site, já que isso acaba criando uma dependência com o desenvolvedor. Pergunte por bons provedores, converse com clientes e ex-clientes de alguns, enfim, pesquise bem antes de fechar um contrato. Lembre-se que um provedor ruim vai deixar seu site lento e pode até fazer com que seu site saia do ar por algumas vezes.

    #07 Instale o Google Analytics

    Integre o Analytics ao seu site para conhecer os visitantes, quantas visitas recebe, de onde vieram, quais são as páginas mais visitadas, e até a resolução das telas dos visitantes, etc. E o melhor: o serviço é gratuito.
    Tem mais alguma dica para criar um bom site? Compartilhe com os leitores!

    Cadastre-se conteúdos exclusivos!
    Compartilhe o post

    Diagnóstico de marketing digital

    Para iniciarmos o diagnóstico precisamos de alguns dados.
    Como Criar um Bom Site

    Obrigado pelo interesse em nosso diagnóstico!

    A partir dessas informações vamos
    fazer uma análise prévia sobre sua presença digital e lhe propor ações para o atual momento do seu negócio.

    Assim que finalizado seu diagnóstico, vamos entrar em contato para agendar uma reunião, ok?