Aprenda a criar títulos atrativos para e mail marketing

e-mail marketing
Sumário
    Add a header to begin generating the table of contents

    Você gastou horas pensando no assunto de um e-mail marketing, nas fotos, no template, no texto e no call to action. Na hora de enviar, percebeu que ainda não tinha colocado o assunto do e-mail. Aí escreveu qualquer coisa rapidamente e enviou. Resultado: a taxa de abertura desse e-mail foi ínfima e todo o tempo investido na criação da peça foi perdido. Talvez já tenha acontecido com você, mas ao terminar de ler este texto, você nunca mais vai cometer uma falha dessas.

    Lembre-se que a premissa para que alguém abra um e-mail é justamente um assunto que vá direto ao ponto e que seja atrativo.  Se você não está ganhando dinheiro com e-mail marketing, as dicas abaixo são para você. Caso tenha obtido alguns resultados, leia mesmo assim. Escrever títulos de e-mails que serão abertos imediatamente é quase uma arte e necessita tempo, paciência e teste.

    Como fazer títulos de e-mail marketing atrativos

    1. Evite uma comunicação empresarial

    Você gosta de receber e-mails de empresa? Provavelmente não. Isso porque na maioria das vezes esses e-mails não trazem conteúdo relevante e são enviados apenas para forçar uma compra. Milhares de e-mails muito comerciais são enviados direto para a lixeira todos os dias. E pior: são marcados como spam. Lembre-se que apesar de estar representando uma empresa, você é uma pessoa e do outro lado do computador também há uma pessoa.

    2. Chame atenção

    Uma dica é fazer alguma que induza o usuário a abrir o e-mail só para ver a resposta, que pode até ser seu produto ou serviço. O importante é respondê-las no corpo do e-mail para não gerar frustração e não fazer com que o usuário se sinta enganado.

    3. Identifique-se claramente

    Uma estratégia bem utilizada é se apresentar com o nome de uma pessoa, e não com a marca da empresa. Novamente, é preciso lembrar que ninguém fala com uma estrutura física, e sim com um ser humano. Escreva o e-mail como se fosse um conhecido, e não uma máquina ou uma corporação sem rosto. Assim, cria-se uma relação mais próxima de simpatia e amizade.

    4. Seja preciso

    Não faça charadas nem mistérios. As pessoas não têm tempo a perder lendo um e-mail que não vai direto ao assunto. Descubra quais são os desejos ou as dores de seus clientes e alimente-os com conteúdo relevanta, inédito, interessante, etc. Assim, você vai poder utilizar essa “dor” ou dúvida já no título. Outra dica é ser sucinto. Uma pesquisa do MailChimp (software de gestão de e-mail marketing) realizada com mais de 200 milhões de e-mails enviados, constatou que os títulos que contêm entre 28 e 39 caracteres têm o maior índice de abertura.

    5. Teste

    Não é você que decide o que é um bom título de e-mail, são os leitores. Por causa disso, é preciso fazer testes A/B. Para isso, selecione cerca de 10% dos contatos da sua base aleatoriamente e separe em três grupos. Dessa forma, você pode fazer o envio de um teste com três variações de títulos e depois analisar o relatório. Aquele que tiver a maior taxa de abertura deverá ser disparado para o restante da lista.

    Fica claro que apesar de termos uma noção de como escrever bons títulos de e-mail, é preciso testar. Cada público reage de um jeito e por isso você deve tentar diversos modelos até encontrar aqueles melhor recebidos por sua base de contatos.

    Não está ganhando dinheiro com e-mail marketing e precisa de ajuda? Entre em contato com nosso time!

    Cadastre-se conteúdos exclusivos!
    Compartilhe o post
    Vamos marcar um bate papo?
    Preencha os dados abaixo para agendarmos nossa conversa
    Marketing Digital alinhado à vendas

    Diagnóstico de marketing digital

    Para iniciarmos o diagnóstico precisamos de alguns dados.
    e-mail marketing

    Obrigado pelo interesse em nosso diagnóstico!

    A partir dessas informações vamos
    fazer uma análise prévia sobre sua presença digital e lhe propor ações para o atual momento do seu negócio.

    Assim que finalizado seu diagnóstico, vamos entrar em contato para agendar uma reunião, ok?