Como atrair mais clientes com marketing digital?

marketing digital
Sumário
    Add a header to begin generating the table of contents

    O marketing digital já é a principal fonte de captação e retenção de consumidores para muitas empresas. Caso não seja a sua ainda, vamos explicar como atrair mais clientes e começar a gerar negócios com essa estratégia.

    Utilizando ferramentas simples, você terá acesso a uma legião de pessoas propensas a fechar negócio. Mas, para fazer parte das vitrines virtuais, alguns passos devem ser dados.

    No artigo de hoje, explicaremos os princípios de uma estratégia eficaz de marketing digital. Continue a leitura para saber mais!

    Qual a importância do marketing digital hoje?

    Mais de 90% dos usuários pesquisam na web antes de comprar aqui no Brasil, sendo que 76% delas procuram essas informações em fóruns ou blogs. Não se trata de nenhuma novidade, mas esse número ajuda a explicar a importância de uma boa presença online.

    O fato é que os consumidores estão se informando e pesquisando mais sobre produtos e serviços. E se engana quem pensa que as pessoas fazem isso só quando compram algo pela internet.

    O Google é um grande aliado na hora de comprar em loja física também. Portanto, mesmo que você não tenha um e-commerce, o marketing digital também funciona para sua empresa.

    Benefícios

    Talvez o maior benefício do marketing digital seja a possibilidade de mensurar os resultados. Muito diferente do marketing tradicional, em que se atirava no escuro, a nova estratégia permite medir, em detalhes, os resultados de cada campanha. Sabendo aquilo que funciona, a empresa o replica — e o que não deu o resultado esperado é cortado ou modificado.

    Outra grande vantagem é a segmentação. Ao promover ações focadas em personas específicas e em estágios da jornada de compra distintos, a assertividade é muito maior. Isso também evita a rejeição por parte da base de contatos em relação ao conteúdo entregue.

    Afinal, ninguém gosta de receber informação irrelevante, não é mesmo? Podemos citar, ainda, a atração de potenciais clientes de forma gratuita (busca orgânica, e-mail marketing, redes sociais) e a construção de uma audiência fiel e interessada no que sua empresa tem a dizer.

    Como atrair mais clientes com o marketing digital?

    Agora que já sabemos quais são os principais benefícios do marketing digital, que tal descobrirmos como atrair clientes com ele? Abaixo, listamos as principais posturas que você deve adotar:

    Saiba que o marketing de conteúdo é essencial

    Essa é uma das melhores estratégias para expor seu conhecimento sobre o mercado de atuação. Antes de colocar a mão na massa, invista na criação de uma persona para entender o perfil do seu comprador ideal. Além das informações demográficas, é preciso identificar características sobre seu comportamento.

    Exemplo disso é a entrevista com alguns clientes. Descubra os maiores objetivos e sonhos dessas pessoas, os desafios enfrentados, os temas de interesse e os canais mais acessados por elas na internet.

    Dessa maneira, será mais fácil produzir artigos que chamem a atenção do seu público. Com isso, o seu negócio se torna uma referência no segmento e, quanto mais conteúdo relevante você disponibilizar gratuitamente, mais potenciais clientes vai alcançar.

    Tenha um site de qualidade

    Não basta produzir um conteúdo de valor se o seu negócio não tiver um local agradável para as pessoas acessarem. Nesse caso, você precisa de um site que represente a sua empresa. Ou seja: essa página é a casa própria da sua marca na internet e deve cumprir a função de atrair, encantar e, principalmente, converter clientes.

    Dessa forma, é importante, primeiramente, criar “iscas” para que os potenciais clientes acessem seu domínio. Uma ação que pode aumentar o volume de tráfego é a divulgação do conteúdo produzido por meio das redes sociais e do e-mail marketing.

    Outra dica interessante é investir em táticas de SEO para otimizar o seu site e fazer com que ele apareça nas primeiras posições do Google. Assim, cada vez mais pessoas terão acesso a ele.

    Invista na geração de leads

    Sabemos que ter uma audiência no seu site não é o suficiente para gerar negócios, mas é o começo de tudo. Depois de atrair visitantes, chegou a hora de coletar o contato desses consumidores. A estratégia de disponibilizar um material rico para captar as informações de contato das pessoas é fundamental para atrair mais clientes.

    Sendo assim, crie um e-book sobre um tema que a sua persona valorize e insira várias chamadas dentro do site para que ela o baixe. Se você trabalha com softwares e a gestão de estoque é uma das preocupações de sua persona, por exemplo, você pode montar um material com o tema: “controle de estoque: tudo o que você precisa saber para não perder mais dinheiro”.

    Ao obter o nome e o e-mail dos potenciais compradores, você pode nutri-los de conteúdo até que estejam prontos para adquirir as soluções oferecidas por sua empresa. Mas lembre-se de que as pessoas passam por diversas fases desde o primeiro contato com a sua marca até se tornarem clientes fiéis.

    Portanto, cada conteúdo precisa respeitar essa etapa e conduzir o potencial consumidor para a próxima fase. Na geração de leads, você pode oferecer também templates, infográficos e vídeos.

    O segredo é disponibilizar um conteúdo muito valioso para o público, com o objetivo de coletar espontaneamente o contato das pessoas. A partir daí, esse lead será direcionado para a etapa do relacionamento com a sua marca.

    Utilize o e-mail marketing de forma estratégica

    Outra ferramenta de marketing digital muito eficiente na geração de vendas é o e-mail marketing. Por meio desse recurso, você pode enviar artigos que respondam às principais dúvidas de sua persona. Esse é o momento de criar um vínculo com o consumidor, com o objetivo de ganhar a sua confiança e gerar vendas em longo prazo.

    Você também pode utilizar o e-mail para vender soluções complementares às pessoas que compraram um serviço recentemente. Ou, ainda, para divulgar cupons de desconto para os clientes que indicarem amigos.

    Com o e-mail marketing, é possível trabalhar a fidelização de clientes e a captação de novos. Portanto, crie a sua campanha, mas lembre-se: a periodicidade de disparo das mensagens não deve ser invasiva. Caso contrário, isso pode gerar uma reputação muito negativa para a sua marca.

    Crie pontos de contato com o seu público nas redes sociais

    Outra questão que influencia na conquista de novos clientes é a presença nas principais redes sociais que o seu público está. Além de estar mais próximo de potenciais compradores, é possível obter vários insights para aprimorar seus produtos e serviços.

    Afinal, os consumidores utilizam essas redes de forma muito espontânea e, com isso, deixam rastros valiosos sobre seus interesses. Procure interagir com as pessoas e nunca permita que um visitante fique sem resposta em sua página.

    Faça das redes sociais um canal de atendimento humanizado, pois os consumidores costumam propagar experiências positivas com uma marca em suas redes de contatos. Consequentemente, a visibilidade da empresa aumenta — e as possibilidades de gerar negócios também.

    Invista em mídia

    Assim como ocorre no meio off-line, o ambiente digital requer investimento em publicidade para potencializar os resultados em curto prazo. Por esse motivo, crie campanhas no Google AdWords para aumentar o tráfego de seu site, divulgar materiais ricos ou estimular a venda de algum serviço.

    Já o Facebook Ads permite criar anúncios para que as pessoas de uma determinada lista de contatos sejam convidadas para curtir sua página, por exemplo. Isso aumenta o alcance da marca e gera muito engajamento. E esses são os primeiros passos para as empresas que pretendem conquistar mais clientes.

    Monitore constantemente

    A mensuração de resultados deve ser frequente, pois as campanhas podem ser alteradas a qualquer momento no universo virtual. Desse modo, você tem a chance de aprimorar alguma estratégia a tempo de otimizar o seu retorno sobre o investimento.

    Existem muitas ferramentas gratuitas disponíveis na internet — o Google Analytics é uma delas. Ele é bastante utilizado para analisar tudo o que acontece em seu site: métricas, origem dos visitantes, quantidade de acessos, páginas mais visitadas, tempo de permanência etc.

    Se você percebe que a maior parte de suas visitas vem das redes sociais, por exemplo, é possível concentrar sua verba em publicidade nessas plataformas. Já se você observa que o tempo que as pessoas passam dentro do site está caindo, o seu conteúdo precisa ser reformulado para se tornar mais atraente.

    O monitoramento de redes sociais também é indispensável — as principais redes disponibilizam estatísticas sobre a faixa etária e o gênero dos seguidores, as publicações com maior índice de engajamento e os dias e horários de maior audiência para postagem. Todos esses dados são preciosos, pois revelam muitos insights para o aprimoramento das campanhas de marketing digital.

    Neste artigo, apresentamos as melhores práticas para a conquista de novos clientes no universo online. No entanto, nenhuma dessas ações será bem-sucedida se não fizer parte de um planejamento estratégico digital. Além de nortear todas as atuações necessárias para atingir os objetivos do negócio, planejar facilita a avaliação dos resultados.

    Gostou de nosso conteúdo sobre como atrair mais clientes com o marketing digital?

    Entre em contato com o nosso time e defina, junto com a gente, a melhor rota para alcançar suas metas e aumentar as vendas!

    Cadastre-se conteúdos exclusivos!
    Compartilhe o post
    Vamos marcar um bate papo?
    Preencha os dados abaixo para agendarmos nossa conversa
    Marketing Digital alinhado à vendas

    Diagnóstico de marketing digital

    Para iniciarmos o diagnóstico precisamos de alguns dados.
    marketing digital

    Obrigado pelo interesse em nosso diagnóstico!

    A partir dessas informações vamos
    fazer uma análise prévia sobre sua presença digital e lhe propor ações para o atual momento do seu negócio.

    Assim que finalizado seu diagnóstico, vamos entrar em contato para agendar uma reunião, ok?