Como aparecer em primeiro no Google

Como aparecer em primeiro no Google
Sumário
    Add a header to begin generating the table of contents

    Você provavelmente já se perguntou como alguns sites aparecem na primeira página de buscas do Google, mas o seu não. Pode ter certeza de que não é por acaso. O google está sempre renovando seus algoritmos de busca para apresentar os resultados mais relevantes para os usuários. É exatamente por isso que ele é o site de busca mais eficiente e utilizado no mundo: 90% das buscas globais são realizadas nele. A lógica do sucesso é simples: quanto mais próximo o resultado da busca for do que o usuário procurava, melhor. Como aparecer em primeiro no Google?

    Primeiramente, o Google usa mais de 200 variáveis para determinar que site aparece em primeiro lugar, em segundo, e assim por diante. Ou seja, não adianta tentar enganar o buscador porque o máximo que vai acontecer é seu site ser punido e desaparecer das primeiras páginas. Sabendo disso, faça uma análise bem básica do seu site e conclua se ele, de fato, merece aparecer entre os primeiros lugares para uma determinada pesquisa de palavra-chave. Se o conteúdo for interessante, único e relevante já é um bom caminho. No entanto, há outros requisitos para um site aparecer nas primeiras posições.

    Como aparecer em primeiro no Google

    1. Um site bem programado

    Não importa se o site é bonito ou feito, ele precisa ser bem programado e responsivo, ou seja, o usuário precisa achar tudo o que precisa facilmente e de qualquer dispositivo. Os robôs dos sistemas de busca procuram por sites bem programados, com o código conciso, imagens formatadas no tamanho correto, com CSS bem aplicado e sem links quebrados.

    2. Conteúdo de qualidade e atualizado

    Como já abordamos, é essencial um conteúdo original, interessante e inovador, que vai diferenciar o seu site ou blog dos outros. Além de mostrar para o Google que seu site está preocupado com os problemas dos usuários, você também percisa passar uma boa impressão para os visitantes. Por isso, um material de qualidade deve fornecer dados, informações sobre produtos e serviços, tirar dúvidas, dar dicas, fornecer suporte ao cliente, auxiliar consumidores ou não da sua marca, etc. A atualização constante também é requisito, já que se você espera que o usuário retorne ao seu site ou permaneça mais tempo navegando, precisa oferecer novidades frequentes e abastecê-las de informação.

    3. Otimização (SEO)

    Otimização de busca nada mais é que preparar o seu site para ser encontrado mais facilmente pelos buscadores. Essa ferramenta, chamada de SEO (Search Engine Optimization), ajuda a melhorar o posicionamento de páginas no Google sem investimento em anúncios pagos. Isso significa que aparecer nas primeiras posições exige mais esforço e tempo na execução de boas práticas do que investimento de capital financeiro. As ações de SEO incluem definição de palavras-chave, descrições de páginas e títulos, desenvolvimento de sitemap (um arquivo que informa ao Google sobre suas páginas), reescrita de URLs (endereço da página), entre outras.

    4. Links de redirecionamento (link building)

    Quanto mais links indicarem e redirecionarem visitar para seu site, melhor. O link building é uma indicação de importância que o Google recebe de outros blogs e sites quando publicam links que levam ao seu site. Para conseguir links externos de qualidade, o seu conteúdo precisa ser original e relevante. Incentive essa prática, seja oferecendo artigos para outros sites e blogs, seja trocando espaço de banner. Além disso, usuários podem postar e comentar sobre sua marca em outros ambientes da internet e fazer link building espontaneamente.

    5. Visitantes

    O número de visitas é essencial na hora da classificação de um site pelo Google. Para aumentar esse número, existem diversas estratégias, seja por meio de anúncios pagos ou não. A divulgação via mídias sociais, por exemplo, pode ser feita de forma gratuita. No entanto, se a empresa tiver budget disponível, é indicado o investimento em links patrocinados, em banners e até mesmo na parceria com um blogueiro conhecido que fale da sua marca na internet.

    Como aparecer no topo das buscas do Google imediatamente?

    Ainda que você siga as recomendações do Google, o posicionamento do seu site provavelmente não vai melhorar tão rápido.  Para isso existem os anúncios pagos do Google, conhecido como Adwords. A plataforma permite comprar palavras-chave e fazer com que seu anúncio apareça perto das buscar orgânicas (gratuitas) quando um usuário busca uma determinada palavra. Pode-se anunciar no modelo de custo por clique (CPC), custo por impressões (CPM) ou de custo por ação (CPA).

    Para descobrir qual é o melhor sistema para sua empresa, fale com quem entende do assunto.

    >>> PEÇA UM ORÇAMENTO PARA APARECER EM PRIMEIRO NO GOOGLE

    Quer mais conteúdo sobre marketing digital e mais dicas de como fazer seu site aparecer em primeiro no Google? Curta nossa FanPage no Facebook.

    Paginas relacionadas:

    SEO para sites de Brasilia DF

    Desenvolvimento de sites profissionais

    Criação de logo para empresas.

    Acesse também a página inicial da Mobilizze – Agência de Marketing Digital em Brasília

    Cadastre-se conteúdos exclusivos!
    Compartilhe o post
    Vamos marcar um bate papo?
    Preencha os dados abaixo para agendarmos nossa conversa
    Marketing Digital alinhado à vendas

    Diagnóstico de marketing digital

    Para iniciarmos o diagnóstico precisamos de alguns dados.
    Como aparecer em primeiro no Google

    Obrigado pelo interesse em nosso diagnóstico!

    A partir dessas informações vamos
    fazer uma análise prévia sobre sua presença digital e lhe propor ações para o atual momento do seu negócio.

    Assim que finalizado seu diagnóstico, vamos entrar em contato para agendar uma reunião, ok?