Como as empresas podem usar o Instagram?

Sumário
    Add a header to begin generating the table of contents

    Dizem por aí que uma imagem vale mais do que mil palavras. Talvez por isso, a rede social Instagram faz tanto sucesso: nela você pode tirar fotos, ajustá-las como quiser e compartilhar com o mundo em seu feed de maneira rápida e fácil. Aliás, essa facilidade tem se mostrado uma forma oportuna para que empresas promovam sua marca e atraiam uma maior audiência.

    Você já pensou em compartilhar fotos criativas ou vídeos curtos com o seu público? Ou talvez já considerou criar um perfil para a sua empresa na rede? Bem, quer você já tenha uma conta de Instagram para a sua marca, quer você ainda não tenha criado uma, esse artigo tem dicas importantes para quem deseja investir na rede social para aumentar a sua audiência. Confira:

    Afinal, o que é o Instagram?

    Como já dissemos, o Instagram é uma rede social para compartilhamento de imagens que rapidamente ganhou audiência. Para se ter uma ideia, de acordo com dados divulgados pela própria rede, mensalmente são 300 milhões de usuários ativos e mais de 75 milhões de usuários diários.
    Com esse potencial, marcas têm em mãos uma excelente ferramenta para divulgar suas campanhas de maneira rica visualmente.

    Como as empresas podem usar o Instagram?

    Para criar uma conta na rede é simples: você preenche o formulário de inscrição, escolhe um bom nome, coloca uma foto de perfil (a logo da marca, por exemplo), um link para o site, conecta com as outras redes sociais e pronto. O problema é: o que fazer a partir daí? Aqui vão algumas dicas de como a sua empresa pode tirar vantagens de uma conta no Instagram:

    1. Defina objetivos claros

    Veja como o Instagram pode se encaixar em sua estratégia global de marketing digital. Qual é o seu objetivo: aumentar a consciência da sua marca? Apontar uma mudança de identidade? Atingir um novo público? Seja esse, ou outro foco, escolha um (ou mais de um) objetivo que possa ser alcançados por meio da rede, lembrando sempre da característica altamente visual e criativa do Instagram.

    2. Defina uma identidade visual para contar uma história coerente

    Lembre-se de compartilhar imagens e vídeos que sejam visualmente ligados à identidade visual da sua marca. Escolha enredos, ou mensagens, que sejam essencialmente autênticos à sua marca e mostre-as através de imagens cativantes. É importante ter uma linha visual coerente para que você possa produzir mensagens sobre temas diversos, mas que também permaneçam consistente ao longo do tempo.

    3. Seja criativo

    Separe um tempo para trabalhar com sua a sua equipe criativa afim de produzir imagens e vídeos de qualidade e relevantes. No Instagram, empresas criativas e com um bom conteúdo visual costumam se destacar. Se você não dispõe de uma equipe, uma boa estratégia é tirar um tempo para acompanhar marcas e instagrammers populares e ver o que está dando certo para eles, incorporando a sua estratégia.

    4. Lembre-se de usar o recurso Tagging

    Incluir a localização de sua foto ou vídeo ajuda a contar a história da imagem. Além disso, use o recurso tag para adicionar pessoas que aparecem em suas imagens – isso vai ajudá-lo a atingir um público maior.

    5. Cultive uma comunidade em torno da sua marca

    Existem três formas bem práticas de atrair mais seguidores à sua conta:

    • Conectando com sua conta do Facebook
    • Fazendo o uso correto de hashtags relevantes e populares
    • Seguindo outras pessoas e curtindo ou comentando as suas fotos.

    Portanto, cultive essas práticas de “boa vizinhança” com a sua comunidade. Lembre-se de compartilhar suas postagens do Instagram em suas outras redes sociais, como o Facebook, para alinhar toda a sua campanha e aumentar a sua audiência, atraindo novos usuários para o seu perfil.

    6. Anuncie!

    O Instagram começou a introduzir, aos poucos, anúncios no feed dos brasileiros. Isso quer dizer que agora, as marcas têm a oportunidade de fazer com que seu conteúdo alcance um número maior de pessoas! A rede anunciou que o recurso está sendo implementado aos poucos, mas já divulgou que eles serão segmentados – semelhante ao que é feito no Facebook, para que marcas possam atingir exatamente o público desejado!

    Gostou dessas dicas? Quer saber mais sobre o assunto? Continue acompanhando o nosso blog!

     

    Cadastre-se conteúdos exclusivos!
    Compartilhe o post
    Vamos marcar um bate papo?
    Preencha os dados abaixo para agendarmos nossa conversa
    Marketing Digital alinhado à vendas

    Diagnóstico de marketing digital

    Para iniciarmos o diagnóstico precisamos de alguns dados.

    Obrigado pelo interesse em nosso diagnóstico!

    A partir dessas informações vamos
    fazer uma análise prévia sobre sua presença digital e lhe propor ações para o atual momento do seu negócio.

    Assim que finalizado seu diagnóstico, vamos entrar em contato para agendar uma reunião, ok?