Como atrair clientes para seu site

Sumário
    Add a header to begin generating the table of contents

    Ter um público significante para um site é sempre um dos maiores objetivos de empreendedores que estão entrando no ramo de marketing digital. Independente do segmento em que se atue, quando as empresas optam por desenvolver seus websites, elas possuem como objetivo a geração de tráfego e, consequentemente, a conquista de novos clientes.

    Logo, por mais que se desenvolva websites com ótimos layouts e uma navegabilidade que atenda aos requisitos dos visitantes, bem como as tendências da internet, há ainda certos pontos a serem trabalhados para atrair clientes para um site.

    Pensando neste assunto, separamos algumas dicas para atrair visitantes e clientes para a sua página. Acompanhe!

    Opções Gratuitas

    As opções gratuitas são sem dúvidas as mais atrativas e possivelmente recomendadas para empreendedores que estão iniciando no ramo de marketing digital. Logo, para conhecer melhor o potencial de uma estratégia e começar a obter os primeiros resultados, vale a pena optar por este caminho. Algumas das principais opções são:

    SEO

    O SEO (Search Engine Optimization) é basicamente um conjunto de boas práticas para melhorar o posicionamento das páginas de um website em buscadores da internet. Em outras palavras, é possível ver o SEO como um método para melhorar a visibilidade do seu site. Deste modo, quando um usuário, por exemplo, realiza buscas no Google ou qualquer outro buscador, um bom SEO fará com que seu site apareça entre os primeiros resultados da busca orgânica, sem custo nenhum. Algumas dicas básicas para um bom SEO são:

    • Pesquise por palavras chave: Atualmente, uma das melhores ferramentas para pesquisar a visibilidade de uma palavra chave é o Google KeyWord Planner. Deste modo é possível obter uma visão a respeito das principais palavras que são utilizadas dentro do seu nicho e incluí-las em seus conteúdos.
    • Conteúdo: Invista no conteúdo de seu site e tenha informações relevantes para o seu leitor;
    • Tags: Utilize sempre que possível, as tags <h1> e <h2> para os títulos, <p> para os parágrafos;
    • URLs: Faça uso de URL amigáveis. Exemplo: Em vez de utilizar: meusite.com/0456=we56 utilize meusite.com/conteudo
    • Imagens: Nomeie as imagens de acordo com o que elas representam. Exemplo: Se você tem a imagem de uma receita de macarrão, insira por exemplo o nome macarrão-ao-molho.png em vez de receita.png.
    Redes Sociais

    As redes sociais também são uma das melhores opções para divulgação de um website e geração de tráfego. Por meio destas é possível criar um perfil da sua empresa e interagir com leitores específicos que se interessam pelo nicho em que sua empresa atua, bem como convidá-los a acessar seu site.

    Além disso, é possível criar vídeos institucionais ou divulgar o site da empresa em grupos de discussão, gerando assim um ótimo volume de tráfego gratuito.

    Portanto, se você pretende atrair clientes para o seu site, as redes sociais são sem dúvidas um dos recursos obrigatórios.

    Alternativas de Divulgação

    Além do SEO e das redes sociais, conforme mencionados anteriormente, há ainda diversas alternativas para divulgação de websites a fim de atrair clientes maneira gratuita. Algumas delas são:

    • Criar um blog: Se você possui um negócio físico ou até mesmo uma loja virtual, manter um blog sempre atualizado com dicas sobre o seu nicho poderá trazer excelentes resultados, principalmente se você fizer uso dos dois itens citados anteriormente: SEO e redes sociais. Logo, por meio deste é possível criar um público e mostrar a sua empresa como autoridade para os leitores a respeito do segmento em que ela atua.
    • Divulgação em fóruns: A divulgação em fóruns também é uma ótima dica para expandir o marketing do seu site. Deste modo, recomenda-se acessar fóruns que abordem o mesmo segmento da sua empresa e realizar as divulgações. Neste ponto, recomenda-se não praticar o spam ou simplesmente sair colando links do seu site nas postagens. Sendo assim, procure ser participativo ou ainda tente ajudar algum membro a solucionar uma dúvida ou problema, expondo seu site como uma fonte de informação, por exemplo.
    • Parcerias: As parcerias com outros blogs e sites também são uma ótima maneira de ampliar as divulgações do seu site. Para esta opção, recomenda-se parcerias com sites que possuam nichos semelhantes ao seu. Por exemplo: Se você tem um restaurante, tente buscar parcerias com sites relacionados a receitas culinárias, eletrodomésticos entre outros.

    Opções Pagas

    As opções pagas para geração de tráfego em um website são consideradas um método muito eficaz assim como as opções gratuitas, porém com a possibilidade de uma rápida propagação da campanha de marketing.

    Além disso, as opções pagas trazem o benefício de poderem ser mensurar completamente e, assim, possibilitam ajustar as estratégias conforme necessário. Algumas das mais conhecidas são:

    • Google Adwords: Publicação de anúncios para determinadas palavras-chave, sendo mostrados nas primeiras posições do Google ou ainda por meio de banners em sites que utilizam anúncios do Google Adsense. É possível selecionar o público ideal para que a propaganda seja divulgada. Exemplo: Por cidade, por idade, por gênero, entre outros.
    • Facebook Ads: Publicidade do próprio Facebook, em que é possível anunciar para os usuários interessados pelo nicho que se sua empresa atua. Possui o mesmo princípio do Google Adwords, porém com abrangência somente no Facebook.
    • Portais ou sites de informação: A maioria dos grandes portais de notícias na internet possui opções para receber publicidade de quaisquer nichos. Além de ser uma opção alternativa, estes sites recebem milhões de visitantes diários, o que pode trazer um ótimo retorno para o seu website.

    Além das opções pagas citadas acima, podemos destacar outras alternativas como: Bing Ads, Mercado Ads, entre outros.

    E-mail marketing

    O e-mail marketing pode entrar tanto na categoria de opções gratuitas, quanto nas opções pagas. Isto porque atualmente existem ferramentas pagas para a gestão de e-mails marketing, porém algumas ferramentas gratuitas também desempenham este papel com eficiência.

    De qualquer modo, é preciso analisar a importância do e-mail marketing como uma ferramenta para atrair clientes para um site. Seja para expor uma promoção ou simplesmente para divulgar um artigo novo, o e-mail marketing ainda é um dos melhores recursos para atrair um público segmentado formado pelas listas de contatos que você deve criar por meio de newsletter em seu site, por exemplo.

    Com base nas dicas aqui citadas, é possível avaliar a importância em seguir uma estratégia para conquistar novos clientes em seu site. Seja por meio de opções gratuitas ou pagas, ou ainda com a união das duas alternativas é sempre necessário manter o website da empresa atualizado e buscar as melhores técnicas de divulgação que se enquadram para o seu tipo de negócio.

    Você precisa de ajuda para atrair mais clientes para o seu site? Conte conosco!

     

    Cadastre-se conteúdos exclusivos!
    Compartilhe o post
    Vamos marcar um bate papo?
    Preencha os dados abaixo para agendarmos nossa conversa
    Marketing Digital alinhado à vendas

    Diagnóstico de marketing digital

    Para iniciarmos o diagnóstico precisamos de alguns dados.

    Obrigado pelo interesse em nosso diagnóstico!

    A partir dessas informações vamos
    fazer uma análise prévia sobre sua presença digital e lhe propor ações para o atual momento do seu negócio.

    Assim que finalizado seu diagnóstico, vamos entrar em contato para agendar uma reunião, ok?