Como escolher a melhor estratégia de marketing digital?

Sumário
    Add a header to begin generating the table of contents

    Novas ferramentas e estratégias de marketing digital surgem todos os dias, mas grande parte delas promete coisas que não cumpre. No entanto, há estratégias bem consolidadas no mercado e que trazem resultados para qualquer modelo de negócio e mercado.

    Nesse cenário, muitas empresas acabam apostando em tudo e não gerando os resultados esperados. É normal ter dúvidas na hora de escolher a melhor estratégia de marketing digital para sua empresa, já que somos bombardeados de informações o tempo todo.

    Pensando nesses desafios enfrentados pelos empresários, tentaremos lhe ajudar a escolher o modelo mais adequado para sua realidade de negócio.

    Qual é a melhor estratégia de marketing digital?

    Não existe. Como assim? Mas vocês prometeram! Bom, não há uma estratégia padrão para todas as empresas, ou seja, existe sim a melhor estratégia para a sua organização, mas ela pode não ser a melhor para a minha.

    Seguindo esta linha de raciocínio, você precisa encontrar qual é a estratégia que melhor se encaixa nas características da sua empresa e nos objetivos de negócios. E para isso, é preciso ter um objetivo claro e definido.

    Se tentar tudo ao mesmo tempo e não concentrar os esforços em uma estratégia integrada, provavelmente você não vai ter um bom resultado. Lembre-se que estratégias de marketing digital diferentes geram resultados distintos para seu negócio, já que têm objetivos específicos.

    Como escolher a melhor estratégia, afinal?

    Links patrocinados, SEO, mídias sociais, e-mail marketing, conteúdo? Antes de sair atirando para todos os lados, defina o objetivo. Geração de leads, aumento nas vendas, aumento de tráfego no site, gerenciamento de reputação online? Qual será seu objetivo primordial e urgente?

    Tenha objetivos claros

    É importante saber qual o objetivo principal da empresa, já que existem investimentos em marketing que geram retorno financeiro direto e há aqueles que ajudam, mas não têm esse resultado como foco.

    Analise o seu público

    Outro aspecto fundamental no momento de decidir os melhores caminhos para alcançar os seus objetivos é conhecer de fato o seu público. Com as informações detalhadas sobre o cliente ideal é possível direcionar melhor as ações e, consequentemente, alcançar resultados satisfatórios.

    Se o público que pretende alcançar não utiliza o LinkedIn, por exemplo, escolher uma estratégia de conteúdo para esse canal será desperdício de tempo e dinheiro. Portanto, antes de investir em qualquer ação, entenda o perfil dos potenciais clientes que deseja conquistar.

    Defina o orçamento disponível

    De nada adianta escolher várias alternativas de investimento em mídia se a verba disponível é limitada. Nesse caso, é preciso priorizar quais são os objetivos mais importantes e associá-los às melhores táticas. Se neste momento o propósito principal da organização é aumentar as vendas, investir na Rede de display do Google não é a melhor solução.

    Tenha um planejamento bem organizado

    Todas as práticas citadas anteriormente devem fazer parte de um planejamento muito bem estruturado. Caso contrário, a empresa pode cair na armadilha da visão imediatista e prejudicar o desempenho de qualquer estratégia.

    Sendo assim, tenha documentado as características do público-alvo, dos maiores concorrentes, os objetivos com o marketing digital e um cronograma com as estratégias mais adequadas para conseguir alcançar essas metas.

    Conheça as opções disponíveis

    Abaixo, separamos alguns objetivos comuns de empresas que buscam o marketing digital. Não se restrinja a apenas uma estratégia, se possível, já que a integração de várias pode potencializar resultados e atingir objetivos distintos simultaneamente. Mas lembre-se: só utilize mais de uma quando forem integradas.

    Links patrocinados: gere leads

    Se o seu objetivo for aumentar as vendas, gerar leads ou fazer campanhas promocionais, links patrocinados são uma ótima opção. Campanhas pagas dão um retorno rápido, já que em curto prazo você pode colocar anúncios no ar e mensurar o retorno das vendas e leads.

    Além disso, o investimento é orçado no início da campanha e baseado no número de cliques, dando a opção de parar quando atingir um limite estabelecido por você.

    O segredo para criar uma campanha de sucesso no AdWords é elaborar os anúncios com base nas palavras-chave mais relevantes para o seu  negócio. Desse modo, você pode utilizar o planejador de palavras-chave disponibilizado pelo próprio Google para localizar os termos que possuem alto número de buscas e baixo custo por clique.

    SEO: apareça no Google

    Também utilizadas para geração de leads, as práticas de SEO ajudam no aumento do tráfego do site da empresa e melhoram a reputação da marca, mas os resultados são a médio e longo prazo. Demora porque exige tempo para pesquisa e análise de keywords e também para a produção de conteúdo otimizado. A vantagem é que não tem custo.

    Um dos fatores que influencia bastante no posicionamento de um site nas primeiras páginas do mecanismo é a experiência do usuário. O Google prioriza as páginas que consideram esse elemento como centro da estratégia.

    Por isso, invista em um site que facilite a navegação das pessoas, ou seja, poucos cliques  são necessários para se chegar às informações de interesse. Além disso, ter um layout responsivo que se adapte a qualquer tipo de dispositivo é fundamental!

    Mídias sociais: cuide da imagem da sua empresa

    Além de ser um canal de relacionamento com o cliente eficaz, as mídias sociais ajudam a fortalecer a marca, cuidar da reputação e ainda divulgar produtos e conteúdo.

    A presença social online vai deixar sua empresa mais próxima de seu público ao mesmo tempo em que propaga sua marca na internet. Os resultados vêm a médio e longo prazo e são influenciados diretamente pelo orçamento e estratégias utilizadas nas mídias.

    A regularidade das publicações é essencial para ter sucesso com o seu público nesses canais. Dessa forma, procure criar uma programação de conteúdo mensal para otimizar tempo na publicação e manter uma frequência interessante.

    Os assuntos abordados nas redes sociais devem ser diversificados e não falar apenas das soluções oferecidas pela empresa. Isso afasta as pessoas e está longe de criar um engajamento com o público de interesse. Invista em temas que chamam a atenção da sua audiência e tenham relação com o seu segmento.

    E-mail marketing: relacione-se com seu cliente

    O e-mail marketing é uma estratégia para quem deseja se relacionar com clientes. A manutenção desses contatos é fomentada pelo envio de conteúdo relevante e ofertas exclusivas e segmentadas. Pode-se usar também o e-mail marketing para nutrir leads e reativar antigas bases de clientes.

    Embora proporcione um retorno a curto prazo, deve ser mantido por longo prazo, já que só assim é possível atingir os objetivos completos. Afinal, o relacionamento com o cliente não deve acabar, não é mesmo?

    Mas lembre-se, a periodicidade do envio dessas mensagens precisa ser equilibrada para não gerar SPAM. Sendo assim, procure disparar e-mails semanalmente com conteúdos interessantes para criar um vínculo cada vez mais forte com esses contatos.

    Marketing de conteúdo

    Se você quer educar seu público, ampliar sua rede de clientes e potenciais clientes com a produção de conteúdo relevante, esta estratégia é feita para você. Com marketing de conteúdo você atrai, envolve e gera valor para pessoas de modo a criar uma percepção positiva da sua marca e gerar mais vendas.

    O primeiro passo para gerar um conteúdo de qualidade é conhecer a sua persona. Você também pode utilizar a ferramenta do Google Trends para identificar os temas que estão em alta e que podem captar muita audiência para o seu blog.

    Inbound marketing: integre estratégias e aumente suas vendas

    O inbound marketing une todas essas estratégias, proporcionando resultados reais e frequentes. Como já abordamos aqui no blog, os objetivos do inbound são: atrair a atenção com conteúdo relevante e inteligente, transformá-los em leads, nutri-los s e, por fim, transformá-los em clientes do seu negócio. Se é isso que sua empresa pretende, você encontrou a sua estratégia!

    Apesar de parecer simples, o marketing digital necessita de profissionais capacitados para que os resultados apareçam. No entanto, muitas empresas não possuem um time interno ou tem apenas um funcionário do marketing. Ou seja, não dispõem de pessoas com tempo suficiente para planejar, executar e monitorar o desempenho das ações.

    Assim, contratar uma agência especializada é uma solução muito interessante para identificar a estratégia de marketing digital que melhor se adequa ao tipo de negócio.

    Precisa de ajuda? Receba o nosso conteúdo por e-mail assinando a nossa newsletter!

    Acesse também a página inicial da Mobilizze – Agência de Marketing Digital em Brasília

    Cadastre-se conteúdos exclusivos!
    Compartilhe o post
    Vamos marcar um bate papo?
    Preencha os dados abaixo para agendarmos nossa conversa
    Marketing Digital alinhado à vendas

    Diagnóstico de marketing digital

    Para iniciarmos o diagnóstico precisamos de alguns dados.

    Obrigado pelo interesse em nosso diagnóstico!

    A partir dessas informações vamos
    fazer uma análise prévia sobre sua presença digital e lhe propor ações para o atual momento do seu negócio.

    Assim que finalizado seu diagnóstico, vamos entrar em contato para agendar uma reunião, ok?