Agora que você já decidiu contratar uma agência de marketing digital, pode parecer fácil seguir adiante. No entanto, você certamente deu uma pesquisada no Google e se deparou com um imenso mar de agências prometendo milagres. Nessas horas, a gente coloca os pés atrás e se pergunta como escolher uma agência de marketing digital que seja adequada às expectativas do seu negócio. A primeira dica é fugir de promessas milagrosas e planos mirabolantes que prometam resultados imediatos. Quem acompanha o marketing digital há algum tempo sabe que não é de uma hora para outra que sua empresa vai colher resultados e bombar na rede.
Uma boa agência de marketing digital deixa claro que o sucesso vem depois de um trabalho sério e bem estruturado, muito foco no planejamento e uma estratégia digital eficaz. E claro: sabe que isso leva algum tempo. Obter resultados, consolidar a marca, reforçar a identidade visual, gerar conversões e engajamento são resultados que demandam um certo tempo e a agência deve avisar sobre isso antes de firmar o contrato.
Como escolher uma agência de marketing digital
Para ajudá-lo na escolha, separamos algumas dicas que irão tornar a tarefa de escolher uma parceira de negócio mais fácil. Veja abaixo:
Defina um budget
O orçamento ajuda a traçar um plano de contas concreto e também a escolher os serviços da agência que estão dentro do budget disponível. No orçamento, você irá definir perdas e ganhos e proteger sua empresa de investimentos sem retorno. Com total controle dos gastos do serviço e do retorno que você está tendo ao contratar uma agência, você conseguirá medir o grau de sucesso que ela gera para o seu negócio ao longo do tempo.
Conheça o portfólio da agência
Você sabe quem são os clientes atuais da agência e quais trabalhos ela realizou? Para isso, é fundamental solicitar o portfólio da agência, um material que expõe cada um dos trabalhos realizados por ela e seus resultados. Cases de sucesso no seu segmento, por exemplo, são uma prova de que a agência conhece o mercado que você atua. Isso pode ser o diferencial entre as agências e pesar na hora da escolha. Afinal, o próximo case pode ser você.
Opte por agências que façam acompanhamento constante
Uma agência de marketing digital não monta apenas um planejamento e o coloca em prática, ela monitora e atualiza a estratégia para alcançar os objetivos traçados. Pergunte sobre atualização de critérios, metas e estratégias e como a agência faz o monitoramento das campanhas. A resposta vai dar uma boa base de como essa empresa trata o marketing digital.
Escolha uma agência parceira
Mais que uma prestadora de serviços, a agência de marketing digital deve ser uma parceira. E isso significa batalhar para obter os melhores resultados para sua empresa. Agências de excelência sabem que o sucesso do cliente é também o sucesso delas. Por isso, pergunte sobre a frequência de reuniões, como se dá a comunicação entre parceiros e converse bastante com o responsável antes de fechar o contrato. Uma boa conversa pode dar indícios de uma agência realmente preocupada com o cliente ou completamente relapsa. Nenhuma agência que se preze pode “abandonar” seu cliente, mesmo que ele não esteja dando a devida atenção a ela.
Pesquise serviços oferecidos e preços
Há quem preste serviços para clientes grandes, para PME’s, empresas de tecnologia e assim por diante. Além disso, há agências focadas em vendas e outras em métricas. Você precisa definir seus objetivos para escolher aquela que ofereça os serviços adequados ao que você espera. Compreender a capacidade de uma agência, a partir dos serviços prestados, é saber até que ponto vocês poderão andar juntos. Outra questão primordial é o preço. Corra daquelas agências que cobram muito abaixo do preço de mercado. Uma agência de excelência não tem por que cobrar tão abaixo da média se presta um serviço bom, não é verdade?
Depois de considerar esses e outros aspectos, lembre-se de alinhá-los aos objetivos da sua empresa. Caso você tenha certeza que a agência é capaz de oferecer o que você precisa, siga em frente. Do contrário, não hesite em consultar clientes ou até ex-clientes para decidir. A dica principal é não acreditar no pote de ouro ao final do arco-íris: ele não existe. Uma boa agência sabe que não será capaz de lhe propor nada se não conhecer a fundo o trabalho de sua empresa, por exemplo. Lembre-se que boas agências trabalham a médio prazo, e continuam gerando resultados e se adaptando ao público-alvo e às inovações que surgem todos os dias.
Aprendeu como escolher uma agência de marketing digital? Que tal conversar com uma agência que te entende? Entre em contato pelo nosso site.