Como fazer um planejamento estratégico digital para minha empresa?

Sumário
    Add a header to begin generating the table of contents

    O planejamento estratégico digital é essencial para as empresas que pretendem desenvolver um processo de comunicação na internet. É por meio dessa metodologia que você conseguirá entender como o seu negócio está posicionado no universo digital e o que é necessário fazer para crescer a sua marca.

    Determinar os objetivos corretos, conhecer o seu público-alvo e o cenário em que está inserido, entender o comportamento do mercado e as ações dos seus concorrentes, desenvolver um modo de agir e saber mensurar os resultados de suas ações são tarefas essenciais para que a sua empresa se destaque online.

    Neste artigo, vamos mostrar como desenvolver cada um desses passos e construir um planejamento estratégico digital de sucesso. Ficou curioso? Então não deixe de acompanhar os próximos parágrafos!

    Trace objetivos estratégicos

    Não adianta querer atirar para todos os lados. Para poder crescer a sua marca na internet é preciso ter um foco bem definido e objetivos bem traçados. Além disso, as metas impedem que a sua empresa dedique força de trabalho no caminho errado.

    Para isso, é importante determinar objetivos específicos e alcançáveis, que possam ser mensurados, que sejam realistas e adequados às necessidades da empresa e que tenham tempo necessário para execução.

    Mapeie o público e o cenário

    Desenvolver um site, montar um blog ou criar perfis nas redes sociais são ações voltadas para se comunicar com as pessoas. Mas com quem a sua empresa vai se relacionar? Saiba quem é o seu público-alvo para elaborar os conteúdos necessários e adotar uma linguagem que funcione.

    Além disso, é preciso conhecer o cenário em que a sua empresa está inserida. Assim, é possível desenvolver campanhas melhor segmentadas, fundamentadas nas tendências do momento e que consigam se destacar em meio à quantidade de conteúdos disponíveis na internet.

    Levante as ações da concorrência

    Não basta entender como o mercado tem se comportado na internet e quais são as tendências de ações digitais. É importante compreender como seus concorrentes têm atuado no mundo online. O que têm publicado? Com quem estão se relacionando? Quais resultados têm obtido?

    Esse processo é importante para gerar insights para o seu trabalho na internet, permitindo, assim, desenvolver novos tipos de conteúdo. Além disso, é possível descobrir o que dá certo ou não a partir das experiências dos seus concorrentes.

    Crie um plano tático

    Depois de avaliar o mercado e seus concorrentes, entender o seu público e traçar seus objetivos na internet, é hora de começar a traçar o seu plano tático. Escolha em quais canais terá presença (para isso leve em consideração quais deles são usados pelos seus clientes).

    Pode-se optar pelas mídias sociais (Facebook, YouTube, Instagram, Twitter, Pinterest, entre outras), site, blog corporativo, estratégia de e-mail marketing, entre outros. Com os canais definidos, é hora de estabelecer qual tipo de conteúdo produzir e qual a linguagem que será usada.

    Por fim, trace um calendário editorial com datas e horários de publicação de conteúdo. Esse processo te ajuda a garantir uma periodicidade de postagem — que é essencial para manter o tráfego de seus canais — e evitar que as suas campanhas online se percam pelo ostracismo.

    Não se esqueça da mensuração de resultados

    Um bom planejamento também é aquele que define quais métricas usar para monitorar o resultado das suas ações. Pode acontecer de suas publicações não se mostrarem acertadas e, com isso, impedir o crescimento de sua presença online.

    Portanto, a mensuração é essencial para que possa averiguar o que dá certo, o que dá errado e o que pode ser feito para corrigir possíveis falhas em sua campanha. Essas informações vão orientar constantemente o seu planejamento estratégico digital e te ajudar a desenvolver a sua marca na internet.

    Gostou deste artigo sobre como definir um planejamento estratégico digital? Então deixe um comentário para a gente, com as suas ideias e opiniões!

    Cadastre-se conteúdos exclusivos!
    Compartilhe o post
    Vamos marcar um bate papo?
    Preencha os dados abaixo para agendarmos nossa conversa
    Marketing Digital alinhado à vendas

    Diagnóstico de marketing digital

    Para iniciarmos o diagnóstico precisamos de alguns dados.

    Obrigado pelo interesse em nosso diagnóstico!

    A partir dessas informações vamos
    fazer uma análise prévia sobre sua presença digital e lhe propor ações para o atual momento do seu negócio.

    Assim que finalizado seu diagnóstico, vamos entrar em contato para agendar uma reunião, ok?