Contratar analista de marketing ou agência: eis a questão

analista de marketing
Sumário
    Add a header to begin generating the table of contents

    Grande parte dos gestores ficam em dúvida sobre o modelo que será adotado quando decidem investir em marketing digital. Contratar analista de marketing ou agência? Não há uma resposta pronta, já que tudo vai depender dos objetivos, budget e perfil da empresa. No entanto, alguns pontos são relevantes para todos os segmentos e tamanhos de organização.

    É preciso levar em consideração que uma das características do marketing digital é ser composto de várias competências. Ele abrange atividades de um web designer, designer, analista de marketing digital, redator de conteúdo, analista de mídias sociais, coordenador de produção, gerente de projeto, gestor de campanha, etc. Isso significa que você provavelmente vai precisar de uma equipe, já que as atividades relacionadas ao marketing digital incluem planejamento de marketing, presença nas redes sociais, criação de textos para blogs, campanhas patrocinadas e otimização de sites, entre outras.

    As principais perguntas que você deve fazer envolvem tempo, dinheiro, expertise e resultados. Você realmente terá tempo de acompanhar de perto a performance da equipe de marketing da sua empresa? Tem orçamento para contratar profissionais e está preparado para gerir os recursos humanos? Além disso, você conhece marketing digital o suficiente para entrevistar os profissionais, avaliar suas competências, treiná-los e acompanhar o desempenho deles depois de contratados?

    Benefícios de contratar analista de marketing ou agência digital

    Analista de marketing

    Provavelmente você precisará de mais de um colaborador, ou seja, terá de montar uma equipe. Para isso, deverá buscar profissionais de áreas como web designer, gestão de mídias sociais, marketing digital, SEO, etc.

    • Benefícios

    Comunicação e contato direto: como o profissional vai estar no mesmo ambiente que você e não vai haver um intermediário, a possibilidade de ruídos na comunicação é muito menor. Além disso, e a comunicação é mais rápida e direta.

    Foco: como a equipe tem relação direta com sua empresa e não tem outros clientes, irá focar 100% em seu projeto.

    • Desvantagens

    Recursos humanos: processos de contratação exigem uma pessoa no mínimo para fazer a gestão. E todo empresário sabe que a contratação de colaboradores pode trazer uma forte dor de cabeça. Fora a contratação, altos índices de rotatividade de equipe que vem da dificuldade de reter e de obter pessoal qualificado também podem atrapalhar o projeto. E é claro, se não há profissionais da área de marketing da empresa, é difícil estabelecer um parâmetro sobre quais seriam os profissionais mais adequados para a posição.

    Orçamento: em tempos de crise econômica, será que sua empresa tem budget suficiente para todas as contratações, salários, encargos e impostos?

    Treinamento e capacitação da equipe: mesmo que sua empresa contrate profissionais talentosos, é preciso treinar e apresentar ao colaborador os processos da empresa. Além disso, o colaborador será responsabilidade sua, o que exige reciclagem e atualização constante. Isso significa tempo e investimento.

    Infraestrutura: sua empresa precisará investir em ferramentas de trabalho, que incluem computadores, softwares pagos, espaço físico, etc.

    Agência de marketing digital:

    • Benefícios

    Qualificação: a equipe responsável pelo seu projeto será qualificada e terá toda a expertise necessária para executar o projeto.

    Gestão de equipe e processos: coordenar os processos e a equipe não serão tarefas suas.

    Investimento flexível: o contrato pode ser definido para um projeto apenas ou mensalmente. Dessa forma, quando a empresa precisar reduzir investimentos, pode parar por um tempo e regressar assim que for possível. Fora isso, é comum a oscilação de demandas, que dentro de uma agência podem ser facilmente redistribuídas.

    Treinamento da equipe: novamente, a responsável pelo treinamento e capacitação dos profissionais será a agência.

    Resultados: a agência é quem irá mensurar os resultados, afinal, é ela quem precisa mostrar seu valor e que o retorno sobre o investimento é positivo para sua empresa.

    • Desvantagens

    Requer alinhamento: como a agência não faz parte da sua empresa, é preciso alinhar a cultura e as estratégias de negócio. O planejamento deverá ser feito junto com a agência, e isso significa compartilhar informações sobre o seu negócio e mercado.

    Qual dos modelos você prefere? Na dúvida, fale com nossa equipe! Podemos te ajudar.
    Ou acesse também a página inicial da Mobilizze – Agência de Marketing Digital em Brasília

    Cadastre-se conteúdos exclusivos!
    Compartilhe o post
    Vamos marcar um bate papo?
    Preencha os dados abaixo para agendarmos nossa conversa
    Marketing Digital alinhado à vendas

    Diagnóstico de marketing digital

    Para iniciarmos o diagnóstico precisamos de alguns dados.
    analista de marketing

    Obrigado pelo interesse em nosso diagnóstico!

    A partir dessas informações vamos
    fazer uma análise prévia sobre sua presença digital e lhe propor ações para o atual momento do seu negócio.

    Assim que finalizado seu diagnóstico, vamos entrar em contato para agendar uma reunião, ok?