5 métricas mais importantes que curtidas no Facebook
Separamos cinco métricas para que você escolha quais são mais relevantes no momento. Adaptando cada uma a sua estratégia, você terá um controle muito melhor dos resultados
1. Alcance
Essa métrica corresponde ao número de usuários que viram suas publicações, ou seja, quão grande é a audiência para as mensagens que você está transmitindo na rede social. É possível medir diversas categorias de alcance, como alcance orgânico de visitas da fanpage e de posts patrocinados.
2. Pessoas falando sobre isso
No Facebook Insights, você pode descobrir quantos usuários interagiram, compartilharam, comentaram ou citaram o nome da sua marca dentro da mídia social nos últimos 28 dias. Isso significa que você finalmente poderá calcular o efeito viral da sua marca no Facebook.
3. Engajamento
O engajamento é qualquer tipo de interação do público com as publicações na sua página. Isso inclui curtidas, comentários e compartilhamentos, cada uma com um peso diferente. O clique mostra o interesse pelo conteúdo postado, mas não significa que a pessoa gostou do conteúdo. Já a curtida tem um peso maior, pois revelar uma certa simpatia do usuário em relação a sua publicação. Outra interação importante é o comentário, já que significa mais um ponto de contato do consumidor com sua empresa. O compartilhamento acaba pesando mais, já que atesta uma grande relevância do conteúdo para o usuário a ponto de querer propagá-lo em sua própria linha do tempo.
Como calcular:
Páginas relacionadas:
Divida o número de pessoas “falando sobre isso” pelo número de curtidas em sua página.
Por exemplo, se há 1.000 pessoas falando sobre isso e sua página tem 1500 curtidas, o percentual de engajamento será calculado assim:
1000 / 1500 = 66%
Essa é uma taxa considerada alta e deve ser sempre um dos objetivos da sua estratégia. Afinal, se o engajamento é baixo, o alcance também será e, consequentemente, menos usuários estarão em contato com sua marca. Lembre-se sempre que não adianta ter um número de curtidas no Facebook gigante se seus fãs não estão interagindo com suas publicações
4. Taxa de rejeição
Saber quantos usuários ocultaram suas publicações, denunciaram como spam ou deixaram de curtir sua fanpage é fundamental para analisar o desempenho e eficácia da estratégia. Geralmente isso acaba ocorrendo em um momento específico, seja por causa das publicações (seja pela falta delas). Por isso, é importante identificar esse momento, refletir sobre suas ações e replanejá-las a fim de reduzir a taxa de rejeição.
5. Leads gerados para seu site
Essa métrica é muito relevante para sua estratégia de marketing digital, já que você poderá analisar quantos usuários estão visitando seu site a partir do Facebook. Se você possui uma estratégia de marketing digital bem planejada, sabe que levar o usuário para seu site é colocá-lo dentro do seu funil de vendas. A partir daí, poderá oferecer conteúdo e informações relevantes que o estimulem a visitar outras páginas da sua empresa e, claro, converter-se em lead. Para fazer isso, uma ótima ferramenta gratuita é o Google Analytics. Entre no Analytics, selecione a opção “Aquisição” e depois “Canais”. Por fim, busque na tabela a opção “Social”.
Entendeu por que as curtidas no Facebook não são mais tão relevantes assim? Isso não significa, claro, que você não deva tentar aumentar o volume de curtidas da sua fanpage, mas que é melhor ter menos fãs, mas fãs engajados.
Ficou com alguma dúvida sobre o tema? Deixe um comentário!
Acesse também a página inicial da Mobilizze.