Apesar de ser uma das principais estratégias de marketing digital, o e-mail marketing ainda é tratado com receio e dúvida. Isso ocorre porque muitos gestores acreditam que o e-mail é uma ferramenta obsoleta e pouco usada, cujas vantagens são mínimas.
Entretanto, esse tipo de pensamento acontece por conta de informações erradas que são compartilhadas internet afora.
É por isso que hoje queremos desmentir alguns dos principais mitos sobre e-mail marketing. Assim, você entende melhor sobre essa estratégia e decide se ela faz sentido para os objetivos de seu negócio. Vamos lá!
Veja abaixo 7 mitos sobre e-mail marketing
A seguir iremos expor algumas afirmações erroneamente espalhadas para confundir os gestores, e explicaremos quais são as verdades de cada. Confira:
1º mito: “O e-mail marketing é ultrapassado e ineficaz.”
Muitos gestores se questionam se o e-mail marketing ainda funciona, e a resposta é sim!
De acordo com um levantamento feito em outubro de 2021, pela Statisa, o Brasil tem cerca de 8,32 bilhões de e-mails enviados diariamente! Sim, bilhões!
Além disso, um outro estudo da Statisa apontou que 41% das empresas B2B afirmam como o e-mail marketing é o melhor canal para vender e anunciar produtos/serviços.
Para completar, o apelo dessa estratégia cresceu bastante por conta da pandemia. Segundo uma pesquisa da HubSpot, 77% das empresas entrevistadas disseram que os níveis de engajamento dos clientes por e-mail aumentaram durante a pandemia.
2º mito: “E-mail marketing é spam.”
Enviar um e-mail marketing é bem diferente do que enviar spam. Isso porque, geralmente, o e-mail marketing só é enviado para quem autorizou o envio.
Essa autorização costuma acontecer através de formulários em landing pages de alta conversão, compras efetuadas, atendimentos etc.
Vale lembrar que para o e-mail marketing se diferenciar ainda mais de spam, você deve enviá-lo com conteúdos relevantes e úteis para os leads. Além disso, prefira plataformas de qualidade que seguem todas as regras de privacidade e qualidade.
3º mito: “O e-mail marketing serve só para vender.”
Esse é um dos maiores enganos. Embora enviar conteúdos destinados exclusivamente à venda também seja uma estratégia de e-mail marketing, a verdade é que nem todos os usuários estão prontos para isso.
É preciso encantar, engajar e construir a sua autoridade sobre o segmento. Isso envolve o envio de e-mails marketing sem divulgação de produtos/serviços, apenas com conteúdos informativos que se encaixam com o perfil do lead.
Por exemplo, se o usuário fez o download de seu e-book sobre marketing digital para arquitetos, você precisa enviar e-mails com assuntos relacionados a esse. Assim, você vai desenvolvendo uma relação de confiança e trabalhando o lead pelo funil de vendas até chegar a hora da venda.
4º mito: “O e-mail marketing só serve para quem tem muitos destinatários.”
Muitos empreendedores acham que as estratégias de marketing com e-mails não funcionarão para eles por conta da pouca quantidade de destinatários na sua lista.
Entretanto, a verdade é que a qualidade dos destinatários importa mais do que a quantidade. Por exemplo, é mais vantajoso enviar e-mails marketing para uma lista com 50 leads qualificados do que para 500 usuários sem o perfil de sua marca.
Geralmente, esses destinatários desqualificados vêm da compra de listas duvidosas. Infelizmente, muitos gestores adquirem pacotes de usuários aleatórios com proveniência suspeita só para ter volume de envio, mas isso acaba prejudicando as estratégias, pois esses usuários provavelmente ignoram e bloqueam seus e-mails.
5º mito: “É preciso enviar e-mail marketing todos os dias.”
Na verdade, enviar e-mails diariamente pode até fazer sua empresa perder leads gerados em campanhas. Afinal, o envio constante pode perturbar e encher a caixa do destinatário.
O ideal é fazer um planejamento com base no perfil dos consumidores em questão. Para alguns, um e-mail por semana já basta. Para outros, será necessário dois semanais. Lembre de aproveitar bem as datas comemorativas também.
6º mito: “É difícil mensurar e-mail marketing.”
Alguns gestores evitam o e-mail marketing porque não acreditam que seja possível mensurar suas estratégias com eficiência. Contudo, esse é mais um equívoco comum.
A verdade é que existem diversas métricas que ajudam a acompanhar os resultados e a verificar se as ações aplicadas estão dando certo ou não. Como exemplo, podemos citar: taxa de cliques, taxa de crescimento da base, taxa de conversão, receita por e-mail, NPS (Net Promoter Score), entre outros.
7º mito: “É fácil desenvolver e aplicar estratégias de e-mail marketing.”
Não, especialmente para quem é leigo na área. Afinal, é necessário realizar um planejamento completo, fazer uma pesquisa de mercado, elaborar uma persona, ter as ferramentas necessárias, ser experiente nas técnicas de copywriting, marketing de conteúdo e design, acompanhar os resultados, gerenciar as ações, entre várias outras atividades.
Portanto, o ideal é que você contrate uma agência especializada que cuide de tudo e ofereça os melhores resultados.
Felizmente, você pode contar com a gente!
A Mobilizze pode desenvolver o seu marketing digital, além de planejar diversas estratégias para aumentar seu tráfego pago e elevar suas taxas de conversão. Estamos sempre disponíveis para você e seu negócio!