Dicas para a construção de base de leads de qualidade

base de leads
Sumário
    Add a header to begin generating the table of contents

    Com a internet, desenvolver certas estratégias de marketing, relacionamento com o cliente e vendas ficou mais simples e acessível. Diversas ferramentas estão disponíveis e novas surgem a todo o momento. Porém, entre elas, uma vem sendo utilizada de forma assertiva há algum tempo, trazendo resultados positivos para as empresas: o envio de e-mail marketing. Porém, para que se possa usufruir de todos os benefícios dele, é preciso alguns cuidados, sobretudo no passo inicial, o desenvolvimento da base de contatos para a construção do e-mail marketing – também conhecida como base de leads.

    O que são leads

    Leads são pessoas que forneceram seus dados de contato para a empresa, demonstrando interesse em seu produto, serviço ou marca em troca de informações sobre o seu negócio. Assim, leads podem ser considerados como oportunidades de negócios para a empresa que consegue desenvolver uma base de contatos forte e que se relaciona bem com o seu público, oferecendo conteúdos de qualidade e relevantes que ele procura.

    Algumas vantagens da construção de base de leads

    Uma base forte de leads constitui em ativo valioso para a empresa. Por meio dela, as empresas podem contar com um impulso para o lançamento de promoções, produtos, campanhas ou desenvolvimento de ações de relacionamento. Impulso este que poderá gerar vendas e auxiliar na fidelização do cliente, que receberá sempre informações relevantes sobre o seu negócio.

    Compra de lista de e-mails x construção de base de leads

    Embora possa parecer tentador em um primeiro momento comprar uma grande lista de e-mails já pronta, essa pode ser uma tática ruim, do tipo “o barato que sai caro”. Embora a quantidade de contatos seja importante, é essencial que a qualidade seja mantida. Quando se compra uma lista de e-mails, são fornecidas informações de pessoas dos mais diversos perfis, podendo ocorrer de não terem o perfil de público do seu negócio. Além disso, elas poderão ficar incomodadas e receosas com o seu contato, visto não terem conhecimento de como as suas informações pessoais foram repassadas para sua empresa. Outro problema é que a reputação de seu negócio poderá ficar prejudicada: se muitas pessoas marcarem sua mensagem como SPAM, suas próximas mensagens não aparecerão mais na caixa de entrada de e-mails desse público, o que reduzirá a possibilidade de o seu e-mail marketing ser visualizado e gerar resultado positivo.

    Claro que construir sua própria base de leads é mais trabalhoso, porém, você terá a certeza de contar com uma lista de contatos qualificada, com pessoas que já conhecem a sua empresa e que aceitaram e demonstraram interesse em receber as suas informações. Além disso, você terá uma lista única, que o seu concorrente não terá igual.

    Dicas para a construção de sua base de leads

    1. Planejamento

    Faça um planejamento prévio de quais serão os objetivos a serem alcançados com a criação dos leads. Lembre-se que, no início, os objetivos precisarão ser mais de longo prazo, depois de iniciar o relacionamento com a base de contatos. Aqui, é importante definir claramente qual é o perfil de público que você almeja que faça parte da sua lista.

    1. Desenvolver ofertas de geração de leads

    É hora de pensar em formas de atrair o seu público-alvo para a sua base de contatos. Algumas estratégias possíveis são as que envolvem a disponibilização de conteúdos relevantes e de qualidade (por exemplo, oferecer ebooks, vídeo séries e cursos rápidos sobre algum assunto de interesse do público e que tenha relação com o seu negócio), oferecer ferramentas como planilhas ou aplicativos, fazer promoções ou ofertas de contato (como os formulários disponíveis nos sites para que se faça orçamento ou se tenha mais informações sobre o produto). Essas ações podem ser desenvolvidas por meio do site de sua empresa, de hot site específico, de blog, etc.

    1. Lançar ações para atrair os leads

    Depois de definir o seu objetivo e o perfil do seu público-alvo, é hora de pensar em estratégias para fazer, de fato, a aquisição dos leads. Você poderá utilizar, por exemplo, as mídias sociais para divulgar a sua ação de atração ou opções de mídias pagas conforme a sua verba e a segmentação do seu público.

    1. Analisar seus resultados e planejar melhorias

    Depois do lançamento das ações e dos primeiros resultados, avalie como está a performance de sua ação e o que pode ser melhorado. Faça os ajustes necessários para que a sua lista de contatos seja forte e lhe ajude a atingir os resultados esperados e a gerar boas oportunidades comerciais.

    A construção de uma boa base de leads pode ser um ativo muito valioso para as empresas. Essas listas de e-mails podem ajudar a gerar boas oportunidades de negócio, aumentar as vendas e a manter ativo relacionamento com o seu público de interesse.

    Cadastre-se conteúdos exclusivos!
    Compartilhe o post
    Vamos marcar um bate papo?
    Preencha os dados abaixo para agendarmos nossa conversa
    Marketing Digital alinhado à vendas

    Diagnóstico de marketing digital

    Para iniciarmos o diagnóstico precisamos de alguns dados.
    base de leads

    Obrigado pelo interesse em nosso diagnóstico!

    A partir dessas informações vamos
    fazer uma análise prévia sobre sua presença digital e lhe propor ações para o atual momento do seu negócio.

    Assim que finalizado seu diagnóstico, vamos entrar em contato para agendar uma reunião, ok?