Glossário de marketing digital

glossario marketing digital
Sumário
    Add a header to begin generating the table of contents

    Você certamente já se deparou com algum termo sobre marketing digital que não compreendeu, não é mesmo?

    Isso interfere diretamente no entendimento e nas oportunidades para quem trabalha na área. Sendo assim, é essencial conhecê-los para melhorar as suas estratégias e alavancar os resultados.

    Nunca mais fique na dúvida ao ouvir falar em termos como “geração de leads” ou “marketing de conteúdo”. Continue a leitura e confira a seguir o Glossário de Marketing Digital!

    A

    AIDA

    Sigla para o processo de conversão constituído pelas seguintes etapas: Atração, Interesse, Desejo e Ação. Esse modelo é bastante usado nas estratégias de marketing digital por acompanhar o comportamento de tomada de decisão das pessoas.

    Alt text (texto alternativo)

    Mecanismo utilizado para descrever uma imagem na internet. Os buscadores como o Google leem esse texto, tornando-o um fator importante de SEO. Além disso, sempre que uma imagem não é carregada pelo navegador, o alt text aparece.

    Analytics

    O marketing digital conta com uma série de métricas usadas para medir seus resultados. O analytics é a informação gerada pela análise dessas métricas, seja em sites, blogs, e-mail marketing ou demais plataformas digitais. O Google Analytics é uma das ferramentas de análise mais conhecidas e utilizadas, mas existem outros sistemas que fazem o mesmo trabalho.

    Automação de Marketing

    Ferramentas para que as ações de marketing digital sejam executadas de forma automatizada, facilitando as tarefas e acelerando os resultados. Esse termo é bastante associado ao e-mail marketing e ao autorresponder, que utilizam o envio automático de uma série de e-mails para criar relacionamento com os prospectos.

    Autorresponder

    Trata-se de um sistema de envio de mensagens automatizado. Com essa ferramenta, mensagens pré-programadas são enviadas aos leads que se cadastram em sua lista de e-mail ou na sua página do Facebook. Assim, o analista de marketing não precisa encaminhar as mensagens para cada pessoa individualmente.

    B

    Banner

    Modelo de anúncio publicitário bastante comum na internet. São propagandas em imagens veiculadas em sites e blogs. Além de serem alternativas comerciais, os banners também podem ser usados para que o proprietário do site ou blog conduza o visitante para páginas específicas.

    C

    Calendário editorial

    É uma agenda de publicações de conteúdo para sites, blogs e perfis nas mídias sociais. Baseados em tempo, os calendários editoriais podem reunir diversas etapas do marketing digital, como pesquisa, planejamento, criação, redação, publicação, dentre outras ações de comunicação.

    Ciclo de vendas

    É o processo necessário para a concretização ou conversão de uma venda. É contado a partir do primeiro contato do lead com uma marca ou produto.

    Conversão

    Esse termo refere-se a quando o cliente realiza a ação que a empresa planeja, como finalizar uma compra, preencher formulários, dentre outras.

    CTA (Call-to-Action)

    É a chamada para ação, ou seja, os recursos utilizados para que o público realize a ação que a empresa espera. Um CTA pode ser feito por meio de banners, botões e até mesmo textos que redirecionam para a conversão.

    E

    E-book

    De modo geral, trata-se de um livro eletrônico. No marketing digital, o e-book é usado como material educativo com o objetivo de gerar leads, construir relacionamento com os clientes e consumidores em potencial e fortalecer a imagem da empresa.

    Engajamento

    Termo utilizado para apontar as interações dos usuários com os conteúdos publicados por uma empresa nas mídias sociais, como likes, comentários, marcações, respostas, compartilhamentos, cliques nos links, dentre outros.

    F

    Formulário de conversão

    São os campos de informações — dados pessoais e de contato, como nome, e-mail e telefone — preenchidos pelos visitantes de um site. Em troca, eles recebem algum tipo de conteúdo, como download de materiais ricos (e-books, infográficos e planilhas), cadastro em newsletter ou acesso à alguma oferta especial.

    Funil de vendas

    Pirâmide invertida que representa os estágios que os clientes em potencial se encontram no processo de vendas de uma empresa.

    G

    Geração de Lead

    Conversão dos visitantes de um site em oportunidades de negócio.

    Growth hacking

    É um conjunto de estratégias que tem por objetivo promover um crescimento rápido na base de clientes de uma empresa. Para se ter sucesso nesse trabalho, é preciso envolver diferentes setores e canais de comunicação no processo.

    I

    Inbound Marketing

    É considerado o novo marketing, com foco em atrair clientes em potencial, conquistá-los e conduzi-los até o fechamento da venda. O marketing de conteúdo e as demais estratégias para construir relacionamentos são grandes tendências para quem deseja obter os melhores resultados digitais.

    L

    Landing Page

    Representa uma página que serve como porta de entrada de um visitante em um determinado site. No marketing digital, é amplamente utilizada com o propósito direto de conversão de visitantes em leads.

    Lead

    Usuário considerado um cliente em potencial por deixar os seus dados em uma landing page de conversão, demonstrando interesse no tema, na empresa ou em seus produtos e serviços.

    Links Patrocinados

    Anúncios pagos para serem exibidos em páginas de buscadores ou filiados com destaque.

    M

    Marketing de Conteúdo

    Estratégia de inbound marketing para atrair o público-alvo por meio de conteúdos relevantes.

    Mídia espontânea

    Conteúdos que não são criados pela própria empresa. Podem ser elaborados por fãs ou outros usuários que se relacionam com a marca, mas, geralmente, são desenvolvidos por órgãos da imprensa ou midiáticos. As informações são divulgadas nos canais de comunicação sem que haja custo para a empresa (por isso o nome “mídia espontânea”).

    N

    Nutrição de lead

    Processo automatizado de envio de sequências de e-mails, com o objetivo de criar relacionamento com os leads, aproximá-los da empresa e gerar mais oportunidades de negócios.

    O

    Outbound Marketing

    É o marketing tradicional, em que as empresas investem na publicidade para “vender” seus serviços e produtos.

    P

    Palavra-chave

    Palavra ou expressão que se refere a um tema ou assunto específico buscado na internet.

    S

    SEM (Search Engine Marketing)

    Conjunto de estratégias que possui como finalidade promover um site nos buscadores — como Google, Bing, Yahoo!, dentre outros. Reúne tanto os links patrocinados quanto o SEO.

    SEO (Search Engine Optimization)

    Conjunto de estratégias que visa preparar um website para ser corretamente indexado pelo Google e outros buscadores. O SEO melhora o ranqueamento de um site e contribui para o aumento do tráfego por buscas orgânicas.

    Q

    Qualificação de Lead

    Classificação de quais leads oferecem melhores oportunidades para serem abordados para a venda e quais não têm perfil para se tornarem clientes.

    T

    Taxa de conversão

    Porcentagem dos visitantes que se tornam leads.

    W

    Webinar

    Conteúdo em formato de vídeo disponibilizado ao público com debates, palestras, aulas e outras opções gravadas ou ao vivo.

    Viu só como conhecer alguns dos principais significados do marketing digital pode fazer toda a diferença na rotina do seu trabalho e na criação de novas estratégias efetivas?

    Cada dia é um momento novo para aprender e saber a melhor forma de alcançar o seu público e atingir as metas da sua empresa. Pensando nisso, não deixe de continuar conferindo no blog da Mobilizze materiais para impulsionar as suas campanhas e trazer o que há de mais novo e eficiente no mercado de marketing digital.

    Gostou deste Glossário de Marketing Digital que preparamos? Então siga nossas redes sociais e tenha acesso a outros conteúdos relevantes! Estamos no Facebook, LinkedIn e Twitter.

    Cadastre-se conteúdos exclusivos!
    Compartilhe o post
    Vamos marcar um bate papo?
    Preencha os dados abaixo para agendarmos nossa conversa
    Marketing Digital alinhado à vendas

    Diagnóstico de marketing digital

    Para iniciarmos o diagnóstico precisamos de alguns dados.
    marketing digital

    Obrigado pelo interesse em nosso diagnóstico!

    A partir dessas informações vamos
    fazer uma análise prévia sobre sua presença digital e lhe propor ações para o atual momento do seu negócio.

    Assim que finalizado seu diagnóstico, vamos entrar em contato para agendar uma reunião, ok?