Link building: o que é e como ele pode ajudar na sua estratégia

Sumário
    Add a header to begin generating the table of contents

    Pensar em SEO significa adotar os meios adequados para que o seu conteúdo apareça em posições cada vez melhores no Google. Esse impulso de visibilidade será decisivo para o sucesso da sua empresa e dos seus produtos. Para otimizar ainda mais os seus retornos, você precisa saber o que é link building.

    Conforme o tempo passa, o algoritmo do Google se torna mais sofisticado e seu critério de seleção para o ranking da página de resultados fica mais exigente. Além da série de modificações que você deve fazer em seu próprio site, o link building é um exemplo de como fatores externos também influenciam nisso tudo.

    Ao contar com cada vez mais links para o seu conteúdo em outros sites, o Google entenderá o seu site como uma referência em sua área e dará mais prioridade às suas páginas. Quer saber mais? Continue a leitura e explicaremos!

    O que é link building?

    Link building é uma das partes que mais conseguem trazer resultados para estratégias de SEO. O trabalho consiste em conquistar links de outros sites para as suas próprias páginas. Isso é decisivo para a sua visibilidade em mecanismos de buscas como o Google porque esses algoritmos equiparam a autoridade de um site com a quantidade de links que ele recebe.

    Desde o seu surgimento, o Google utiliza esse método para priorizar os resultados de buscas. Foi um diferencial bastante positivo quando começou a ser utilizado pelo público, já que conseguia entregar sites que tinham boa reputação em vez de diretórios de páginas sem ordem definida como era comum na época.

    Tendo em vista essa característica do algoritmo de buscas, fica clara a necessidade de contar com uma estratégia voltada ao link building. Além de se dedicar aos demais esforços de SEO, como otimização de palavra-chave, meta tags, entre outros, você também precisa conquistar links de outros sites. Não se preocupe: isso parece mais difícil do que realmente é.

    Como implementar uma estratégia de link building?

    Você não precisa depender apenas de sorte para conquistar links em outros sites. Ao entrar em contato com possíveis parceiros, pode combinar inserções que sejam positivas para ambos.

    Por exemplo, suponhamos que a sua empresa ou produto sejam citados no conteúdo de outro site. Não custa nada tentar entrar em contato com o responsável para pedir que seja feito um link nessa menção que aponte para o seu site. Outra possibilidade envolve publicar guest posts em blogs que tenham palavras apontando para o seu próprio espaço.

    Ao saber que cada tipo de link possui um valor, fica nítido como a sua estratégia de link building precisa ser bastante cuidadosa. Primeiramente, evite hacks e demais métodos black hat para acelerar o processo e emplacar links artificiais em outros sites. O método não vai funcionar e seu site será severamente penalizado pelo Google.

    Além disso, tenha atenção ao tema dos sites que fazem links para o seu. O Google somente considera relevante a conexão entre páginas do mesmo assunto. Se o seu site é sobre eletrônicos e uma página de jardinagem faz um link para você, o buscador vê como suspeito.

    Que tal começar a planejar suas ações?

    Agora, que você sabe o que é link building, já pode começar a elaborar a sua estratégia envolvendo essa iniciativa. Trata-se de uma ótima forma de melhorar os resultados do seu site e aumentar a visibilidade dele em mecanismos de buscas como o Google. Planeje as suas ações levando em conta as características do seu conteúdo e as possibilidades de link building que existem em sua área.

    Quer contar com uma estratégia robusta para a sua marca? Entre em contato com a gente!

    Acesse também a página inicial da Mobilizze – Agência de Marketing Digital em Brasília

    Cadastre-se conteúdos exclusivos!
    Compartilhe o post
    Vamos marcar um bate papo?
    Preencha os dados abaixo para agendarmos nossa conversa
    Marketing Digital alinhado à vendas

    Diagnóstico de marketing digital

    Para iniciarmos o diagnóstico precisamos de alguns dados.

    Obrigado pelo interesse em nosso diagnóstico!

    A partir dessas informações vamos
    fazer uma análise prévia sobre sua presença digital e lhe propor ações para o atual momento do seu negócio.

    Assim que finalizado seu diagnóstico, vamos entrar em contato para agendar uma reunião, ok?