Links Internos: como eles podem ajudar seu site?

Links internos
Sumário
    Add a header to begin generating the table of contents

    Sabe-se que o recurso de SEO proporciona diferentes técnicas para otimizar websites e páginas, afim de conquistar melhores posições nas buscas orgânicas.

    Dentre essas técnicas, é possível destacar as otimizações com links. Isso porque dentro do estudo de SEO, obter links de outros sites apontando para seu site é considerado um dos fatores mais determinantes para aumentar a autoridade do domínio e das páginas que estão recebendo os links.

    Não é preciso ser um grande estudioso em SEO para conhecer as dificuldades em conseguir Link Building externos (links em outros sites apontando para o seu site de maneira natural ou não).

    Por outro lado, é possível ainda trabalhar nos links internos do site, ou seja, aqueles links que o dono do site possui total controle. Mas afinal, como eles podem ajudar seu site? Acompanhe os detalhes a seguir:

    O que são links internos?

    Os links internos são basicamente links que estão em um conteúdo e apontam para outra página no mesmo site.

    Exemplificando de maneira prática, pode-se dizer que você provavelmente já acessou um determinado site certa vez, no qual se deparou com um artigo de seu interesse. Ao ler esse artigo, você encontra links em palavras que compõem o post e acaba clicando neles. Você passa a ser encaminhado para outra postagem no mesmo site, que faz referência ao artigo que você estava lendo anteriormente.

    Qual a importância dos links internos?

    Além da facilidade em se criar links internos no próprio site, é possível destacar dois grandes benefícios desses recursos para o desempenho do site. São eles:

    ·         Se tratando de SEO, o recurso de links internos é uma excelente técnica para diversificar a autoridade das páginas do site. Quando seu site possui uma determinada página bem posicionada nos buscadores, com o uso de links internos nessa página que apontam para outras páginas do site, essa autoridade é distribuída para as demais. Com isso, é possível melhorar o posicionamento em todas as páginas envolvidas, bem como no domínio do site.

    ·         Obter links internos também amplia a interação com o leitor, já que ele pode acessar facilmente outros conteúdos do site ao clicar nos links que lhe encaminharão para outra página do site. Dessa forma, os visitantes passam a conhecer cada vez mais os conteúdos e aumenta-se o tempo de permanência no site.

    Como criar os links?

    Depois de conferir o que são links internos e qual é a importância para um site, chega o momento de aprender como criá-los de maneira efetiva. É essencial saber que antes de criar links nas páginas do seu site, é preciso avaliar os seguintes pontos:

    ·         O link deve ter relação com o conteúdo: Nesse caso, não faria sentido criar um link utilizando a palavra “comida” para um artigo que aborde “os tipos de tablets existentes no mercado”, por exemplo. Recomenda-se colocar links nas palavras para uma página que tenha relação com o assunto.

    ·         Deve haver necessidade: Antes de inserir os links internos nas páginas, se faz necessário avaliar a real necessidade de vincular o conteúdo com outra página do site. Com isso, evita-se novamente o uso incorreto dos links internos.

    ·         Diversificação de âncoras: As âncoras (palavras que têm links) devem ser diversificadas sempre que possível. Se você utiliza, por exemplo, várias vezes a palavra “clique aqui” como âncora, é notável que os algoritmos dos buscadores podem desconfiar do uso excessivo e penalizar o site ou as páginas envolvidas. Por outro lado, a diversificação de âncoras traz a impressão de que os links foram gerados naturalmente, de acordo com a necessidade de interligar os conteúdos do site.

    Arquitetura dos links

    Outro ponto importante na hora de construir os links internos está em organizá-los de modo que possa haver comunicação das páginas entre si. Vale ressaltar que não existe um formato padrão para organizar a estrutura dos links, sendo variável de acordo com cada site.

    Existe uma arquitetura conhecida como pirâmide. Nessa arquitetura, é fácil notar que existe uma comunicação entre as páginas, sendo interessante utilizarmos a analogia da água que percorre em todos os sentidos. Com isso, haverá ligação entre as páginas e categorias formando um ciclo de navegação.

    Dicas gerais

    Para finalizarmos o aprendizado em links internos, pode-se destacar ainda algumas dicas para implementar esse recurso efetivamente. São elas:

    ·         Crie sempre conteúdos de qualidade de modo que eles possam ser interligados e serem complementos de informações para os leitores;

    ·         Não exagere na quantidade de links internos em cada artigo ou conteúdo;

    ·         Faça uso de links internos em Call to Actions quando possível;

    ·         Utilize recursos de “Postagens Populares”. São excelentes maneiras de criar links naturalmente para outros conteúdos.

    Com base nas dicas aqui citadas, foi possível conhecer a importância do uso de links internos em websites, um recurso muito útil para melhorar o posicionamento de páginas em buscadores, além de distribuir a autoridade do site entre as suas páginas.

    Outro ponto relevante para o uso de links internos é manter os leitores ativamente no site já que eles terão maior facilidade de navegar entre os conteúdos que têm links entre si.

    Por fim, vale destacar que essa atividade deve ser constante a cada novo conteúdo, além de ser necessário checar com frequência o funcionamento dos links.

    Cadastre-se conteúdos exclusivos!
    Compartilhe o post
    Vamos marcar um bate papo?
    Preencha os dados abaixo para agendarmos nossa conversa
    Marketing Digital alinhado à vendas

    Diagnóstico de marketing digital

    Para iniciarmos o diagnóstico precisamos de alguns dados.
    Links internos

    Obrigado pelo interesse em nosso diagnóstico!

    A partir dessas informações vamos
    fazer uma análise prévia sobre sua presença digital e lhe propor ações para o atual momento do seu negócio.

    Assim que finalizado seu diagnóstico, vamos entrar em contato para agendar uma reunião, ok?