Você sabe o que é landing page? É uma página desenvolvidas para gerar conversão. Mas o que é conversão? Bom, há algumas definições por aí mas adotamos a de que conversão significa transformar um usuário em oportunidade de negócio. Quando falamos de landing page, essa transformação significa a troca de conteúdo por informações do visitante.
Essas páginas tem poucos elementos e links, geralmente são estáticas e com layout simples e limpo, mas sempre otimizadas para um objetivo específico: a conversão.
Veja este exemplo da Mobilizze
Normalmente, as empresas oferecem um conteúdo relevante (como um e-book) e o usuário fornece algumas informações de interesse da organização. Essa simplicidade na navegação é proposital, pois quanto menos objetos tirando a atenção do visitante, maior será a possibilidade de conversão.
Para que servem as landing pages?
Também chamadas de páginas de aterrissagem ou de conversão, servem para captar dados referentes aos visitantes daquela campanha ou promoção. O link da página geralmente é divulgado por link patrocinado, em um banner ou mesmo nas redes sociais. Dessa forma, esses contatos (leads) podem ser convertidos em oportunidades de negócio e de relacionamento. Mas para que uma landing page gere bons resultados, você deve oferecer conteúdo relevante, do contrário, o usuário vai se sentir frustrado.
Páginas relacionadas:
Benefícios da landing page
- O usuário encontra exatamente o que procura
- Página mais eficiente e relevante para os usuários
- Captação de leads interessados no mercado da sua empresa
- Permite que você faça anúncios AdWords com link direto
- Permite testes A/B para otimizar a conversão
- Custo baixo em relação ao benefício
Importância da landing page
Os resultados gerados por landing pages são inquestionáveis. Organizações que lançaram de 10 a 15 landing pages, por exemplo, alcançaram um aumento de 55% na quantidade de leads. E isso significa atrair e formar uma base sólida de contatos que manifestaram interesse pelo tema abordado. Em alguns casos, quando o conteúdo é para fundo de funil (leads mais preparados e propensos a comprarem seu produto ou serviço), essa conversão pode gerar uma venda.
Para saber se uma landing page é eficaz para atrair clientes, você precisa medir a taxa de conversão dela. Para calcular essa taxa, utilize a seguinte fórmula:
Taxa de conversão da página = Número de conversões da página / Número de visitantes da página
Páginas de conversão, quando otimizadas, apresentam uma taxa muito maior de conversão do que de um site normal. Se você quer resultados a curto-prazo, invista na criação de landing pages.
Dicas para a criação de landing pages
Falamos em landing page otimizada, mas você pode estar se perguntando como ela seria. Por isso, separamos algumas dicas básicas que irão nortear a criação de uma página de conversão eficiente.
- Teste
O sucesso da página depende da oferta e do comportamento de navegação dos visitantes. Por isso, recomendamos que sempre faça testes A/B, até que encontre o modelo ideal para suas personas. Você pode criar duas páginas para a mesma oferta com algumas mudanças e rodar as duas durante um período. Assim, você pode fazer pequenas alterações e definir a melhor estratégia para a sua landing page. A página com mais conversões será aquela divulgada oficialmente no seu site e nos outros meios de comunicação.
- Foco no tema
Nada de oferecer salmão e entregar sardinha. Para manter o visitante na página e levá-lo à conversão, entregue o que ele estava procurando.
- Seja objetivo
Não adianta pegar dados de usuários que não se encaixam nas suas personas. Por isso, seja objetivo quanto ao conteúdo oferecido. Ser objetivo e sincero também são premissas para anúncios (links patrocinados), já que não adianta pagar por um clique de alguém que não faz parte do seu grupo de personas. Ademais, ela provavelmente irá embora da página assim que perceber que “foi enganada”.
Entendeu o que é landing page e a importância dela na atração de clientes? Comente!
Acesse também a página inicial da Mobilizze.