Por que você precisa de um fluxo de nutrição

Fluxo de Nutrição de leads
Sumário
    Add a header to begin generating the table of contents

    O envio de e-mail marketing já foi a solução para todos os problemas, mas também foi esquecido por um tempo. Enviar e-mails periodicamente para os contatos da sua base é uma ação de marketing bem antiga, no entanto, tornou-se uma ferramenta ainda mais poderosa com o surgimento do marketing de conteúdo. Agora, o envio sequencial de e-mails ganhou um novo nome: fluxo de nutrição. Mas não é qualquer campanha de e-mail marketing que irá se chamar assim. Neste post, você vai descobrir o porquê.

    Estratégia integrada

    Se você quer manter relacionamento com seus leads e, principalmente, esquentá-los até chegar ao momento de compra, o e-mail marketing é fundamental. Contudo, enviar apenas newsletters, com pouca segmentação e esporadicamente não ajudam muito. A prática é ineficiente porque não leva em consideração o real interesse de cada lead e o momento de compra.

    Qual é, então, a melhor maneira? É aqui que entra o fluxo de nutrição. Caso a sua empresa já produza conteúdo, mantenha boas práticas de SEO e queira divulgá-los para as pessoas certas e no momento mais apropriado do estágio de compra, aposte na nutrição de leads. Provavelmente você já distribui este conteúdo nas redes sociais, mas o fluxo de nutrição ainda se prova a estratégia mais assertiva quando falamos em momento de compra e segmentação de personas.

    O que é um fluxo de nutrição, afinal?

    Fluxo de nutrição é a construção de um relacionamento sólido e duradouro com a sua audiência via e-mail marketing. As campanhas visam entregar o conteúdo adequado para cada etapa da jornada de compra do cliente, de modo que na hora em que ele for tomar uma decisão de compra, lembre que seus produtos ou serviços são as melhores opções.

    Para isso, você deve educar os potenciais clientes sobre o seu mercado, virando uma fonte de referência e autoridade no tema tratado. O grande trunfo da nutrição de leads é a segmentação das personas e o envio de conteúdos específicos para cada estágio em que o lead se encontra.

    Benefícios da nutrição de leads

    Há estudos que mostram que o investimento em campanhas de nutrição pode aumentar em 50% o volume de vendas de uma empresa. Tudo isso a um custo 33% menor do que o de conquistar novos contatos, de acordo com o Forrester Research. Em outras palavras: você aumenta o número de oportunidades e conversões ao mesmo tempo que diminui o custo de aquisição de clientes. Abaixo, você confere os principais benefícios da estratégia.

    • Oportunidades qualificadas: Como o conteúdo esclarece temas relevantes para o lead e o aproxima da empresa, a nutrição acaba gerando leads mais preparados para o momento de compra. Com leads maduros, fica mais fácil vender.
    • Canal de relacionamento: o envio de e-mails abre um canal de comunicação mais forte entre leads e empresa. Assim, ao estabelecer um diálogo mais próximo, criam-se mais oportunidades para entender o que, de fato, os consumidores querem. Ademais, as oportunidades de venda por e-mail também aumentam.
    • Mais vendas: campanhas de nutrição de leads podem aumentar em 50% as vendas de uma empresa. Esses leads, enquanto nutridos, sabem mais sobre os benefícios da compra. Isso ajuda na hora da venda, que acontece mais naturalmente e com frequência.
    • Análise de resultados e ajuste de estratégia: é possível ter total controle sobre uma campanha de nutrição. À medida que os resultados chegam e são analisados, o processo pode ser constantemente melhorado. Um e-mail específicos que apresenta uma conversão ruim, por exemplo, pode ser reformulado ou enviado em outro estágio da jornada de compra mais adequado. Os resultados serão, portanto, cada vez melhores.

    O marketing de conteúdo é uma ferramenta estratégica bastante utilizada por empresas que perceberam a importância de educar seus clientes. Mas para que esse processo de despertar o interesse do público e educá-lo até que ele esteja preparado para a venda não seja tão árduo, a dica é utilizar um fluxo de nutrição.

    Ficou com alguma dúvida sobre a importância do fluxo de nutrição de leads? Deixe sua pergunta no campo de comentários.

    Cadastre-se conteúdos exclusivos!
    Compartilhe o post
    Vamos marcar um bate papo?
    Preencha os dados abaixo para agendarmos nossa conversa
    Marketing Digital alinhado à vendas

    Diagnóstico de marketing digital

    Para iniciarmos o diagnóstico precisamos de alguns dados.
    Fluxo de Nutrição de leads

    Obrigado pelo interesse em nosso diagnóstico!

    A partir dessas informações vamos
    fazer uma análise prévia sobre sua presença digital e lhe propor ações para o atual momento do seu negócio.

    Assim que finalizado seu diagnóstico, vamos entrar em contato para agendar uma reunião, ok?