Chegou a hora de aumentar o tráfego do seu site. Mas, como você faz isso? Existem muitas dicas incríveis disponíveis, mas diferenciar entre o que é melhor e o que funciona para você pode ser um pouco desafiador. O que funciona para uma pessoa e seu tempo disponível para trabalhar seu negócio online pode não funcionar para outra pessoa. Uma coisa a considerar é se você quer mergulhar no tráfego pago ou no tráfego orgânico e para isso você precisa saber a diferença entre eles. Afinal, você tem que tomar decisões com base no que é melhor para o seu negócio.
É por isso que trouxemos algumas informações para ajudá-lo a aprender a diferença entre o tráfego pago e o orgânico e o que é melhor para o seu negócio em geral. Boa leitura!
O que é tráfego pago?
O tráfego pago é a visita no seu site originada por anúncios que equivalem a um certo número de cliques por dia. Estes são geralmente chamados de “PPC”. Você já deve ter ouvido falar de pagamento por cliques antes. Você contrataria uma empresa de publicidade para anunciar seu negócio e pagaria por cada clique que recebe ao longo do dia. Você definiria um orçamento para cada clique. Os preços dependem da agência e, claro, da qualidade dos cliques.
O tráfego pago também pode ser pago por meio de mecanismos de busca. Isso funciona colocando um anúncio no Google. Quando alguém pesquisa uma de suas palavras-chave, seu link é exibido no topo. Você provavelmente já viu um dos Anúncios do Google antes.
Outra fonte de Tráfego Pago são as mídias sociais. Você pode executar um anúncio através do Facebook, Twitter, Pinterest, LinkedIn e até instagram. Esses anúncios podem ser específicos para uma página da Web ou um produto. Você também pode executar um anúncio para inscrições em newsletter. Honestamente, há infinitas maneiras de executar anúncios pagos de tráfego para ganhar o tráfego que você está procurando.
Com o tráfego pago, você deve considerar seu orçamento para o negócio em geral e quanto desse orçamento pode ser utilizado especificamente para o tráfego pago. Outro fator importante é decidir se o tráfego pago é adequado para o seu negócio. Um dos maiores fatores do tráfego pago é se você verá ou não os resultados necessários e alcançará seu público-alvo.
Páginas relacionadas:
O que é tráfego orgânico?
Tráfego orgânico é um termo tipicamente referente aos visitantes do seu site como resultado de resultados de pesquisa gratuitos (não pagos). Como você pode imaginar, o tráfego orgânico é o oposto do tráfego pago. Normalmente, os visitantes de tráfego orgânico encontram seu site através de mecanismos de busca depois de fazer uma pesquisa. Esses mecanismos de busca podem ser o Google ou o Bing. O tráfego orgânico também significa que o visitante não foi encaminhado por outro site.
Com o tráfego orgânico, há maneiras mais fáceis de aumentar o tráfego do seu site e uma das maneiras mais fáceis é ter um blog. Mas ter um blog não é apenas a única chave. A maior maneira de ganhar visitantes é postar conteúdo relevante e de qualidade que seja útil para seus visitantes. Pense nisso: o que você normalmente pesquisa online? Algo que você está procurando para ajudá-lo a fazer algo. Por exemplo: como levar tráfego para o seu site ou a melhor receita sem glúten para pão. Esses dois tópicos muito diferentes são úteis para a pessoa que procura por ele naquele momento.
Outra ótima maneira de ganhar tráfego orgânico é a otimização do mecanismo de busca dentro e fora da página. Dentro do mundo do marketing online, o foco de melhorar diretamente o tráfego orgânico é o SEO.
Qual é a diferença entre tráfego pago e orgânico?
Simplificando, o tráfego orgânico é o tráfego que chega ao seu site a partir de rankings orgânicos em resultados de pesquisa, enquanto o tráfego pago vem de anúncios online pagos. A diferença mais óbvia entre métodos de tráfego orgânicos versus pagos é o custo. Uma vez que o aumento do tráfego orgânico se concentra em métodos orgânicos, é gratuito. As empresas podem usar uma variedade de métodos de SEO para aumentar seu tráfego organicamente. Por outro lado, a pesquisa paga é feita através da execução de anúncios online pagos ou pagando para aparecer na seção “anúncios pagos” no topo das páginas de resultados de pesquisa.
Diferentes tipos de conteúdo são mais adequados para pesquisa orgânica ou paga. Conteúdos úteis e criativos, como blogs, vídeos e infográficos são mais adequados aos métodos orgânicos. Páginas mais focadas em vendas, como páginas de pouso, páginas de checkout e páginas de produtos/serviços são mais adequadas para um formato de anúncio pago.
Cada método tem seus próprios benefícios e deficiências. Isso significa que as melhores opções para você e seu negócio podem mudar com frequência com base no seu orçamento, metas e plano geral de marketing. É melhor experimentar diferentes métodos e ver o que tem maior impacto no tráfego para o seu site.
Qualidade e Quantidade?
O tráfego pago vai te dar a quantidade de visitantes rapidamente. Mas a questão é se esses visitantes realmente ficarão no seu site tempo suficiente para saber mais sobre o seu negócio. Sim, tráfego pago pode ser benéfico e pode valer a pena, a longo prazo. No entanto, a única coisa que deve ser apontada é que muitas vezes os visitantes de tráfego pago tendem a passar menos tempo no site do que o tráfego orgânico.
A verdadeira questão aqui é: você quer ter muito tráfego ao longo do tempo ou construir confiança e autoridade com o seu site?
O Tráfego pago ajuda na quantidade de tráfego ao longo do tempo, mas não ajuda você a construir confiança com seu público ou construir autoridade com mecanismos de busca.
O tráfego orgânico, por outro lado, levará mais tempo, mas você terá um retorno de longo prazo, bem como autoridade e confiança. Com os mecanismos de busca de autoridade confiarão no seu site e isso ajudará você a se classificar mais alto. Pense em quando você fez uma pesquisa no Google por último e os resultados na primeira página foram classificados como os mais altos, menos os anúncios pagos no topo dos resultados. Esses sites mais bem classificados não são apenas confiáveis, como recebem mais tráfego.
Em qual você deve se concentrar?
Focar no tráfego pago é ótimo se é o que você está procurando. Mas o tráfego orgânico vai valer a pena a longo prazo. Isso é porque você está construindo confiança e autoridade. Então, um post que você fez há dois anos ainda lhe dará tráfego e pode se converter em outra venda mesmo daqui a cinco anos. O tráfego pago só vai te dar o tráfego de maneira imediata e não garantirá que você tenha tráfego anos depois na estrada da mesma fonte. Por isso, o ideal é trabalhar nessas duas frentes.
Um grande benefício que os anúncios pagos têm sobre os métodos para aumentar o tráfego orgânico é que os resultados são alcançados muito mais rapidamente. As estratégias de SEO geralmente levam tempo para começar a funcionar, enquanto anúncios pagos geralmente fornecem um impulso no tráfego assim que você começa a usá-los. Isso pode ser muito útil para novas empresas que precisam começar a aumentar a visibilidade de seu site rapidamente.
Conclusão sobre a diferença entre tráfego pago e orgânico
O tráfego orgânico e o pago empregam diferentes métodos de marketing e cada um tem seus próprios benefícios e limitações. A opção certa (ou combinação) para o seu negócio dependerá de suas metas de marketing, orçamento e cronograma. Acha que precisa de ajuda para entender qual a campanha adequada para o seu negócio? Tudo bem! A Mobilizze pode desenvolver suas estratégias de marketing digital, além de planejar diversas estratégias para aumentar seu tráfego e elevar suas taxas de conversão. Estamos sempre disponíveis para você e seu negócio!