Embora o Google esteja trabalhando incessantemente para aproximar resultados das buscas orgânicas da perspectiva humana, as formas que ele ainda utilizar para avaliar se um conteúdo merece estar nas primeiras posições são exatas. Isso significa que, mesmo que você tenha que pensar no usuário na criação de conteúdo, também vai precisar saber as boas práticas recomendadas pelo buscador. Por isso, separamos algumas dicas de SEO para blog que ajudarão seu conteúdo a ser encontrado.
Comece pela palavra-chave
Um bom artigo otimizado sempre começa pela escolha da palavra-chave. Há vários modos de escolher as mais relevantes para um negócio, mas vamos tratar aqui da análise de quatro dimensões de uma keyword. Você precisa saber 4 aspectos fundamentais de uma palavra-chave:
- Volume de busca: não adianta utilizar uma keyword com baixa concorrêcia mas também com volume de buscas irrisório.
- Dificuldade de rankeamento: algumas palavras são mais concorridas e apresentam uma dificuldade muito maior para serem bem rankeadas. Por isso você deve se perguntar se tem tempo e a energia necessária para posicioná-la.
- Etapa do funil: keywords de fundo de funil trazem uma intenção de compra maior que o habitua. Por isso, geralmente são palavras de cauda longa;
- Posicionamento atual do seu site: se você já está bem posicionado em uma palavra-chave com alguma página do seu site, pode ser mais vantajoso otimizar a página ainda mais do que escrever um artigo para essa keyword.
Otimize as tags
Para otimizar tags você precisa ter escolhido uma boa palavra-chave
- Meta Title Tag: sempre coloque a keyword foco do post na title tag.
- Meta Description Tag: apesar de não afetar diretamente no rankeamento, segundo o Google, a meta description ajuda o usuário a saber do que realmente se trata a página antes de clicar. Isso diminui a taxa de rejeição da página.
- Heading Tags: a organização hierárquica de uma página é feita por meio de heading tags (“h1”, “h2”, “h3”, etc). Isso ajuda o Google a identificar a relevância de um artigo referente a uma determinada keyword.
Faça links internos
Fazer com o que os visitantes do seu site fiquem bastante tempo por lá também é uma maneira que o Google utiliza para rankeamento, já que isso indica boa experiência do usuário. Para aumentar esse tempo, é interessante linkar assuntos de um artigo relacionados a outro post do seu blog. Saiba mais sobre os links acessando este post no nosso blog.
Capriche na imagem
Ainda que não existam provas concretas de que imagens ajudem no SEO para blog, ilustrações deixam o artigo mais amigável. Além disso, elas podem fazer com que um usuário caia no seu site ao fazer busca por imagens, se você utilizar a keyword foco (texto alt), é claro.
Seja consistente
O tamanho do texto, na verdade, deve ser justificado pelo assunto e profundidade do tema abordado. Embora o Google não fale sobre isso, faz muito sentido que um artigo com muitas palavras seja melhor rankeado por abordar o tema de forma aprofundada e satisfatória para o usuário e também por repetir a palavra-chave foco do artigo. No entanto, não se prenda a isso. A dica é abordar os temas de forma completa, de modo que você entregue o que prometeu no título do blog post.
A importância do SEO para blog é imensa e você deve prezar por boas práticas na hora de criar seus artigos. Com o tempo, esse exercício vai ficando mais prático e, por vezes, automático para o redator. Quando você começa a perceber os resultados das boas práticas de SEO, entende que esse cuidado não é perda de tempo, mas investimento no sucesso da sua estratégia digital. E pode ajudar o seu negócio!
Acesse também a página inicial da Mobilizze – Agência de Marketing Digital em Brasília