SEO para blog: como escrever um artigo campeão

SEO para blog
Sumário
    Add a header to begin generating the table of contents

    Embora o Google esteja trabalhando incessantemente para aproximar resultados das buscas orgânicas da perspectiva humana, as formas que ele ainda utilizar para avaliar se um conteúdo merece estar nas primeiras posições são exatas. Isso significa que, mesmo que você tenha que pensar no usuário na criação de conteúdo, também vai precisar saber as boas práticas recomendadas pelo buscador. Por isso, separamos algumas dicas de SEO para blog que ajudarão seu conteúdo a ser encontrado.

    Comece pela palavra-chave

    Um bom artigo otimizado sempre começa pela escolha da palavra-chave. Há vários modos de escolher as mais relevantes para um negócio, mas vamos tratar aqui da análise de quatro dimensões de uma keyword. Você precisa saber 4 aspectos fundamentais de uma palavra-chave:

    1. Volume de busca: não adianta utilizar uma keyword com baixa concorrêcia mas também com volume de buscas irrisório.
    1. Dificuldade de rankeamento: algumas palavras são mais concorridas e apresentam uma dificuldade muito maior para serem bem rankeadas. Por isso você deve se perguntar se tem tempo e a energia necessária para posicioná-la.
    1. Etapa do funil: keywords de fundo de funil trazem uma intenção de compra maior que o habitua. Por isso, geralmente são palavras de cauda longa;
    1. Posicionamento atual do seu site: se você já está bem posicionado em uma palavra-chave com alguma página do seu site, pode ser mais vantajoso otimizar a página ainda mais do que escrever um artigo para essa keyword.

    Otimize as tags

    Para otimizar tags você precisa ter escolhido uma boa palavra-chave

    • Meta Title Tag: sempre coloque a keyword foco do post na title tag.
    • Meta Description Tag: apesar de não afetar diretamente no rankeamento, segundo o Google, a meta description ajuda o usuário a saber do que realmente se trata a página antes de clicar. Isso diminui a taxa de rejeição da página.
    • Heading Tags: a organização hierárquica de uma página é feita por meio de heading tags (“h1”, “h2”, “h3”, etc). Isso ajuda o Google a identificar a relevância de um artigo referente a uma determinada keyword.

    Faça links internos

    Fazer com o que os visitantes do seu site fiquem bastante tempo por lá também é uma maneira que o Google utiliza para rankeamento, já que isso indica boa experiência do usuário. Para aumentar esse tempo, é interessante linkar assuntos de um artigo relacionados a outro post do seu blog. Saiba mais sobre os links acessando este post no nosso blog.

    Capriche na imagem

    Ainda que não existam provas concretas de que imagens ajudem no SEO para blog, ilustrações deixam o artigo mais amigável. Além disso, elas podem fazer com que um usuário caia no seu site ao fazer busca por imagens, se você utilizar a keyword foco (texto alt), é claro.

    Seja consistente

    O tamanho do texto, na verdade, deve ser justificado pelo assunto e profundidade do tema abordado. Embora o Google não fale sobre isso, faz muito sentido que um artigo com muitas palavras seja melhor rankeado por abordar o tema de forma aprofundada e satisfatória para o usuário e também por repetir a palavra-chave foco do artigo. No entanto, não se prenda a isso. A dica é abordar os temas de forma completa, de modo que você entregue o que prometeu no título do blog post.

    A importância do SEO para blog é imensa e você deve prezar por boas práticas na hora de criar seus artigos. Com o tempo, esse exercício vai ficando mais prático e, por vezes, automático para o redator. Quando você começa a perceber os resultados das boas práticas de SEO, entende que esse cuidado não é perda de tempo, mas investimento no sucesso da sua estratégia digital. E pode ajudar o seu negócio!

    Acesse também a página inicial da Mobilizze – Agência de Marketing Digital em Brasília



    Cadastre-se conteúdos exclusivos!
    Compartilhe o post
    Vamos marcar um bate papo?
    Preencha os dados abaixo para agendarmos nossa conversa
    Marketing Digital alinhado à vendas

    Diagnóstico de marketing digital

    Para iniciarmos o diagnóstico precisamos de alguns dados.
    SEO para blog

    Obrigado pelo interesse em nosso diagnóstico!

    A partir dessas informações vamos
    fazer uma análise prévia sobre sua presença digital e lhe propor ações para o atual momento do seu negócio.

    Assim que finalizado seu diagnóstico, vamos entrar em contato para agendar uma reunião, ok?