Terceirizar o Marketing Digital ou investir internamente?

Sumário
    Add a header to begin generating the table of contents

    Que o marketing digital tem sido uma das ferramentas mais poderosas atualmente, quando o assunto é divulgação de produtos e serviços de empresas, já não é mais novidade.

    Para que você tenha uma ideia, o investimento em publicidade online no Brasil cresceu 26% em 2016, em relação ao ano anterior, com um faturamento de R$11,8 bilhões, de acordo com o estudo Digital AdSpend 2017.

    O problema é que, quando uma empresa decide investir em estratégias no meio digital, surge uma grande dúvida: terceirizar o marketing digital ou investir internamente? A seguir vou te mostrar como funciona cada opção, com seus prós e contras. Continue a leitura!

    Terceirizar o marketing digital

    Reuniões, projetos, vendas, lançamentos de produtos, fornecedores, recursos humanos… Essa é só uma parte das tarefas e setores de uma empresa a pleno vapor!  É complicado conciliar isso tudo, não é mesmo?

    Mas deixar de investir no marketing digital para ter um processo a menos não é a solução. Afinal, com os novos hábitos de consumo, é impossível sobreviver no mercado sem estar inserido na internet.

    A solução que muitas empresas encontram é a terceirização do marketing digital. E será mesmo que vale a pena? Reflita comigo com os prós e contras abaixo:

    Prós

    • Equipe especializada, com profissionais gabaritados para desenvolver e monitorar as campanhas;
    • resultados mais rápidos, pois as empresas estão focadas apenas na execução dos objetivos acordados;
    • custos mais baixos, já que o gasto com equipe interna, treinamento e ferramentas de trabalho pode sair bem mais caro do que contratar uma agência;
    • acesso às melhores tecnologias e ferramentas de marketing digital.

    Contras

    • Falei anteriormente que os custos podem ser bem menores, mas ainda é preciso verificar se seu orçamento é compatível com a contratação de uma agência;
    • se você é daqueles que gosta de estar no controle de todos os processos da empresa, a terceirização pode não ser o ideal, pois não dá para delegar decisões a todo momento a uma equipe externa;
    • a agência contratada pode não atender às suas expectativas por várias razões, por exemplo, por falha de comunicação.

    Investir internamente no marketing digital

    Muitas empresas têm profissionais na equipe que possuem as aptidões necessárias para tocar as estratégias de marketing digital. Sem contar, que o dinheiro para investimentos às vezes está tão curto, que não há como se pensar em ter mais um gasto com as campanhas online.

    Nesse caso, investir internamente no marketing digital pode ser a solução, certo? Veja comigo os prós e contras dessa escolha:

    Prós

    • Ao contrário da terceirização, com uma equipe interna é possível ter mais controle de todas as ações;
    • se você deseja manter apenas na média nas estratégias online, uma equipe interna pode atender suas expectativas;
    • os colaboradores de uma equipe interna conhecem o dia a dia da empresa e, portanto, saberão mais sobre os seus produtos, serviços e posicionamento de mercado.

    Contras

    • Mais uma vez os custos entram em questão: a contratação de apenas um funcionário pode ter o valor maior do que de uma agência, além de gastos com equipamentos, tecnologias e treinamentos;
    • torna-se necessária a gestão de uma área que geralmente não é especialidade da empresa;
    • dificuldade em contratar um profissional que consiga desempenhar todas as funções envolvidas no marketing digital como estratégia, produção de conteúdo, design, conhecimento em diversas ferramentas etc.

    Essas são algumas vantagens e desvantagens da terceirização e do investimento interno no marketing digital. É preciso entender que não existe uma fórmula pronta para as estratégias, especialmente o Inbound Marketing.

    Para conseguir bons resultados, é necessário planejamento, conhecimento, acompanhamento contínuo das métricas, entre outras etapas envolvidas que são fundamentais em uma campanha.

    Reflita sobre as possibilidades e necessidades da sua empresa e encontre o melhor caminho. E se preferir a opção de terceirizar o marketing digital, não deixe de entrar em contato com a gente!

    Cadastre-se conteúdos exclusivos!
    Compartilhe o post
    Vamos marcar um bate papo?
    Preencha os dados abaixo para agendarmos nossa conversa
    Marketing Digital alinhado à vendas

    Diagnóstico de marketing digital

    Para iniciarmos o diagnóstico precisamos de alguns dados.

    Obrigado pelo interesse em nosso diagnóstico!

    A partir dessas informações vamos
    fazer uma análise prévia sobre sua presença digital e lhe propor ações para o atual momento do seu negócio.

    Assim que finalizado seu diagnóstico, vamos entrar em contato para agendar uma reunião, ok?