Checklist: como colocar no ar uma estratégia de Inbound Marketing efetiva

como criar uma estratégia de Inbound Marketing
Sumário
    Add a header to begin generating the table of contents

    O Inbound marketing traz diversos benefícios para qualquer empresa, independentemente de seu porte ou ramo de atuação. Para se ter uma ideia da efetividade do modelo, 34% de todos os leads gerados em 2013 vieram da estratégia de Inbound Marketing. Mas para gerar resultados, é preciso planejamento e cuidado na execução da estratégia. O marketing de atração reflete o comportamento de consumo moderno: pessoas mais ativas que procuram informações sobre produtos e serviços antes mesmo de visitar uma loja. Para atender a essas novas necessidades, é preciso entender como criar uma estratégia de Inbound Marketing efetiva. Abaixo, você confere um checklist de como transformar usuários em clientes.

    Como criar uma estratégia de Inbound Marketing efetiva

    1. Atrair

    Comece atraindo visitantes para os canais online da sua organização. O melhor jeito para fazer isso? Conteúdo de qualidade. Mas antes de sair por aí produzindo artigos, mapeie os conteúdos relevantes para as personas da sua empresa. Depois de saber exatamente quem é seu público-alvo e o que ele quer receber, comece a produção.

    • Invista em conteúdo

    Depois de traçar o perfil de seu público, defina o tipo de conteúdo mais relevante para ele e comece a produzir. O conteúdo não precisa ser somente em texto. Aproveite as plataformas que a internet oferece e faça vídeos, utilize fotos, podcasts, etc. Conteúdo de qualidade e com relevância ajuda sua empresa a ganhar credibilidade e se tornar referência no tema. Além disso, sua marca vai ficar mais conhecida e será constantemente lembrada pelo seu público de interesse.

    80% dos consumidores preferem buscar informação de um serviço ou produto em artigos do que em anúncio publicitário

    • Cuide do SEO

    Estar bem ranqueado nos resultados de busca orgânica do Google é fundamental para ser encontrado na internet. Tenha em mente que investir em SEO é aumentar suas chances de gerar leads. E o melhor: é de graça.

    94% dos links que clicados são resultados de buscas orgânicos, e não pagas

    2. Converter

    Depois que você gerou tráfego, precisa converter visitantes em leads. Os leads são um ativo valioso para gerar oportunidades de negócio. Como fazer isso?

    • Crie material rico

    Entenda material rico como conteúdos mais aprofundados e extensos. Pode ser e-book, webinar, template, o teste gratuito de uma ferramenta, white paper, etc. Oferecer esse tipo de conteúdo em troca de dados do usuário é a melhor forma de gerar leads. Lembre-se que o conteúdo deve ser irresistível.

    • Troque conteúdo por informações dos usuários

    Para captar os dados do usuário, é preciso criar uma landing page, ou seja, uma página em que há um formulário que deve ser preenchido em troca do download de materiais. As landing pages são páginas especialmente desenvolvidas para gerar conversão e por isso devem ser extremamente otimizadas.

    Empresas com 10 a 15 landing pages alcançam um aumento de 55% em leads

    3. Relacionar

    Não basta apenas captar leads, é preciso educá-los para que se tornem prospects. Segundo uma pesquisa publicada no livro “The Ultimate Sales Machine”, de Chet Holmes, apenas 3% dos leads estão prontos para a compra. Isso significa que há algumas ações que devem ser realizadas para aumentar esse percentual.

    • Gerencie e monitore mídias sociais

    Aproveite as ferramentas desses canais para conversar com seu público-alvo, estreitar sua relação com os leads e, claro, oferecer conteúdos relevantes e inéditos. O relacionamento é parte fundamental de uma estratégia de Inbound Marketing eficaz, já que é a partir dele que o lead estabelece um relacionamento mais forte com a marca. Esteja atento ao que os usuários têm a dizer e dê explicações quando forem solicitadas.

    Redes sociais geram o dobro de leads do Outbound Marketing

    – Faça nutrição de leads

    Para fazer com  que o lead avance na jornada de compras, é preciso nutri-lo com conteúdo via e-mail marketing. Esse canal direto com o lead é onde você pode oferecer conteúdos de acordo com a persona e o momento em que se encontra da jornada. A partir do momento que o lead começa a receber conteúdo extremamente relevante e na frequência ideal, ele vai se tornando cada vez mais preparado para o momento em que o time de vendas entra em ação. A comunicação segmentada vai despertar o interesse, mostrar um problema, revelar uma necessidade e oferecer uma solução.

    Empresas que nutrem seus leads geram 50% mais vendas e gastam até 33% menos

    4. Analisar

    Para que a estratégia continue sendo eficaz, é preciso investir em ações que funcionaram e ajustar o que for necessário. A última etapa da estratégia consiste em analisar os resultados e fazer o acompanhamento e os ajustes necessários. Não deixe relatórios na gaveta. É preciso analisar os resultados com inteligência, verificar o alcance de suas mensagens, o grau de engajamento dos usuários e até como está a reputação da marca online.

    Investir em Inbound Marketing é essencial para o sucesso de seu negócio, porém é necessário estabelecer estratégias adequadas. Pesquise, planeje, teste, ajuste.

    Acesse também a página inicial da Mobilizze – Agência de Marketing Digital em Brasília e se precisar de ajuda para colocar no ar uma estratégia de Inbound Marketing efetiva, conte com nosso time de profissionais.

    *Fonte dos dados

    Cadastre-se conteúdos exclusivos!
    Compartilhe o post
    Vamos marcar um bate papo?
    Preencha os dados abaixo para agendarmos nossa conversa
    Marketing Digital alinhado à vendas

    Diagnóstico de marketing digital

    Para iniciarmos o diagnóstico precisamos de alguns dados.
    como criar uma estratégia de Inbound Marketing

    Obrigado pelo interesse em nosso diagnóstico!

    A partir dessas informações vamos
    fazer uma análise prévia sobre sua presença digital e lhe propor ações para o atual momento do seu negócio.

    Assim que finalizado seu diagnóstico, vamos entrar em contato para agendar uma reunião, ok?