Como colocar no ar uma estratégia efetiva de marketing digital?

marketing digital
Sumário
    Add a header to begin generating the table of contents

    Não há dúvidas: o marketing digital pode trazer diversos benefícios para qualquer empresa, independentemente de seu porte ou ramo de atuação. A cada dia surgem novas ferramentas, canais e estratégias nesse ambiente. Esse grande mix, aliado ao rápido surgimento de novidades, pode dificultar decisões sobre como e onde investir a verba de marketing digital.

    O especialista em marketing digital Seth Godin diz que paira no ambiente corporativo um consenso de que todas as empresas precisam estar nas mídias sociais, criar virais e lançar mão de estratégias inusitadas para que seu marketing funcione. Nesse cenário, adotar todas as novas ferramentas pode parecer, em um primeiro momento, algo recomendável. Godin afirma que muitas empresas estão fazendo um “sundae de almôndegas”, isto é, estão misturando coisas que não funcionam bem juntas. Para que o marketing digital funcione, é necessário que ele esteja alinhado com as demais estratégias da empresa, com o produto/serviço e com o público-alvo.

    Quer aprender como colocar no ar uma estratégia efetiva de marketing digital? Confira o nosso checklist!

    Como criar uma estratégia efetiva de marketing digital

    1. Conheça a fundo a sua empresa

    Essa regra vale tanto para o online quanto para o offline. Para planejar com assertividade qualquer estratégia de marketing, é necessário conhecer a sua empresa: qual é o seu negócio, sua missão, visão, valores, seus objetivos e metas, seus diferenciais etc.

    1. Conheça a fundo o seu target

    É necessário saber quem é o público com o qual você quer se relacionar, quem é o seu cliente. Dados demográficos (idade, local onde reside…) e psicográficos (hábitos, valores, estilo de vida) ajudam a traçar um perfil. Você pode obter essas informações por meio de seu sistema de CRM e de pesquisa junto ao público e à equipe de vendas, por exemplo.

    1. Pesquise e aprenda sobre marketing digital

    Depois de conhecer bem a sua empresa, a sua meta e o seu público, é hora de estabelecer estratégias. Antes de defini-las, entretanto, é necessário que você tenha uma boa ideia sobre as ferramentas disponíveis no mercado. Você poderá, por exemplo, pesquisar em sites ou blogs de profissionais/entidades da área ou, ainda, contratar uma consultoria especializada.

    1. Invista em bom conteúdo

    Independentemente dos canais escolhidos, você precisará desenvolver conteúdos de qualidade para o seu público. Esse é um dos alicerces do marketing digital. Depois de ter traçado o perfil de seu público, ficará mais fácil definir que tipo de conteúdo é relevante para ele. Esse conteúdo pode ter o formato de textos, fotos, vídeo, áudio, etc. O bom conteúdo faz com que sua empresa ganhe credibilidade e se torne referência, além de tornar a sua marca mais conhecida e lembrada pelo seu público de interesse. Uma boa forma de ofertar esse conteúdo é por meio das landing pages.

    As landing pages

    As landing pages são páginas especialmente desenvolvidas para gerar conversão. Elas possuem poucas opções para navegação e são otimizadas para um objetivo específico – normalmente uma troca: a empresa fornece conteúdo relevante (como e-books, vídeo séries, etc.) e o visitante fornece algumas informações de interesse da empresa. Assim, esses contatos, ou leads, poderão ser convertidos em oportunidades de negócios e de relacionamento. Para que as landing pages gerem bom resultado, é necessário que realmente ofereçam conteúdos relevantes para que o seu target concorde com a troca e realize a conversão.

    Dicas para a criação de landing pages

    Digamos, por exemplo, que você crie uma landing page direcionada para um produto específico. Avalie que tipo de conteúdo deve ser disponibilizado na landing page. Lembre-se: deve ser algo diferente do já ofertado no site da empresa e algo que desperte o interesse de seu público-alvo para que seja gerada a conversão. Nessa hora, você poderá fazer uso de alguns gatilhos mentais, por exemplo:

    Gatilhos mentais úteis para o marketing digital

    • Prova social: deixe claro que sua empresa é uma referência em seu campo de atuação. Isso pode ser feito por meio de depoimentos e avaliações de outros clientes, por exemplo. Essa corroboração de outras pessoas auxilia no processo de tomada de decisão do seu prospect e faz com que ele tenha mais confiança em sua empresa, gerando, muitas vezes, a retirada de objeções.
    • Senso de urgência: esse gatilho mental pode auxiliar bastante na conversão e no processo de venda. Oferecer promoções ou condições exclusivas de curta duração na landing page são algumas possibilidades.
    • Especifidade: esse é um poderoso gatilho mental. Diferentemente da experiência em um site, onde há diversas páginas e opções, quando o cliente entra na landing page, ele encontra apenas um caminho específico. Quanto mais específico, maior a chance de conquistar a atenção do público que busca determinado conteúdo/produto.

    Depois de desenvolvido o conteúdo, é necessário pensar na sua encontrabilidade, por meio da otimização da landing page.

    Dicas para que a sua landing page seja encontrada

    1. Dê um título para a sua landing page: o título ajuda na hora de o target identificar a sua página e, também, auxiliará para uma melhor colocação nos sites de buscas.
    2. Tenha uma boa hierarquia de informações: posicione as informações mais importantes no topo da página, onde a chance de serem lidas é maior. Além disso, oferecer os dados mais importantes já de início fará com que a atenção do visitante da página seja maior.
    3. Otimize seus títulos: o visitante poderá, para decidir se lerá ou não o seu conteúdo, dar uma “passada de olhos” em sua página. Nessa hora, ter bons títulos pode ajudar a manter o público na sua página.
    4. Faça campanhas: as campanhas em mídias sociais e sites de buscas são excelentes meios para levar a audiência certa para a sua página. No Google Adwords, por exemplo, o seu site aparecerá com destaque quando forem feitas buscas relacionadas ao seu negócio ou a um conjunto de palavras-chave estabelecido por você. Assim, sua empresa estará oferecendo exatamente o que seu público está buscando naquele momento. Se você identificou que o seu público está, também, no Facebook, há o Facebook Ads que é muito efetivo para a criação de campanhas segmentadas. A dica é escolher bem a imagem e desenvolver um texto que estimule a vontade de seu público de clicar no link que levará a sua landing page.

    Investir em marketing digital é fundamental para o sucesso de seu negócio, porém é necessário estabelecer estratégias adequadas sem criar um “sundae de almôndegas”. Pesquise, planeje, teste, ajuste, aproveite a flexibilidade característica do meio digital.

    Cadastre-se conteúdos exclusivos!
    Compartilhe o post
    Vamos marcar um bate papo?
    Preencha os dados abaixo para agendarmos nossa conversa
    Marketing Digital alinhado à vendas

    Diagnóstico de marketing digital

    Para iniciarmos o diagnóstico precisamos de alguns dados.
    marketing digital

    Obrigado pelo interesse em nosso diagnóstico!

    A partir dessas informações vamos
    fazer uma análise prévia sobre sua presença digital e lhe propor ações para o atual momento do seu negócio.

    Assim que finalizado seu diagnóstico, vamos entrar em contato para agendar uma reunião, ok?