Produzir conteúdo somente não ajuda. Há muitas empresas no mercado fazendo isso — e errado. Sabe-se que a mensagem que uma marca passa em canais online diz bastante sobre sua influência na decisão de compra dos usuários. Por isso, você deve saber como se comunicar, e para isso precisa conhecer bem seu público. Para ajudá-lo nas ações e planejamento de content marketing, elaboramos as dicas abaixo.
Identifique problemas e mostre soluções
Entender a dor do seu público-alvo, as necessidades e desejos é um ótimo ponto de partida para ajudá-los com conteúdo. Mesmo que esse público tenha características bem distintas, geralmente enfrenta desafios similares e procura alguém que possa auxiliá-los com isso. Aproveite esse problema, dificuldade ou necessidade que o mercado ainda não supriu para captar a atenção e confiança dos usuários. Seja a empresa que vai apresentar a solução, sem querer vendê-la antes de dar algo em troca: informação.
Produza conteúdos aprofundados
Para que um usuário se interesse pelo seu conteúdo e não o da concorrência, é preciso produzir materiais de qualidade, com bastante informação e longe da superficialidade. Além disso, o material precisa ser envolvente e inédito, que estimule a vontade do usuário em aprofundar mais essa leitura com um novo e-book, por exemplo. Todo esse cuidado tem o intuito de amadurecer a ideia de compra, conduzindo o lead pelo funil de compras.
Utilize formatos de conteúdo diferentes
Não se restrinja ao texto. Está cada dia mais fácil produzir vídeos, infográficos, podcasts, webinars. Enfim, ofereça formatos diversos e aproveite as características virais de alguns deles (como vídeos) para divulgar seu conteúdo. Além disso, nem todo mundo gosta de texto, por exemplo, o que pode limitar um alcance maior se você não oferecer plataformas distintas. Não sabe o formato preferido do seu público? Faça testes e identifique qual formato de conteúdo mais traz acessos.
Invista em webinars para aumentar suas vendas com marketing de conteúdo
Um webinar é uma apresentação online ao vivo. E mais que isso: é interativo. Isso significa que é um jeito prático de dialogar e educar seu público-alvo, angariando de quebra novos leads. O grande trunfo do webinar é que ele estabelece uma relação bem mais próxima entre sua empresa e o público. Geralmente, são colaboradores da empresa que fazem, e mostram toda sua expertise sobre o tema, transmitindo autoridade.
Páginas relacionadas:
A própria etapa de divulgação já lhe garante autoridade, visto que a imagem que o público está recebendo de você é a de um expert que irá palestrar sobre o tema. Assim, a cara da sua empresa toma forma, e o lead cria uma relação de confiança. Agora, ele sabe quem está por trás de todo aquele conteúdo e do produto. Outra vantagem do webinar é que você pode fazer perguntas e pesquisas ao vivo, sabendo na hora a opinião dos participantes.
Sua empresa utiliza outras formas para aumentar suas vendas com marketing de conteúdo? Compartilhe nos comentários!
Confira também: