Marketing online ou offline? Entenda qual deles é a melhor opção

Sumário
    Add a header to begin generating the table of contents

    O marketing é uma técnica de negócios antiga, mas que se adaptou muito bem à transformação tecnológica. Existem muitas possibilidades de aplicação com resultados bastante variados, o que exige boa análise para montar suas estratégias. É aí que surge a dúvida: marketing online ou offline?

    Independentemente de qual deles escolher — ou mesmo uma mistura dessas duas modalidades — é preciso ter certeza de que está sendo vantajoso para o seu negócio. Não adianta investir em uma ação de divulgação ou estratégias de venda se não houver retorno financeiro para o seu negócio.

    Por isso, é preciso calcular sempre o retorno sobre investimento (ROI) das suas ações de marketing. Além de garantir que não houve desperdício de tempo e recursos, é uma excelente forma de entender quais as ações de marketing dão mais resultados para a sua empresa e como elas podem ser melhoradas.

    Antes de decidir o que é melhor para a sua empresa, é preciso saber o que é marketing online e offline. Nos próximos parágrafos, vamos definir cada um desses segmentos. Confira!

    Marketing offline

    Essa é a forma mais tradicional, e é composta de uma série de ferramentas que auxiliam na divulgação, propagação e promoção de produtos ou serviços. Entre elas: outdoors, busdoors, panfletos, cartazes, propaganda em mídia impressa, publicidade em rádio e TV, e organização de eventos.

    Durante décadas, essa era a única forma de fazer marketing, o que exigia bastante criatividade dos profissionais dessa área para sobressaírem à quantidade de propagandas espalhadas pelas ruas. Mesmo com o desenvolvimento da internet, o marketing offline se mostra eficiente para muitos negócios.

    Marketing online

    Diferente do modelo tradicional, o marketing online se desenvolve inteiramente no meio digital e envolve uma série de técnicas modernas — muitas delas recém-surgidas no mercado e que estão em constante evolução.

    Sites, blogs, mídias sociais, mecanismos de buscas, e-mail marketing, SMS, dentre outros, são ferramentas essenciais para que se possa desenvolver uma estratégia de marketing online. Além de ferramentas diferentes, o processo digital também possui mecanismos de mensuração de resultados mais eficientes.

    Trabalhando em conjunto

    Tanto o marketing online quanto offline possuem o mesmo princípio: divulgar e propagar produtos, serviços ou marcas. Mas eles se valem de estratégias diferentes para alcançar esses objetivos. Porém, mesmo com as suas diferenças, é possível trabalhar esses dois modelos em conjunto.

    Se o investimento valer a pena, é interessante construir uma estratégia que leve em consideração esses dois modelos. Eles podem ser complementares e gerar resultados mais abrangentes e interessantes do que se trabalhados de maneira isolada.

    Porém, para decidir o que vale mais a pena — online, offline ou os dois — é importante conhecer bem quem é o seu público-alvo. As pessoas se comportam de maneira diferente, então, não dá para investir em canais em que a sua persona não está.

    Pesquisar e entender o mercado é essencial nesse processo. Uma alternativa para facilitar a análise e escolher o melhor canal de comunicação é recorrer a uma agência especializada, pois conseguirá avaliar quem é o seu público, onde ele está e desenvolver a melhor estratégia.

    Gostou deste artigo sobre as diferenças entre o marketing online e offline? Então siga acompanhando nossas dicas no nosso blog!

    Acesse também a página inicial da Mobilizze – Agência de Marketing Digital em Brasília

    Cadastre-se conteúdos exclusivos!
    Compartilhe o post
    Vamos marcar um bate papo?
    Preencha os dados abaixo para agendarmos nossa conversa
    Marketing Digital alinhado à vendas

    Diagnóstico de marketing digital

    Para iniciarmos o diagnóstico precisamos de alguns dados.

    Obrigado pelo interesse em nosso diagnóstico!

    A partir dessas informações vamos
    fazer uma análise prévia sobre sua presença digital e lhe propor ações para o atual momento do seu negócio.

    Assim que finalizado seu diagnóstico, vamos entrar em contato para agendar uma reunião, ok?