O que é o marketing digital e quais são as suas vantagens

O que é marketing digital
Sumário
    Add a header to begin generating the table of contents

    Se antes o marketing digital era apenas uma tendência vista com desconfiança, hoje ele é uma ferramenta essencial para o sucesso de qualquer negócio.

    Antes de continuarmos, você sabe o que é marketing digital?

    O marketing digital pode ser definido como um conjunto de ações executadas online, com o objetivo de atrair clientes, criar relacionamentos e desenvolver a identidade de uma marca. Parafraseando Doug Kessler, se o marketing tradicional falava em pessoas, o marketing digital fala com as pessoas. Ele auxilia não apenas a divulgar produtos e serviços, mas também a criar e manter relacionamento e vínculo com os públicos de interesse. E o melhor: a um custo muito mais acessível e com fácil mensuração de resultados.

    As vantagens do marketing digital

    Para realizar ações assertivas de marketing imagina-se que é necessário dispor de uma verba bem expressiva para se investir em diversos veículos de mídia, produção de materiais e em ações de PDV. Mas isso era necessário quando tínhamos disponível apenas o marketing tradicional. O marketing digital apresenta boas opções de ações com valores muito inferiores aos encontrados no marketing tradicional. Além disso, o ROI (retorno sobre o investimento) é muito mais fácil de ser mensurado. Há diversas métricas para isso no marketing digital – como CTR (Clickthroughrate, a taxa de cliques), compartilhamentos, visitas repetidas (mostrando envolvimento), Pageviews (visualizações), número de fãs/seguidores, entre outras.

    Além disso, o marketing digital é ótimo para iniciar e manter relacionamento com os públicos de interesse da empresa. Conforme o “pai do marketing”, Philip Kotler, o marketing tradicional tinha como foco tornar marcas e produtos conhecidos, e o marketing digital, em desenvolver engajamento individual. Por meio de ações como a presença nas mídias sociais, é possível conhecer mais de perto clientes e público em potencial e desenvolver ações específicas para eles, responder dúvidas, etc. A comunicação fica muito mais próxima, fácil e interativa.

    Porém, é importante lembrar: não basta apenas estar presente no ambiente digital, é preciso participar – literalmente. Confira algumas dicas para planejar a presença de sua empresa na web e o seu marketing digital:

    • Invista em bom conteúdo: Produza conteúdos interessantes para o seu público. Ele pode ter o formato de texto, infográfico, aplicativo, pesquisa, vídeo, áudio foto, etc. Bom conteúdo pode tornar a sua empresa uma referência em seu segmento e agregar credibilidade. Leve conteúdo, entretenimento e experiência ao seu público de interesse, torne-se relevante para ele;
    • Esteja presente nas mídias sociais: As mídias sociais auxiliam a “humanizar” as marcas. Porém, antes de sair criando perfil em todos os sites de mídias sociais, avalie bem quais realmente têm afinidade com a cultura, objetivos e públicos de sua empresa. Depois de definir em quais mídias estará presente, faça um planejamento para que haja entrega de conteúdo e interação frequentes com o seu público;
    • Seja responsivo: Esteja atento ao segmento mobile que está em crescimento. Cada vez mais, as pessoas acessarão o seu conteúdo a partir de tablets e celulares. Esteja preparado para oferecer layouts responsivos e boas experiências para o seu público interagir a partir desses dispositivos;
    • Utilize técnicas de SEO: O Search Engine Optimization (SEO), lhe ajudará a alcançar melhores colocações nas pesquisas realizadas por meio de buscadores como o Google. Uma boa colocação no momento que o seu cliente potencial está buscando produtos ou serviços do seu segmento é uma boa oportunidade de iniciar contato e de alavancar suas vendas .Utilizar palavras-chave relevantes em seu site ou blog é uma boa dica.
      Em suma, o marketing digital é essencial para otimizar a verba de marketing, representando uma ferramenta de alto valor agregado para a empresa. Ele é estratégico para o desenvolvimento de relacionamento com os públicos de interesse e auxilia a alavancar as vendas. Cada vez mais as pessoas estão conectadas na web, as empresas devem acompanhar este fluxo e estar disponíveis onde seus clientes estiverem.

     

    Cadastre-se conteúdos exclusivos!
    Compartilhe o post
    Vamos marcar um bate papo?
    Preencha os dados abaixo para agendarmos nossa conversa
    Marketing Digital alinhado à vendas

    Diagnóstico de marketing digital

    Para iniciarmos o diagnóstico precisamos de alguns dados.
    O que é marketing digital

    Obrigado pelo interesse em nosso diagnóstico!

    A partir dessas informações vamos
    fazer uma análise prévia sobre sua presença digital e lhe propor ações para o atual momento do seu negócio.

    Assim que finalizado seu diagnóstico, vamos entrar em contato para agendar uma reunião, ok?