Ainda há quem pense que a área de marketing de uma empresa é custo e não investimento. Some a isso um período de crise em que os empresários começam a cortar custos e não cogitam mais investir em marketing. Desastre total. Por quê? Bom, se esses empresários soubessem dos benefícios do Inbound Marketing (ou marketing de atração), provavelmente não fariam isso. Mas há quem já entendeu o recado e está provocando uma mudança no cenário. Justamente para superar crises econômicas, e mais que isso, para crescer, as empresas adotaram o Inbound como estratégia primordial.
Segundo a HubSpot, 58% das empresas utilizam algum elemento de Inbound Marketing, mesmo que a metodologia não seja completa. A grande vantagem da estratégia em relação às outras é o despertar do interesse de potenciais clientes sem, para isso, ser invasivo e interruptivo. Em outras palavras, o Inbound Marketing ajuda os usuários a encontrarem sua empresa quando buscam um produto ou serviço relacionado ao seu mercado. E mais do que isso: auxilia no entendimento de que sua empresa pode ajudar com determinada solução, criando um senso de urgência, aumentando a credibilidade e confiança na sua marca e, finalmente, ajudando a vender.
Inbound marketing para crescer
Não há mais dúvidas de que o Inbound auxilia as empresas a entenderem melhor seu público-alvo, possibilitando ações de marketing muito mais assertivas. A estratégia é perfeita para momentos de crise, já que apresenta sua empresa (ou o que ela tem a dizer) para público certo no momento mais adequado. Isso faz com que o suas chances de conquistar o prospect sejam maiores, já que você entrega exatamente o que ele está procurando. A dica é mudar o enfoque do investimento em marketing para o Inbound, que apresenta resultados muito mais robustos que estratégias Outbound. O motivo? O Inbound minimiza a dependência de fatores macroeconômicos no desempenho da empresa.
Motivos para investir no marketing de atração
Abaixo, separamos os principais motivos que estão fazendo os gestores apostarem no Inbound Marketing para aumentar suas vendas mesmo em tempos de crise.
- ROI
As empresas não querem mais saber quantos seguidores têm no twitter, mas como isso está impactando nas vendas da empresa. A mensuração do ROI vai ajudar a responder algumas perguntas essenciais para a continuidade e aprimoramento da estratégia. O conteúdo trouxe novos clientes, reteve antigos, ajudou a empresa economizar? Segundo um estudo da HubSpot, quase 40% das organizações que tiveram como principal fonte de leads as práticas Inbound atingiram um ROI maior do que o do ano anterior. Se compararmos ao ROI de estratégias Outbound, o ROI chega a ser 60% maior.
- Custa menos
Campanhas de marketing tradicional geralmente priorizam anúncios em meios de comunicação de massa. O investimento é alto e o retorno não é garantido ou mensurado. No Inbound, além de o investimento ser muito menor, a estratégia é baseada em fatos concretos, portanto, é mais assertiva. De acordo com a pesquisa estado do Inbound Marketing no Brasil 2015, da Hubspot, o custo por contato no Inbound Marketing é de R$ 10, enquanto que no marketing tradicional é quase o dobro disso (R$ 19).
Páginas relacionadas:
- Tudo é mensurável (e testável)
É possível testar tudo e, a partir daí, mensurar resultados para melhorar as estratégias constantemente. No Inbound Marketing, é possível analisar cada etapa do processo — desde o tráfego de visitantes no site da empresa até a conversão em clientes. Assim, o que deu certo é replicado e o que não apresentou resultados satisfatórios, modificado.
- Esteja onde o público está
Onde você começa sua busca por produtos e serviços? Provavelmente na internet, não é mesmo? Isso acontece com a maioria dos consumidores, o que representa uma oportunidade imensa para as marcas. Mas também traz a obrigação de investimento em canais digitais. Que não é visto, não será lembrado na hora da compra. A internet é, sem dúvidas, um canal de marketing poderoso, mas exige uma estratégia bem planejada e executada.
Entendeu por que o Inbound Marketing poderá dobrar suas vendas em tempos de crise? Se você quer começar sua estratégia agora, converse com nossa equipe. Entre em contato pelo formulário clicando aqui.