Quanto devo investir em tráfego? [Guia Completo]

quanto devo investir em trafego
Sumário
    Add a header to begin generating the table of contents

    Quando se trata de obter tráfego para o seu site você vai ter que investir algum dinheiro se quiser melhorar o número de acessos. Sim, você pode obter tráfego orgânico, mas este demora muito mais tempo para trazer resultados, e colocando na ponta do lápis, não sai tão baratinho assim. Então, quanto devo investir no tráfego do meu site? Isso é exatamente o que vamos abordar neste artigo!

    A primeira coisa que você precisa fazer é começar a ver o tráfego pago do seu site como um investimento e não uma despesa. Este é um grande erro que as pessoas cometem quando vão comprar tráfego de sites.

    É um investimento no seu negócio, quanto mais você investe no seu tráfego, mais lucro sai do outro lado na forma de vendas. Vamos começar, boa leitura!

    ROI para saber quanto devo investir em tráfego

    Ao pensar no custo do tráfego pago, pense no retorno do investimento e não no custo por clique. Você precisa se preocupar com o quanto você vai receber de volta em novas vendas!

    Não há quantidade ideal de tráfego que um site deve ter antes de começar a ganhar dinheiro, mas existem algumas práticas recomendadas que você pode aplicar.

    Existem vários modelos de monetização que você pode usar, como publicidade contextual ou direta, marketing de afiliados, promoção de serviços e muito mais. Você também pode escolher uma combinação desses modelos de monetização. Dependendo dos modelos de monetização que você escolher, sua estratégia será diferente.

    Quanto devo investir em tráfego? O alvo é a chave!

    Quanto mais tráfego você gera através do seu site, mais você aumenta seu potencial de ganhar dinheiro para o seu negócio ou marca. No entanto, a realidade fraca é que a maioria dos sites só tem cerca de 1-3% de taxas de conversão do tráfego de seu site.

    Isso pode variar se o conteúdo do seu site for específico para um público particularmente de nicho – a razão simples para isso é que quanto mais interesse um visitante tiver em seu nicho escolhido, maior a probabilidade de ele fazer uma compra ou assinar o seu conteúdo. Isso se chama “Targeting”. Normalmente, se o seu site é otimizado o suficiente para ter conteúdo que interesse profundamente as pessoas que desembarcam em seu site, então suas taxas de conversão podem ser mais altas.

    Um bom exemplo de direcionamento está na postagem de convidados em outros blogs. Por exemplo, se você escrever sobre exercícios no post do convidado e seu site é sobre fitness, você descobrirá que os visitantes desse blog são mais propensos a se inscrever no seu. Estes são percebidos como visitantes “bem direcionados”. Pelo contrário, se o seu site é sobre jardinagem, então será improvável que eles estejam interessados em seu site.

    Para entender seu público-alvo, primeiro você precisa olhar para seus clientes atuais. É necessário olhar para os aspectos de seus melhores clientes existentes e colocá-los em diferentes perfis com base em características compartilhadas. Basicamente, descubra os clientes que lhe dão mais lucro, aqueles que são clientes leais e recentes. Saber quais clientes lhe dão as melhores oportunidades irá ajudá-lo a construir sua futura clientela.

    Segmente a campanha para mais ROI

    Para segmentar suas campanhas de forma eficaz, você precisa criar um perfil demográfico. Um perfil demográfico dará ao seu site uma visão sobre os usuários que se envolverão e se interessarão pelo seu conteúdo e aqueles que não o farão. Na verdade, é ainda mais útil ir além da demografia e tentar estudar seu comportamento. Para ser eficaz, você precisa entender os sinais que fazem algum público se destacar de outros.

    Pesquisas de clientes também são uma ótima maneira de identificar quais clientes são mais propensos a converter. Pesquisas podem fornecer insights sobre qual conteúdo, produto ou serviço seu público-alvo está procurando em seu site. O Google Forms é um bom ponto de partida para criar pesquisas. Em seguida, você pode vinculá-los com dados de audiência de suas ferramentas de análise.

    Você pode tentar identificar tendências a partir do feedback da pesquisa do cliente. Tais tendências incluem determinadas demografias, como sexo, faixa etária ou nicho que se alinham ao seu conteúdo.

    Pague por clique em publicidade

    O modelo de publicidade Pay Per Click (PPC) é uma técnica para os proprietários de sites ganharem renda passiva com leitores clicando em banners de anúncios. A maneira mais comum de fazê-lo é através do Google AdSense.

    O Google AdSense é um dos métodos mais simples de ganhar dinheiro extra, pois não envolve muito trabalho. O proprietário do site só precisa colocar anúncios no blog ou site. Você também pode se candidatar para ser um parceiro do AdSense, mesmo que você tenha vários sites.

    Além disso, o Google oferece um amplo suporte para a configuração e os usuários são fornecidos com fóruns e tutoriais de clientes.

    As etapas a seguir mostram como monetizar um site usando o Google AdSense:

    ·         Em primeiro lugar, é importante ler Termos e Condições para garantir que seu site atenda aos seus critérios.

    ·         Em seguida, inscreva-se no AdSense e aguarde a aprovação.

    ·         Uma vez que sua conta seja aprovada, navegue até a Aparência e apenas incorpore o código Javascript em um widget.

    ·         Em seguida, você pode escolher colocar os widgets em qualquer lugar em seu site.

    Quanto devo investir em tráfego através de anúncios no Google?

    O Google Ads é uma das plataformas de geração de tráfego mais usadas, porque os anúncios aparecem na parte superior ou lateral do mecanismo de busca do Google ou sites parceiros.

    Uma das vantagens desta opção é que você pode optar por pagar somente quando os usuários clicam em seu anúncio.

    Além disso, a plataforma permite que testes de A/B sejam realizados com variações de chamada, palavra-chave, texto e chamada para ação. Dessa forma, identificar o que funciona e o que não funciona é mais fácil e claro.

    Os anúncios concorrem para aparecer no topo dos resultados de pesquisa e o escolhido é decidido pelo valor do lance e pela relevância do site.

    A plataforma também oferece um display com as principais métricas necessárias para avaliações e os anúncios podem ser direcionados por sexo, dispositivo de acesso, localização, entre outras opções.

    Anúncios no Facebook

    Os anúncios do Facebook permitem criar anúncios com fotos, textos e vídeos que serão exibidos no Facebook e levarão os usuários a visitar o site da sua empresa.

    Esta plataforma pode ser usada em conjunto com o Google Ads, já que acaba capturando um público diferente.

    Também permite uma alta segmentação na qual é possível definir a exibição dos anúncios com base em interesse, sexo, idade, status de relacionamento e profissão.

    Anúncios no Instagram

    Com o Instagram Ads, você pode exibir anúncios de vídeo, foto única ou carrossel de fotos, incluindo texto. Você também pode anunciar no Stories e no Instagram Shopping.

    A ferramenta está conectada com o Facebook e como são do mesmo grupo. Isso é ótimo porque você pode criar estratégias conjuntas para ambos os canais.

    Como uma das redes sociais mais utilizadas no mundo, a publicidade no Instagram é muito benéfica para muitos empreendedores.

    Você terá ferramentas incríveis de segmentação e análise, além de diversos recursos e formatos para atrair seu público!

    Anúncios no YouTube

    Se a sua empresa também produz conteúdo de vídeo, o YouTube Ads pode ser uma excelente ferramenta de anúncios.

    Atualmente, os usuários estão mudando seu hábito de consumo de dados e a maioria dos acessos online vêm de vídeos.

    Além disso, produzir conteúdo em vídeo é uma isca para atrair usuários para o seu site para vender conteúdo e cursos online, por exemplo.

    Anúncios no LinkedIn

    O LinkedIn é uma plataforma utilizada para conexões profissionais e geração de contatos entre empresas B2B. No entanto, se o seu público está no LinkedIn, nada o impede de anunciar na plataforma.

    É importante enfatizar que o clique através dos preços nesta plataforma geralmente é maior do que outras opções. Mas, se o seu público é altamente segmentado e pode ser convertido com essa ação, pode valer a pena investir nele.

    Análise de métricas para saber quanto devo investir em tráfego

    No relatório de tráfego web do Google Analytics, você pode determinar quais canais estão levando mais tráfego pago para o seu site. No exemplo acima, a pesquisa orgânica (resultados de mecanismos de busca) traz o maior número de visitantes.

    Você também pode visualizar mais detalhes selecionando a opção ‘Fonte/Meio’ em ‘Todo o tráfego’. Isso identificará a fonte exata do seu tráfego para um canal específico. Por exemplo, para pesquisa orgânica, ele também mostrará qual motor de busca gerou o maior tráfego.

    Esta ferramenta irá ajudá-lo a acompanhar seu progresso – especialmente se você ver uma queda no tráfego, você pode facilmente analisar o problema. Você pode descobrir quais páginas estão indo bem e as que precisam ser otimizadas. Seu objetivo é sempre tentar direcionar mais tráfego para o seu site.

    Concluindo, usando o Google Analytics, você pode determinar de onde seus leads e receitas estão vindo e entender o que está lhe dando o melhor ROI. Você também pode verificar quais páginas são ineficientes e removê-las ou otimizá-las.

    Se precisar de ajuda pra começar, não se preocupe! A Mobilizze pode desenvolver suas estratégias de marketing digital, além de planejar diversas estratégias para aumentar seu tráfego e elevar suas taxas de conversão. Estamos sempre disponíveis para você e seu negócio! 

    Cadastre-se conteúdos exclusivos!
    Compartilhe o post
    Vamos marcar um bate papo?
    Preencha os dados abaixo para agendarmos nossa conversa
    Marketing Digital alinhado à vendas

    Diagnóstico de marketing digital

    Para iniciarmos o diagnóstico precisamos de alguns dados.
    quanto devo investir em tráfego

    Obrigado pelo interesse em nosso diagnóstico!

    A partir dessas informações vamos
    fazer uma análise prévia sobre sua presença digital e lhe propor ações para o atual momento do seu negócio.

    Assim que finalizado seu diagnóstico, vamos entrar em contato para agendar uma reunião, ok?