Como a tecnologia pode atuar a favor do seu negócio?

Sumário
    Add a header to begin generating the table of contents

    Como gestor, saber administrar as ferramentas que estão ao seu alcance para aumentar a produtividade da sua equipe, a sua taxa de conversão de vendas e a sua projeção no mercado é essencial. Daí a importância de saber utilizar a tecnologia a favor do seu negócio: afinal, ela nada mais é do que mais uma ferramenta no seu arsenal.

    Falar aqui sobre a importância da tecnologia no dia a dia seria uma verdadeira perda de tempo: a sua importância se faz evidente pela quase onipresença em tudo o que fazemos, não é mesmo? Vamos passar então para uma abordagem mais prática…. A seguir você, gestor, confere 5 formas pelas quais a tecnologia pode ser tornar um verdadeiro diferencial competitivo para a sua empresa:

    1 – Maior eficiência na gestão financeira da sua empresa

    Grande parte das empresas que fecham as portas com menos de dois anos de funcionamento são forçadas a isso justamente por problemas de gestão financeira. Investir em uma boa ferramenta de controle de custos é essencial na hora de te ajudar a gerenciar as contas da sua empresa e a lidar com os imprevistos do dia a dia – que sempre aparecem.

    Um bom exemplo de ferramenta tecnológica para gestão financeira da sua empresa são os sistemas ERP, que permitem controlar em um só lugar – e à distância de um click – todas as movimentações da sua empresa: vendas, contas a pagar e a receber, contato com fornecedores, etc.

    Um gestão financeira tecnológica vai permitir que você tome as decisões mais acertadas para o seu negócio, tendo como base informações concretas e sempre atualizadas.


    2 – Burocracia em dia!

    Uma das grandes dificuldades na hora de abrir e manter uma empresa é a grande carga de trabalho burocrático inerente à gestão. E também aí, mais uma vez, a tecnologia vem ao apoio dos gestores de plantão!

    Um bom sistema informatizado vai permitir que a sua empresa se mantenha sempre em dia  com a burocracia, facilitando – e muito! – o serviço do seu departamento financeiro. Um ERP online, por exemplo, vai agilizar o processo de emissão de notas fiscais eletrônicas, garantindo rapidez no atendimento aos clientes e tranquilidade quanto aos tributos devidos.


    3 – Impacto positivo nas vendas

    A internet trás uma infinidade de recursos para aumentar as vendas da sua empresa. Pra começar a usufruir desses recursos, o primeiro passo é, certamente, definir de forma precisa a identidade da sua marca. Tenha clareza da imagem que você pretende transmitir aos seu público – e, igualmente, do público que você pretende atingir.

    Mantenha perfis ativos nas redes sociais de maior interesse para o seu público: Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn, etc. Eles são parte essencial de um novo modelo de Marketing, mais tecnológico: o Marketing Inbound ou de Atração. Ele parte de um princípio bastante simples, mas fundamental em qualquer relacionamento: é preciso oferecer algo de significativo, na hora de conquistar seus clientes.

    Por isso, invista em publicações nas redes sociais e blogs que sejam de real interesse para o seu público alvo, que permitam de fato acrescentar algo – indo além do marketing simplesmente focado no produto. E não hesite em empregar técnicas como SEO nessas publicações! Afinal, se bem empregadas, elas garantem um melhor posicionamento orgânico da sua página nos resultados de buscadores como Google, Yahoo e Bing.

    Outra possibilidade para aumentar a visibilidade da sua empresa – e consequentemente, as suas vendas – é investir em campanhas pagas, do tipo Google Adword ou mesmo Facebook Ads.

    É claro que ser visto é essencial, mas não é tudo: lembre-se de que é preciso converter os visitantes atraídos por essas publicações e anúncios em leads – isto é, em contatos com potencial real para venda. Uma boa forma de utilizar a tecnologia para aumentar a sua base de leads é oferecer promoções, e-books e ofertas diferenciadas em troca do preenchimento de um adastro.

    Utilize os dados coletados nesse cadastro na hora de programar suas campanhas de email marketing. Para cuidar e acompanhar seus leads até o processo de conclusão da compra, também aí a tecnologia está do seu lado!


    4 – Controle de estoques: tudo em um click!

    Os seus estoques representam uma parte importante do capital investido da sua empresa – e justamente por isso, possuem um importante papel estratégico na gestão da sua empresa. Ao utilizar um ERP online, a sua equipe de vendas tem acesso aos números atualizados dos itens disponíveis para a venda, evitando eventuais desencontros de informação que poderiam danificar a imagem da sua marca junto ao cliente.

    Os dados referentes à flutuação dos seus estoques podem ainda ser utilizados pela sua equipe de marketing, ajudando a identificar os produtos com maior demanda e aqueles produtos com menor saída, que merecem uma atenção especial – seja em promoção de vendas, divulgação, etc.

    Da mesma forma, esses dados fornecidos pelo programa de controle de estoque do ERP vão ajudar a sua equipe a medir a eficiência das campanhas de marketing e ações de divulgação postas em prática, permitindo à sua gestão um melhor direcionamento dos recursos dessa área. É novamente a tecnologia permitindo que a sua empresa obtenha os melhores resultados, pelo melhor custo-benefício!

     

    5 – Otimização do tempo da sua equipe

    A internet é hoje o recurso tecnológico de maior importância, sem dúvida alguma. Dentre as principais vantagens que ela proporciona para a sua equipe estão a possibilidade de otimizar o tempo e o trabalho de todos os integrantes, graças a uma maior facilidade e rapidez na comunicação.

    Um sistema ERP online, por exemplo, permite que cada departamento acesse as informações de que precisa, sempre atualizadas em tempo real. Além disso, um sistema de gerenciamento online vai permitir que você, gestor, acesse os dados da sua empresa de qualquer lugar do mundo, otimizando o seu tempo e agilizando o processo de tomada de decisões. É a tecnologia, novamente, como diferencial estratégico, permitindo que a sua empresa saia sempre na frente!

    Produzido por Gabriela Vitória, do Gestão Click

    Cadastre-se conteúdos exclusivos!
    Compartilhe o post
    Vamos marcar um bate papo?
    Preencha os dados abaixo para agendarmos nossa conversa
    Marketing Digital alinhado à vendas

    Diagnóstico de marketing digital

    Para iniciarmos o diagnóstico precisamos de alguns dados.

    Obrigado pelo interesse em nosso diagnóstico!

    A partir dessas informações vamos
    fazer uma análise prévia sobre sua presença digital e lhe propor ações para o atual momento do seu negócio.

    Assim que finalizado seu diagnóstico, vamos entrar em contato para agendar uma reunião, ok?