Há algumas semanas, abordamos aqui no blog como uma landing page (LP) pode atrair clientes para sua empresa. Explicamos também o porquê dos resultados gerados por landing pages serem inquestionáveis. Se você não leu o artigo ou não se lembra, a gente resgata a informação: organizações que lançam de 10 a 15 landing pages alcançam um aumento de 55% na quantidade de leads.
Dito isto, é preciso investir em landing page otimizadas e atrativas para os usuários. E há tantos elementos que uma página de conversão de alto nível pode ter, que acabamos tendo dúvidas na hora de criá-la. A questão é que, embora alguns elementos sejam essenciais, outros dependem dos objetivos da página. E não há nada pior que criar elementos desnecessários que desviem a atenção do visitante para o que importa: a conversão.
Exemplos de landing page
Quer jeito melhor de criar uma landing page otimizada do que ver exemplos de empresas que acertaram em cheio? Abaixo, separamos alguns ótimos exemplos. Lembre-se que alguns detalhes dependem do produto ou serviço ofertado e da intenção da empresa.
Wistia
Repare na LP do Wistia para o seu plano gratuito de hospedagem de vídeos. Na parte de cima da página você automaticamente olha para a barra em branco para criar sua conta. Você simplesmente digita seu e-mail e converte. A disposição do formulário elimina quase todos atrito para criar uma conta. Mas se o usuário ainda está em dúvida, pode rolar o scroll e ler respostas para perguntas mais frequentes dos usuários. Além disso, ao separar essas duas seções com contraste de cor gritante, a Wistia facilita o foco e concentração do usuário em apenas uma ação: a conversão.
IMPACTO
A faixa no canto superior esquerdo já lhe diz que o e-book foi atualizado recentemente. A parte de cima da Landing Page vem com algo bastante importante para o consumidor contemporâneo: uma prova social. O depoimento vem acompanhado de uma foto de um cliente sorrindo e sua profissão. Além disso, há o botão “mostre-me como atrair mais consumidores”, que ao ser clicado, leva direto para a parte de baixo da página: o formulário de conversão.
Páginas relacionadas:
Webprofits
Com apenas alguns truques, você pode fazer até mesmo a landing page mais longa parecer uma página simples e pequena. A Webprofits mostra como. No topo da página, há um campo com um formulário em destaque (com um ótimo contraste com o fundo), com apenas o primeiro passo: preenchimento do e-mail. Após colocar o e-mail, o resto do formulário aparece. Essa medida reduz o atrito do visitante com a página. Além disso, o resto da página oferece informações detalhadas sobre o que você vai receber ao fornecer seus dados pessoais. Ademais, a página tem CTAs estratégicos ao longo do texto para levar o usuário de volta ao topo, onde pode preencher o formulário e converter.
Velaro Live Chat
Às vezes os pequenos detalhes fazem a maior diferença. O símbolo de PDF sobre a imagem do e-book, por exemplo, é um recurso ótimo contemplar as expectativas sobre o formato do material de download. A plaquinha com uma seta embaixo do astronauta direciona nossa atenção para o formulário de conversão. Ademais, o fundo laranja do cabeçalho do formulário ajuda ainda mais a direcionar a atenção. Embora esses detalhes pequenos pareçam insignificantes, são eles que ajudarão a formar uma página sólida e eficaz.
Shopify
A página é simples, mas bastante otimizada para a conversão. O título é bastante orientado e objetivo: “Venda online com Shopify”. Atente também para os bullet points e não parágrafos inteiros com textos. Além disso, o único campo que você precisa preencher para começar é o e-mail. Tudo isso faz com que seja mais fácil para você chegar ao ponto em que a empresa quer: a criação de sua loja online. O ponto alto da página é que ela é responsiva e abre perfeitamente em qualquer dispositivo móvel.
Bônus: elementos básicos de exemplos landing page eficiente
- Call-to-action: pense bem nele, já que é o CTA que dá o comando para que o usuário realize a ação que você deseja na página.
- Proposta de valor: a LP deve mostrar claramente qual é o valor do material ofertado.
- Social proof: a aprovação de clientes valida o que você já diz sobre seu produto.
- Formulário simples: peça apenas o que é essencial para a conversão.
- Textos curtos e diretos: diga o que o usuário vai encontrar sem rodeios.
- Caixa: utilize um box ou linhas para envolver o conteúdo mais importante.
- Contraste: faça uso do contraste das cores para destacar uma área importante.
E aí? Conhece mais exemplos de landing page otimizados? Compartilhe com os leitores do blog!
Acesse também a página inicial da Mobilizze.