Marketing para clínica de estética: será que você precisa?

marketing para clínica de estética
Sumário
    Add a header to begin generating the table of contents

    Se você tem uma clínica de estética ou clínica de cirurgia plástica e ainda não utiliza o marketing digital a seu favor, saiba que está perdendo ótimas oportunidades. Afinal, um dos maiores objetivos do marketing para clínica de estética é atrair novos clientes para seu negócio. Isso, por sua vez, faz com que sua receita cresça consideravelmente.

    O marketing para as áreas da estética e medicina é de grande relevância para o cenário do mercado atual. Os gestores precisam buscar cada vez mais formas de destacar a empresa perante a concorrência, fora dos meios convencionais.

    Você quer saber mais sobre como o marketing para clínica de estética e clínica de cirurgia plástica pode alavancar o seu negócio? Quer dicas sobre como fazer isso da melhor forma possível? É só ficar por aqui até o final e conferir todo o conteúdo. Boa leitura!

    Quem é o paciente 4.0?

    O marketing para clínica de estética e clínica de cirurgia plástica é importante para os clientes tradicionais, mas é especialmente eficaz para os pacientes 4.0. Se você não faz ideia do que seja isso, fique tranquilo, pois iremos explicar agora.

    A constante evolução das mídias online gerou o surgimento do paciente 4.0. Ele nada mais é do que um cliente conectado ativamente ao mundo digital. Além da saúde, esse indivíduo prioriza uma experiência mais humanizada, personalizada e completa.

    Isso significa que o paciente 4.0 é muito mais exigente e tem uma consciência bem maior sobre informações médicas ou estéticas. Afinal, ele utiliza diariamente mecanismos de pesquisa para conhecer melhor os procedimentos e tratamentos. Assim, ele valoriza mais as clínicas que demonstram autoridade sobre os assuntos relacionados aos serviços oferecidos por elas.

    Dessa forma, é crucial que a clínica ofereça conteúdos relevantes e atuais com certa regularidade em seus canais digitais. Além disso, é preciso utilizar outros recursos de marketing para construir uma relação de confiança com o paciente 4.0.

    Quais são as vantagens do marketing para clínica de estética?

    Nos dias de hoje, pelas razões já mencionadas, é bem difícil um paciente chegar até sua clínica sem antes realizar pesquisas detalhadas. Isso vale tanto sobre a sua autoridade sobre o setor quanto sobre a sua qualidade de atendimento e informações sobre seus serviços oferecidos.

    Sendo assim, fica mais fácil entender os motivos pelos quais o marketing médico é tão necessário para sua clínica. As estratégias de marketing aumentam muito seu poder de atração e fidelização de clientes, além de melhorar sua imagem perante eles.

    Ainda não está convencido? Veja a seguir com mais detalhes 3 vantagens de ter marketing para clínica de estética e cirurgia plástica:

    Relacionamento mais estreito

    Um dos principais pontos avaliados pelo paciente 4.0 é certamente o atendimento. Ele quer ser atendido de forma pessoal, acolhedora, empática, informativa e prestativa. Além disso, eles querem se sentir mais próximos à clínica.

    O marketing digital lhe ajuda a fornecer um serviço de atendimento com todas as qualidades mencionadas, através dos melhores canais para isso. Para completar, ele promove mais interações pessoais nas diversas mídias digitais.

    Construção de autoridade

    O setor de sua clínica está diretamente relacionado à qualidade de vida, bem-estar e autoestima das pessoas. Por isso, é muito importante para elas que a sua marca esteja atrelada à excelência, segurança e eficiência.

    Para isso, você precisa caprichar nos conteúdos distribuídos nos blogs e nas estratégias de marketing digital em redes sociais, além de uma identidade visual original e poderosa. 

    Gerenciamento de redes sociais

    Milhões de pessoas acessam redes sociais a todo minuto de cada dia em praticamente qualquer lugar do mundo. É exatamente por isso que elas são tão fundamentais para o seu negócio. 

    O marketing para clínica de estética cuida dos detalhes relacionados às redes sociais para você. Você terá posts com conteúdo informativo e criativo, atualizações regulares, diálogo com seus seguidores e comentaristas, entre outras coisas. Esse engajamento é fundamental para sua marca.

    4 dicas de marketing para clínica de estética

    Agora que você já entendeu o porquê o marketing pode beneficiar as clínicas de estética e as clínicas de cirurgia plástica, está na hora de descobrir 4 dicas importantíssimas sobre como aplicar as estratégias. Confira:

    1- Crie a sua persona

    Antes de tudo, para atrair futuros clientes, você precisa saber quem eles são para construir um caminho bem estruturado até a sua marca. Por isso, é essencial criar uma persona. A persona nada mais é do que um perfil semi-fictício que agrupa uma série de características responsáveis por representar o seu cliente ideal. 

    Entre os fatores que precisam ser detalhados na construção da persona, estão: idade, classe social, sexo, localização, profissão, dores e objeções, necessidades e desejos, expectativas, hábitos na internet etc.

    2- Capriche no SEO

    Já falamos mais de uma vez sobre produzir conteúdos relevantes para atrair os usuários. Entretanto, é preciso frisar que é essencial utilizar SEO (Search Engine Optimization) em todos os conteúdos compartilhados pela sua empresa na internet.

    O SEO engloba o uso de palavras-chave significativas, otimização de posts, fatores EAT, assim como outros fatores importantes para elevar sua posição nos mecanismos de busca e na captura de leads em tráfego orgânico.

    3- Utilize as ferramentas e plataformas certas

    Felizmente, você pode encontrar uma série de ferramentas e plataformas digitais prontas para ajudar suas estratégias. Muitas delas já estão otimizadas para que até pessoas leigas consigam utilizá-las.

    Entre algumas das principais usadas por empreendedores, podemos citar: 

    • WordPress: você pode usá-lo para criar site ou blog, tendo as opções de editar, publicar e criar todo tipo de conteúdo. Existem versões gratuitas e pagas, com recursos variados;
    • RD Station: além de possuir um app para automatizar o marketing, ele também é uma ótima fonte de conteúdos e dicas sobre o assunto;
    • Google Analytics: ajuda a mensurar e monitorar métricas diversas;
    • SEMrush: serve para analisar o domínio, as palavras-chave e até seus concorrentes.

    4- Faça bom uso do tráfego pago

    O tráfego pago pode ser usado para alcançar um público mais amplo do que você poderia alcançar organicamente. Esse método refere-se aos usuários que chegam a um site, loja ou página por meio de anúncios em certas plataformas, como Instagram, Google, Facebook, entre outras.

    Ao contrário do tráfego orgânico, o tráfego pago, como o próprio nome diz, precisa de investimento para funcionar. As campanhas de publicidade paga normalmente têm um retorno mais rápido do que as campanhas orgânicas de otimização de mecanismos de pesquisa.

    A partir dele, é possível desenvolver anúncios que colocam o seu site no topo da página de resultados do mecanismo de pesquisa.

    Agora está convencido de que o marketing para clínica de estética e clínica de cirurgia plástica é necessário para seu crescimento nos dias de hoje? Pode parecer difícil manter tudo nos eixos, mas felizmente você tem ajuda.
    Não deixe de contar com empresas especializadas em resolver essas estratégias para você. Se quiser uma ajudinha de marketing médico e mais conteúdos relevantes sobre o assunto, pode contar com a Mobilizze! Estamos sempre disponíveis para você e seu negócio!

    Cadastre-se conteúdos exclusivos!
    Compartilhe o post
    Vamos marcar um bate papo?
    Preencha os dados abaixo para agendarmos nossa conversa
    Marketing Digital alinhado à vendas

    Diagnóstico de marketing digital

    Para iniciarmos o diagnóstico precisamos de alguns dados.
    marketing para clínica de estética

    Obrigado pelo interesse em nosso diagnóstico!

    A partir dessas informações vamos
    fazer uma análise prévia sobre sua presença digital e lhe propor ações para o atual momento do seu negócio.

    Assim que finalizado seu diagnóstico, vamos entrar em contato para agendar uma reunião, ok?