Os 5 pecados capitais de redes sociais para empresas pequenas

Sumário
    Add a header to begin generating the table of contents

    As redes sociais para empresas pequenas são excelentes alternativas para divulgar o negócio e fortalecer a marca com um custo relativamente baixo. Porém, antes de sair criando perfis nas diversas plataformas digitais, é preciso ter atenção a algumas questões para que o seu trabalho dê resultados.

    É certo que o sucesso vem após muitos testes e experimentações — uma rotina que faz parte do universo do marketing digital. Porém alguns erros se mostram bastante comuns entre os empresários e gestores e, por isso, podem e devem ser evitados na hora de montar uma estratégia online.

    Neste artigo, separamos cinco dos principais erros cometidos nas redes sociais para empresas pequenas. Não deixe de acompanhar os próximos parágrafos!

    1. Não fazer um planejamento

    Provavelmente, esse é o erro mais comum cometido pelas empresas. Muitos empresários e gestores acreditam que basta criar uma conta e publicar qualquer tipo de conteúdo em seus perfis para que tenha um trabalho de marketing. Mas não é por aí! É preciso elaborar um planejamento.

    Para ter um bom retorno em seu trabalho nas mídias sociais, é necessário traçar metas e objetivos, identificar o público que pretende alcançar, produzir conteúdo, criar calendário de publicação, dentre outras ações. A boa coordenação dessa estratégia é que garante o sucesso.

    2. Não fazer integração entre suas redes sociais

    Site, newsletter, blog, fan page no Facebook, perfil no Instagram, conta no Twitter, canal no YouTube… São vários meios de comunicação digital que podem ser usados por uma empresa, mas que acabam sendo trabalhadas individualmente e não de maneira integrada por seus gestores.

    Todos esses canais online possibilitam integração entre si. Dessa forma, é de grande importância que eles sejam trabalhados em conjunto, um complementando o outro.

    Integrando suas redes sociais, o alcance das suas campanhas será maior e as possibilidades para as suas ações de divulgação aumentarão consideravelmente.

    3. Não supervisionar e acompanhar a estratégia

    Não é qualquer conteúdo que pode ser publicado em seus perfis corporativos nas redes sociais. É preciso ter cuidado com o que será postado e, para que não saia nada errado, é preciso acompanhar de perto o material que irá para a internet. Todo cuidado é pouco e ajuda a evitar crises de imagem.

    Além disso, evite que erros de português e outros deslizes pequenos se tornem públicos. Instrua o responsável pelas redes sociais sobre esses aspectos e confira se tudo está correndo bem.

    4. Deixar o bom senso de lado

    Redes sociais são usadas para interação. Tenha sempre isso em mente. As pessoas querem expor suas ideias, compartilhar suas opiniões e interagir — tanto com outros usuários quanto com as marcas.

    Dentro desse processo, existem elogios e críticas. E nos dois casos é preciso ter bom senso, sobretudo quando se trata das interações negativas, que tendem a incomodar empresários e gestores.

    Xingamentos, grosserias e até mesmo a falta de resposta podem minar a credibilidade da empresa. Siga outro caminho e pense em fórmulas para cuidar da insatisfação do cliente e contornar a situação.

    5. Não contar com profissionais especializados

    Gerenciar perfis nas redes sociais não é uma tarefa fácil e exige atenção a uma série de questões: relacionamento com o público, produção gráfica, produção de texto, planejamento e estratégia, monitoramento, dentre outras ações. E esse trabalho fica ainda mais difícil quando se tem que gerenciar um negócio.

    Dessa forma, contar com o apoio de uma agência especializada em marketing digital pode ajudar a melhorar os seus resultados nas redes sociais, já que você terá o apoio de profissionais especializados no setor.

    Gostou deste artigo sobre os erros nas redes sociais para empresas pequenas? Então deixe um comentário para a gente, com as suas ideias e opiniões!

    Acesse também a página inicial da Mobilizze.

    Cadastre-se conteúdos exclusivos!
    Compartilhe o post

    Diagnóstico de marketing digital

    Para iniciarmos o diagnóstico precisamos de alguns dados.

    Obrigado pelo interesse em nosso diagnóstico!

    A partir dessas informações vamos
    fazer uma análise prévia sobre sua presença digital e lhe propor ações para o atual momento do seu negócio.

    Assim que finalizado seu diagnóstico, vamos entrar em contato para agendar uma reunião, ok?