Por que a análise de dados é uma parte importante do gerenciamento do seu negócio

Business inteligence
Sumário
    Add a header to begin generating the table of contents

    Introdução

    O mundo está cada vez mais digital e a abordagem tradicional de business intelligence (BI) não é mais suficiente. As organizações precisam adotar uma abordagem estratégica mais orientada por dados para acelerar o ritmo dos negócios e tomar decisões mais rápidas.

    O BI é uma abordagem estratégica para coletar e transformar dados em informações valiosas. Ele permite que análises mais detalhadas sejam feitas rapidamente, gerando insights sobre o que pode acontecer.

    O que é BI e o que ele faz?

    Podemos definir BI como o processo pelo qual as empresas podem entender seus dados, analisá-los e melhorar sua tomada de decisão graças a informações concretas.

    Segundo a definição do Gartner, “é um termo abrangente que inclui os aplicativos, infraestrutura, ferramentas e as melhores práticas que permitem o acesso e a análise de informações para melhorar e otimizar decisões e desempenho”.

    Com essa descrição, já fica claro que essa estratégia resolve um desafio e dúvida comum: como as empresas podem analisar dados de forma rápida para descobrir ações e ajustes que proporcionem uma vantagem competitiva?

    Por proporcionar esse resultado, é comum que o BI seja tratado como uma área de negócio, assim como o Financeiro, Marketing e RH também são. Em outros casos, cada uma dessas áreas conta com profissionais com o papel de usar as ferramentas certas para proporcionar essa camada de inteligência.

    Como entender dados complexos?

    Quer se inspirar em dois exemplos interessantes? A Netflix possui cases interessantes de BI. Ela teria levado sua análise de dados e preferências um pouco além do básico “recomendado para você” e criado uma série inteira baseada nessas informações.

    O que se especula é que Stranger Things, o grande hit que foi disponibilizado em julho de 2016, foi o resultado da percepção e análise de consumo dos usuários da Netflix, seus gostos e programas mais acessados para criar uma série que agradasse a um público realmente grande.

    Outro uso interessante foi feito pela loja de departamentos americana Macy’s. Com auxílio de um software para análise de dados, a empresa começou a processar milhares de terabytes de informação por dia.

    Ou seja, trabalhar com Business Intelligence pode até ser complexo, mas permite resultados expressivos para o seu negócio. E isso não acontece apenas em empresas grandes como as dos exemplos acima, mas nas de qualquer tamanho.

    O importante é analisar os dados que conseguir reunir para validar processos e otimizar ainda mais suas ações.

    Como melhor utilizar tecnologia a favor do seu marketing?

    O Marketing está no centro da máquina de aquisição de clientes e geração de receita. Isso representa um grande desafio para gestores e analistas de Marketing, que têm como missão gerar e demonstrar crescimento continuamente para seus negócios.

    Uma das grandes diferenças (e vantagens) do Marketing Digital em relação ao marketing tradicional é a possibilidade das suas ações serem mensuradas.

    Isso significa que você pode saber com precisão quais campanhas foram mais efetivas, qual caminho seus Leads percorrem antes de se tornarem clientes, quais conteúdos são mais interessantes para a persona da sua empresa e onde estão os gargalos da sua estratégia de vendas.

    Tudo isso vem em forma de dados, que precisam ser analisados e transformados em insights para poderem ser utilizados como inteligência competitiva. Ou seja, precisamos transformar os dados crus que diversas plataformas e ferramentas nos fornecem, trabalhá-los até que se tornem informações relevantes e depois insights, para então utilizá-los para melhorar sua estratégias.

    Essa evolução acontece sem mágica, mas com disciplina no acompanhamento dos dados usando Business Intelligence, com planejamento e implementando melhorias contínuas e incrementais, tendo como base os dados gerados pela sua operação.

    Conclusão

    Tudo o que apresentamos aqui é apenas uma amostra do potencial de impacto que o Business Intelligence pode trazer para uma empresa. É uma evidência clara dos benefícios que processos bem definidos e o cuidado com o armazenamento dos dados podem trazer.

    Os resultados conquistados só são possíveis por dois principais fatores: dados e pessoas. Os dados limpos são fundamentais para basear as nossas decisões. E pessoas de todas as áreas da empresa são as grandes responsáveis por isso ao estarem atentas aos processos.

    Os resultados demonstrados no case acima foram somente para a área de RH, mas, como dissemos ao longo de todo o post, as possibilidades de aplicação de inteligência de negócio são para todas as áreas da empresa. Imagine se saíssemos de análises dentro de cada área, passando a ter de forma fácil a centralização dos dados para cruzar as informações de todos os setores da empresa.

    Qual a vantagem competitiva e o impacto que isso poderia gerar para o negócio? O que realmente significa BI ou Business Intelligence? Para que sua empresa deixe de ter os famosos relatórios de gavetas e comece a ter informações verdadeiramente relevantes, sendo capaz de responder:

    • Quais são as causas de determinado comportamento?
    • O que fazer para alcançar as metas?
    • Quais são os atuais problemas e oportunidades?
    • Dado o passado recente, o que vai acontecer?

    Faça sua empresa evoluir, tornando-a cada vez mais data-driven. Peter Drucker, considerado como o pai da administração moderna, já dizia: “O que não se pode medir, não dá para gerenciar.” E 60 anos depois a gente pode complementar: “Você não pode gerenciar se não for data-driven. Você não pode ser data-driven se não tiver dados confiáveis.”

    Cadastre-se conteúdos exclusivos!
    Compartilhe o post
    Vamos marcar um bate papo?
    Preencha os dados abaixo para agendarmos nossa conversa
    Marketing Digital alinhado à vendas

    Diagnóstico de marketing digital

    Para iniciarmos o diagnóstico precisamos de alguns dados.
    inteligência de negócios

    Obrigado pelo interesse em nosso diagnóstico!

    A partir dessas informações vamos
    fazer uma análise prévia sobre sua presença digital e lhe propor ações para o atual momento do seu negócio.

    Assim que finalizado seu diagnóstico, vamos entrar em contato para agendar uma reunião, ok?