Presença digital da empresa: por que é importante e como avaliar?

Sumário
    Add a header to begin generating the table of contents

    Diariamente milhares de pessoas utilizam a internet como fonte de informação e de consumo. As marcas já não podem mais menosprezar o potencial que o marketing digital oferece para gerar negócios.

    Por essa razão, a maioria das empresas já começou a investir na criação de uma presença digital. Quer saber o que significa isso? Continue a leitura!

    Mas afinal, o que significa presença digital?

    Muitas empresas se enganam ao pensar que a presença digital se resume em apenas estar no universo online. Essa apresentação na internet deve ser acompanhada de uma estratégia. Ou seja, a presença digital consiste em um conjunto de táticas para posicionar uma marca de maneira positiva na rede.

    Por que ter uma presença digital é importante para o negócio?

    Basicamente se o seu negócio ainda não está na internet, ele não existe para os consumidores. As pessoas pesquisam o tempo todo sobre diversos produtos e serviços e se a sua marca não estiver lá, elas vão interagir com a concorrência.

    Outra vantagem em estar na rede de maneira estratégica é a oportunidade de acompanhar de perto as menções relacionadas à empresa. Nos dias de hoje, ainda que uma marca não esteja no ambiente digital, as pessoas falam sobre ela naturalmente na rede.

    Por esse motivo, estar presente no universo virtual é fundamental não só para contornar críticas, mas também para identificar possíveis parceiros e obter insights que contribuem no aprimoramento do negócio de forma geral.

    Como otimizar a presença digital da minha empresa?

    Ficou claro que não é possível separar mais a internet do comportamento dos consumidores, não é mesmo? Sendo assim, é melhor que o seu negócio se adapte o quanto antes. Apresentamos a seguir, as principais dicas para otimizar sua presença no ambiente digital.

    Priorize a experiência do usuário

    Seja qual for o ponto de contato com o público é fundamental que ele tenha uma experiência positiva com a sua marca. Por isso, crie um site responsivo, que se adapta facilmente à tela de qualquer dispositivo. Desse modo, a qualidade das informações transmitidas não será prejudicada e o usuário terá uma experiência agradável.

    Produza conteúdo relevante

    O marketing de conteúdo está se popularizando cada vez mais entre as marcas. Criar conteúdo de qualidade é uma excelente estratégia para se posicionar e ganhar autoridade no ambiente digital. Assim, cada vez mais pessoas vão se conectar com a sua marca e, no momento da decisão de compra, elas vão priorizar a empresa que se relaciona com elas frequentemente.

    Criar uma persona é essencial para produzir conteúdo de qualidade. Ao entrevistar alguns clientes, é possível conhecer mais sobre o perfil do seu comprador ideal. Dessa forma, o conteúdo terá o propósito de ajudar a persona a resolver suas principais dores.

    Interaja com o seu público

    Outra forma de otimizar a presença digital de uma marca é utilizar as redes sociais como canais de relacionamento com o público. Além de produzir um conteúdo diversificado, que não esteja focado apenas em divulgar os produtos e serviços, é preciso interagir com as pessoas.

    Potencialize o alcance da sua marca

    As estratégias conhecidas como SEO, que são aplicadas com objetivo de melhorar o posicionamento de uma página no Google, são muito eficientes. No entanto, para atingir um alto volume de tráfego, é preciso ter paciência, pois os resultados aparecem em longo prazo. Para maximizar o alcance de forma mais rápida, é preciso investir em mídia online, no Google AdWords.

    Além do mais, a concorrência entre as empresas nas redes sociais está muito acirrada e os anúncios são excelentes formas de destacar um conteúdo na internet. No Facebook Ads, por exemplo, é possível ampliar consideravelmente o alcance de uma marca.

    Como avaliar a força de uma presença digital?

    A mensuração de resultados deve ser constante, por isso, é preciso analisar o volume de visitantes do site, o engajamento gerado nas redes sociais, a qualidade dos leads gerados, dentre outros elementos.

    Para manter uma presença competitiva na internet é de suma importância estar atento a todos os aspectos mencionados neste artigo. Afinal, uma presença digital estratégica reúne a aplicação de todas essas ações.

    Gostou do conteúdo? Então compartilhe com os seus amigos nas suas redes sociais!

    Acesse também a página inicial da Mobilizze – Agência de Marketing Digital em Brasília

    Cadastre-se conteúdos exclusivos!
    Compartilhe o post
    Vamos marcar um bate papo?
    Preencha os dados abaixo para agendarmos nossa conversa
    Marketing Digital alinhado à vendas

    Diagnóstico de marketing digital

    Para iniciarmos o diagnóstico precisamos de alguns dados.

    Obrigado pelo interesse em nosso diagnóstico!

    A partir dessas informações vamos
    fazer uma análise prévia sobre sua presença digital e lhe propor ações para o atual momento do seu negócio.

    Assim que finalizado seu diagnóstico, vamos entrar em contato para agendar uma reunião, ok?