Se antes a publicidade tradicional era a base para trabalhar a comunicação e a imagem das empresas, agora a aposta é a produção de conteúdo relevante para atrair as pessoas, conquistar sua confiança e estabelecer um bom relacionamento. A isso chamamos de estratégia de inbound marketing, um conceito do marketing digital baseado em três pilares: search engine optimization (SEO), marketing de conteúdo e estratégia para mídias sociais.
O ponto limitador do inbound é apenas a criatividade de quem desenvolve a comunicação corporativa. Com isso, tanto as marcas pequenas quanto as gigantes multinacionais conseguem trabalhar sua imagem, produtos e serviços por meio de publicações em blogs, materiais ricos (infográficos, e-books e whitepapers), webinars, podcasts, e-mail marketing, fóruns online, dentre outras estratégias.
Confira, a seguir, 5 razões para você contar com uma estratégia de inbound marketing!
1. É uma estratégia mensurável
Um dos grandes desafios da comunicação e marketing é conseguir demonstrar o retorno de investimento nas ações de divulgação. As estratégias tradicionais não contam com ferramentas confiáveis para gerar esses dados. Porém, as plataformas online possuem sistemas precisos que permitem mensurar cada ação realizada.
As métricas de inbound marketing, por exemplo, conseguem gerar informações sobre quantas pessoas visualizaram uma postagem, assistiram a um vídeo, abriram um e-mail ou clicaram em uma propaganda. Esses dados, além de justificar o investimento feito, também ajudam a melhorar as estratégias online.
2. Atrai consumidores por meio de conteúdo relevante
Por ser uma estratégia baseada em conteúdo, o inbound marketing exige bastante atenção e qualidade nos materiais produzidos. Em vez de lançar uma propaganda aos seus possíveis clientes, esse mecanismo auxilia as pessoas a identificarem um problema e, assim, contribuir para a sua solução.
Páginas relacionadas:
Dessa forma, as empresas conseguem atrair, cativar e fidelizar consumidores ao oferecer conteúdos que, de alguma forma, possam acrescentar algo em suas rotinas. Além disso, os materiais ricos de qualidade é compartilhado com mais facilidade, o que aumenta o alcance da marca na internet.
3. Gera autoridade de mercado
A divulgação de conteúdo de qualidade não serve apenas para atrair e cativar seus clientes, mas também para trabalhar a marca da empresa no mercado. Afinal, quando você trabalha materiais que ofereçam soluções para as pessoas, também está mostrando que a sua companhia entende daquele assunto.
Isso gera confiança nas pessoas, o que facilita os processos de venda e fidelização de consumidores. Mas para que se torne uma autoridade é preciso ter uma estratégia de inbound marketing sólida e com divulgação de material constante.
4. Tem um excelente custo-benefício
Nem todas as empresas têm capital suficiente para criar arte e imprimir panfletos, cartazes e outdoors, assim como investir em propaganda em rádios, emissoras de TV, jornais e revistas. Em contrapartida, a comunicação digital é bem mais barata e acessível.
Assim, qualquer marca tem a oportunidade de desenvolver uma estratégia eficiente e abrangente sem que precise fazer grandes aportes financeiros. Só para ter uma ideia, é possível impulsionar publicações ou anúncios no Facebook com quantias baixas — ou seja, basta adaptar o orçamento de comunicação à sua realidade.
5. Foca no seu público-alvo
Muitas empresas se concentram em vender para todo mundo e, com isso, dedicam muito esforço para ter um resultado abaixo do esperado. Isso acontece porque nem todas as pessoas estão dispostas a contar com seus produtos ou serviços. Nesse caso, é preciso buscar o seu público-alvo para melhorar as vendas.
O inbound marketing permite que a sua empresa seja encontrada por aquelas pessoas que realmente podem vir a negociar com você. A atração de clientes e conversão de leads acontece por meio de conteúdos específicos e relacionados ao seu negócio, assim, chegam até a sua empresa quem realmente se interessou por você.
Gostou deste artigo sobre as vantagens de se contar com uma estratégia de inbound marketing? Então compartilhe este texto com seus amigos nas redes sociais!