Hoje em dia já não é possível falar sobre o crescimento de uma marca sem mencionar as estratégias de marketing digital mais importantes.
Entre elas, certamente aquelas que envolvem as redes sociais merecem um tratamento à parte.
De fato, se antes um negócio podia abrir as portas e ficar contando apenas com o boca a boca e a indicação que as pessoas faziam pessoalmente, hoje a esfera digital engoliu boa parte do universo das compras, substituindo esses recursos antigos.
Lembrando que a psicologia das pessoas e dos seus compradores em potencial continua sendo a mesma, como no próprio exemplo de contar com a indicação dos outros.
Entretanto, isso mudou de figura, e agora é a função de “compartilhar”, dentro das redes sociais.
Outro exemplo claro é o da famosa viralização, que é quando uma empresa de plano de manutenção de ar condicionado cria uma campanha tão criativa que ela simplesmente é compartilhada por uma multidão de gente, atingindo um público bem maior.
Páginas relacionadas:
No fundo, o que está por trás disso tudo são gatilhos psicológicos tão antigos quanto a existência do marketing, seja ele online ou offline.
Porém, as marcas precisam aprender a fazer a digitalização do seu negócio e vestir a máscara da inovação.
Tanto que as maiores empresas do mundo também têm aderido cada vez mais a essa realidade, marcando presença nas redes sociais e mudando sua linguagem, como modo de atingir as novas gerações de consumidores.
Alguns podem achar que para isso basta criar uma conta ou perfil em cada plataforma, mas infelizmente não é assim que funciona. O marketing digital é bastante democrático nesse sentido, pois qualquer um pode começar nele sem pôr a mão no bolso.
Tanto que a maioria dos sites de mídia social é gratuita, permitindo que você crie seu login e comece a postar no mesmo dia. Tudo isso sem ser obrigado a pagar para aparecer, e ainda podendo contar com o crescimento orgânico.
Por outro lado, uma empresa de construção de lojas comerciais que deseja realmente fazer algo sério, sólido e sustentável, vai precisar reservar algum orçamento para sua frente digital, crescendo de modo orgânico e impulsionado ao mesmo tempo.
Daí é que começam a surgir os desafios, em uma altura em que simplesmente ter acesso às plataformas já não é o suficiente.
Afinal, destacar-se no meio da multidão de marcas que aparecem ali, é algo que se torna cada dia mais difícil.
Outro exemplo da revolução que as redes sociais trazem nós encontramos no caso dos influenciadores digitais. São pessoas que contam apenas com seu celular, para criar posts que viralizam e que atraem uma multidão de compradores.
Esses influenciadores podem vender apenas o seu tráfego, expondo produtos e serviços que pagam por isso. Ou podem angariar o maior número possível de seguidores para venderem seus próprios produtos, sejam físicos ou digitais.
No fundo, o que toda marca que deseja se destacar precisa fazer é se tornar uma espécie de influenciadora, conseguindo com isso afastar sua concorrência, firmar o seu nome e atrair aquele público-alvo realmente engajado.
Sendo assim, se estamos falando de uma firma de limpeza predial, ela precisa pensar em seu próprio nicho ou segmento de mercado, em vez de cair nas abstrações vagas e perder a chance de fazer algo realmente assertivo.
Esse é um dos grandes segredos que muitas empresas acabam ignorando, o que geralmente faz com que a maioria perca tempo e dinheiro com as redes sociais, depois se arrependendo e culpando o marketing digital por isso.
Por esta razão é que se tornou tão importante entender a fundo como aplicar as estratégias de marketing digital em suas redes sociais, do modo como o assunto é abordado neste conteúdo, desenvolvido de modo especial para isso.
Assim é possível desfazer várias confusões a respeito, indicando um caminho seguro e um passo a passo que qualquer empresário ou gestor de marketing pode seguir realmente, sem aquele medo terrível de se arrepender no futuro.
Um dos modos principais de conseguir isso é trazendo exemplos realmente didáticos, como quando falamos de segmentos e nichos de mercado realmente existentes, ilustrando as estratégias de um modo bastante prático.
Tanto que um dos pontos mais promissores disso tudo é justamente o fato de que hoje as redes sociais evoluíram tanto, que já podem ajudar qualquer tipo de empresa, sejam as que vendem piso elevado de ardosia no varejo ou as grandes indústrias.
Basta que a empresa queira crescer e esteja disposta a aprender. Desta maneira, se o seu interesse enquanto leitor, empresário ou gestor é mergulhar de cabeça nas dicas certas sobre mídias sociais, então é só continuar a leitura até o fim.
Engajamento: o que é isso?
No fundo, todas as dicas que vamos dar aqui giram em torno de uma palavrinha mágica, que é a do famoso “engajamento”, que muitos repetem, mas poucos entendem.
Na verdade, ela tem um inimigo considerável que é o das métricas de vaidade, ou seja, quando uma marca começa a considerar seu desempenho digital com base em curtidas, comentários, compartilhamentos e demais indicadores.
Portanto, nada disso garante que uma empresa vá ter bons resultados no fim do mês, ou que ela seja capaz de transformar seu bom posicionamento em receita e lucro.
Por isso, é fundamental detalhar como as marcas podem utilizar estratégias de marketing direcionadas para engajar ainda mais os seus consumidores. Sendo que uma das principais é a do marketing de conteúdo, que cria uma conexão real com o público.
Por meio dele, um salão especializado em loiros consegue o real engajamento, que é o de um público que gosta do que você publica e que, na hora de comprar algo do seu segmento, com certeza vai lembrar de você.
Nas redes sociais o marketing de conteúdo pode ser aplicado de diversas formas, tais como:
- Textos;
- E-books;
- Lives;
- Carrosséis;
- Stories;
- Vídeos.
Enfim, são modalidades ou formatos diferentes que ainda contribuem para uma diversificação maior na hora de criar campanhas e fazer ações publicitárias.
Lembrando que todas elas precisam ser pensadas em termos de marketing de conteúdo. Ou seja, como algo que realmente seja original, gratuito e capaz de agregar valor à vida das pessoas, para que elas se relacionem com a sua marca.
Isso já cria um diferencial tremendo, pois hoje muita gente fica encantada com o potencial das mídias sociais e corre para elas, mas se esquecendo de que se o cliente não for colocado em primeiro lugar, os anúncios podem não ser o suficiente.
Chame a atenção do jeito certo
Além do marketing de conteúdo, que é uma das estratégias mais diferenciadas do mundo todo quando o assunto é engajamento real, também há uma série de recursos mais simples que podem ajudar igualmente nesse esforço.
O principal é o dos próprios anúncios, que citamos acima como algo que não pode ser exclusivo. Isso não quer dizer que você não deve fazê-los, mas apenas que a qualidade do conteúdo precisa vir antes.
Depois, uma firma de serviço de limpeza terceirizado pode e precisa começar a impulsionar os seus conteúdos, por meio de anúncios, patrocínios e maneiras de pagar para que seus posts atinjam muito mais gente.
Outra dica de ouro para isso é fazer ações criativas, como sorteios. Assim, você pede que cada seguidor seu marque 4 ou 5 pessoas para poder participar, e com isso seu alcance vai crescendo cada vez mais.
Lembre-se, apenas, de fazer um sorteio justo, tanto na hora de definir o que será dado, quanto em termos de premiação idônea de alguém real.
Crie sua própria comunidade
Se existe algo em que as redes sociais realmente podem fortalecer uma marca, é na criação de grupos de gente interessada pelas mesmas coisas.
Nas plataformas de mídias sociais isso é o que se convencionou chamar de comunidade, que é uma sala ou grupo reservado em que cada participante pode fazer suas postagens, dividir sua experiência e reforçar o senso de pertencimento.
Na prática, é como alguém da área de sindicância profissional, só que no caso de uma marca o que ocorre é que o esforço acaba reforçando a importância da empresa.
Como ela é quem dá os meios pelos quais seus clientes e seguidores vão se expressar, isso também favorece as pesquisas de mercado e compreensão sobre as expectativas do público-alvo.
Os benefícios e as vantagens
Por fim, é importante mencionar que os benefícios que as redes sociais trazem ao marketing digital são inúmeros.
O principal é o fato de dar um rosto a uma empresa que vende divisória industrial, tornando-se assim mais acessível e descolada, como já vimos.
Mas, também temos a questão do custo-benefício e do crescimento orgânico, como algo bem mais vantajoso do que qualquer estratégia antiga.
Considerações finais
Sendo assim, falar sobre como aplicar as estratégias de marketing digital em suas redes sociais é hoje algo realmente promissor e indispensável.
Acima detalhamos por que isso deve ser feito, qual o papel do engajamento e do marketing de conteúdo, além de dar dicas práticas e conselhos valiosos.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.