Se você ainda está arranjando desculpas para não investir nessa nova proposta, chegou a hora de parar. Nós vamos te mostrar o que você está perdendo ao não investir em inbound marketing. Grande parte desses motivos para não apostar no novo marketing é inconsistente e está fazendo sua empresa perder dinheiro. O medo de destinar recursos a um projeto que provavelmente não vai trazer resultado imediato, mas apenas em médio e longo prazos, certamente é um deles, não é mesmo?
Gestores temem que o capital aplicado seja jogado fora e que os resultados nunca apareçam. Não pense como custo, mas como um investimento capaz de potencializar os resultados da sua estratégia de marketing. Primeira página nas buscas orgânicas do Google, diálogo com o público e aumento da base de leads qualificados são apenas alguns dos resultados. Confira!
O prejuízo de não investir em inbound marketing
Caso você pense que não investindo em inbound marketing sua empresa vai apenas deixar de ganhar, está muito enganado. Na verdade, enquanto você não investe no inbound, seu negócio estará perdendo. Para se ter uma ideia do quanto, 93% dos processos de compra começam com uma busca online.
“Ah, mas eu tenho um site institucional!”. Não basta: cerca de 80% dos usuários acham melhor procurar informações sobre um serviço ou produto em artigos educativos e gratuitos (ou seja, em blogs) do que em um anúncio publicitário. Sabendo disso, será que realmente vale a pena continuar insistindo em ações de baixo investimento, mas que quase não impactam no seu faturamento?
Lembre-se de que, na nova realidade do comportamento de consumo moderno, as pessoas estão mais ativas na hora da compra. Uma prova disso é que 94% dos links clicados são resultados orgânicos, e não pagos.
Isso significa que investir apenas em links patrocinados não vai resolver os problemas da sua empresa. É preciso pensar em estratégias de inbound que contemplem SEO, AdWords, conteúdo, redes sociais e por aí vai.
Páginas relacionadas:
Consequências negativas para a marca
Sem visibilidade no meio digital, sua marca tende a perder clientes em potencial. Plataformas lentas, sem responsividade ou otimização e com conteúdo desatualizado não dão motivos para que os usuários confiem nos seus produtos ou serviços.
Além disso, mesmo que os usuários busquem por palavras relacionadas ao seu mercado, eles não encontrarão sua empresa nos sites de busca. Como resultado, ela perde mercado frente aos seus concorrentes, já que muitos deles perceberam a importância do inbound para os negócios e estão trabalhando em suas estratégias. A desconfiança em relação a essa metodologia de divulgação e venda faz com que você perca vantagem e possíveis clientes.
Impacto nas receitas
Sem uma estratégia digital consistente, seu negócio não consegue gerar leads qualificados e, por isso, não vende o que poderia. A jornada de compra torna-se complicada, você não identifica em que etapa do funil seus leads estão e, como consequência, perde grande parte deles pelo caminho.
Esses pontos impactam na receita diretamente, já que muitas ações acabam sendo completamente ineficazes e drenando o investimento em marketing. Ainda não está convencido? E se dissermos que o custo por lead gerado no inbound marketing é 62% menor do que o marketing tradicional?
Benefícios do inbound marketing para a marca
Diferentemente dos modelos tradicionais de marketing, o inbound permite um acompanhamento eficaz dos resultados de cada ação de comunicação, o que leva à melhoria contínua dos processos, otimização dos recursos aplicados, trabalhos mais focados e aumento no número de vendas.
Imagine um anúncio veiculado na televisão ou no jornal. Você pode ter uma ideia média de quantas pessoas foram impactadas ao analisar a audiência ou número de assinantes, mas não terá a certeza de que todos tiveram acesso aos seus materiais de divulgação.
Por outro lado, o inbound marketing conta com uma série de métricas capazes de avaliar com precisão diversos aspectos de uma campanha. Cliques em um e-mail, número de reações, custo de aquisição de clientes, quantidade de acessos no site, dentre vários outros dados, podem ser medidos.
Essa quantidade de informações permite uma tomada de decisão mais segura por parte da sua equipe de marketing e vendedores. Assim, é possível criar campanhas mais eficientes, solucionar gargalos de produção, reduzir custos de investimentos e aumentar o volume de vendas.
Alcance de público
Conforme já mostramos neste artigo, o perfil de consumo das pessoas mudou com a internet, e as empresas precisam se adaptar a essa nova realidade. Desenvolver ações para site institucional, blog e mídias digitais, além de aplicar técnicas de SEO e SEM, são táticas vitais para alcançar novos clientes.
O inbound marketing permite a criação e a otimização de estratégias que coloquem a sua marca nos canais em que o seu público-alvo esteja. Ele também estabelece um modelo de relacionamento com eles, o que favorece os processos de atração, captação, convencimento e fidelização de consumidores.
Além disso, é possível alcançar as pessoas de maneira mais eficientes do que com a comunicação tradicional. Você já percebeu como anúncios em rádios, TVs e impressos são impostos sem que as pessoas possam dizer se querem ou não ter acesso a eles? No inbound, esse processo acontece de maneira diferente.
Os clientes em potencial buscam pelos conteúdos produzidos pela sua empresa e, posteriormente, fornecem dados para. Assim, além de receber novos materiais, eles permitem que a sua equipe se relacione com eles. Dessa forma, cria-se uma conversa baseada em permissões e interesses.
Eficiência com menor custo
Por fim, o novo marketing conta com um custo de aquisição de clientes menor do que no marketing tradicional. Anúncios em rádios, emissoras de TV, jornais e revistas impressos, assim como produção de outdoors, busdoors, panfletos e flyers têm custo muito elevado, o que onera a comunicação empresarial.
Apesar de exigirem tempo para gerar resultados, as ações online são mais baratas, com maior alcance e melhor mensuração de resultados. Elas podem ser feitas por meio de links patrocinados, anúncios em banners e impulsionamento de publicações em redes sociais, por exemplo. Assim, novos clientes e negócios acontecem com um valor mais em conta.
Fica evidente que, com as ferramentas certas de inbound e o alinhamento da área comercial com o departamento de marketing, a conquista de clientes é mais rentável e eficiente.
Gostou de saber por que investir em inbound marketing? Curta agora a nossa página no Facebook e tenha acesso a outros conteúdos relevantes!